sábado, 6 de dezembro de 2014

Ultrapassagem pela direita, a sujeira e a dura realidade

Olha só porque não dá certo misturar pilotagem esportiva com trânsito:


O cara teve sorte de não ter sido quebrado ou cortado ao meio pelo guard-rail.

É, às vezes acontece. Extremamente desagradável.


Esse cara aí só quebrou a perna, saiu barato, porque poderia ter quebrado a coluna ou o pescoço — ou seja, ia passar a pilotar cadeira de rodas ou viajar de passageiro no carrinho do IML. 

Quando você tiver que tomar uma decisão, tome uma decisão acertada — porque poderá ser a última de sua vida.


Nunca se esqueça de que a adrenalina é péssima conselheira. Um erro de avaliação como esse do vídeo, em alta velocidade, na maior parte das vezes é fatal.


Ir para o lado sujo da pista, onde tem poeira acumulada justamente porque ninguém passa por ali, é a pior decisão. 


Poeira diminui o atrito de um pneu que já está no limite da aderência para aquela curva naquela velocidade.


Você viu no vídeo sobre pneus lisos como uma mísera areiazinha derruba a moto fácil, fácil.

E o motorista não imagina que alguém irá desrespeitar a lei de trânsito fazendo uma ultrapassagem proibida e arriscada que só um doido faria — ao ouvir o ronco da moto crescendo bem perto, a reação instintiva do motorista é dar passagem, e até ele perceber que a moto estava no local proibido, já era.

Primeiro de tudo, pilote em velocidade compatível com o trânsito na rodovia — só isso já melhora enormemente sua chance de sobrevivência.


Caso seja surpreendido por um veículo mais lento em uma curva sem visão, endireite a moto e freie tudo que puder, e então se incline de novo para continuar a curva, agora em menor velocidade.


Essa é uma manobra que só dará certo se a diferença de velocidade entre você e o carro na sua frente não for muito grande.


É por isso que você nunca pode começar uma curva achando que não haverá nada lá do outro lado.


Porque se houver, você estará vendido e pendurado no bico do corvo.


Um abraço,


Jeff

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