terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Misturei óleo mineral com sintético, e agora?

Tenho uma Bros 150 ano 2012, e não sabia dessa que não podia alternar entre óleo mineral e óleo sintético, e uma vez depois de usar sempre o mineral (mobil), coloquei um óleo sintético (também mobil).

O que devo fazer agora, apelar pra sorte (não fazer nada) ou mandar verificar o motor? 

Confesso que até agora não percebi diferença visível, às vezes acho que o motor tá mais quente que o normal, mas daí penso que é por conta do uso mais puxado (mais uso da marcha lenta por exemplo). 
(...)

Respondendo ao leitor Alexandre Francisco:

Não sei há quanto tempo você fez isso, mas sua mensagem dá a entender que já faz algum tempo. 

A única solução de baixo custo é jogar fora esse óleo e colocar mais uma carga do mesmo tipo de óleo (no caso, sintético) e torcer para que essa nova carga lave aquela gosma que eventualmente se formou lá dentro do motor.

Quanto mais tempo deixar passar, mais gosma irá se formar.

Para ter certeza de que ainda está chegando uma quantidade normal de óleo até o cabeçote, ligue o motor e abra rapidamente esse parafuso aí do lado na tampa do cabeçote. 

Cuidado, deverá sair um jato de óleo quente com um pouco de pressão. 

Se sair só uma quantidade choramingada de óleo, melhor abrir o motor e desobstruir as galerias antes que o motor venha a fundir.

Troque ideia com um mecânico antes de botar a mão na massa, ver a moto funcionando permite um diagnóstico melhor.

Sobre a impressão de o motor estar trabalhando mais quente:

Um conhecido aqui na rua ficou muito mais satisfeito com a moto dele que usava 10W-30 e depois passou a usar o óleo 20W-50. 

Passar a usar um óleo de menor viscosidade gera esse sintoma de maior temperatura. 

Quando a viscosidade não é adequada, o motor trabalha com mais atrito interno e gera mais calor. 

Não há problema em continuar a usar óleo sintético se ele for 20W-50 — o problema está em diminuir a viscosidade, como fez a honda.

O fabricante tem compromisso de atender a legislação e às normas de emissões e economia; e os clientes têm direito a não serem prejudicados no processo.

No meu entender, não conseguiram conciliar isso de maneira favorável aos clientes.


Para minimizar esse efeito de maior temperatura, rode sempre com a quantidade máxima de óleo, ou seja, meça corretamente exatamente conforme o manual, SEM PARAFUSAR A VARETA, e complete até chegar na marca de nível máximo da vareta/visor. 

Não se descuide do nível, reponha o óleo consumido com mais frequência, porque o óleo menos viscoso vaza mais fácil entre os anéis e vai embora sem dizer adeus. 

Ele não vira fumaça porque o catalisador está lá fazendo a função dele, então você nem percebe o consumo anormal se não verificar pela vareta/visor.


Se quiser voltar a usar óleo mineral, lave o cárter com o novo tipo de óleo para evitar a mistura.


Novidades:

(...) Vou incomodar mais um pouco, porque fiquei com algumas dúvidas: 

Essa nova carga de óleo sintético, eu devo me livrar dela com alguns quilômetros rodados, ou deixo completar o período de troca normal? e depois dessa carga terei que continuar usando sempre óleo sintético? 

A propósito: coloquei esse óleo sintético no começo do mês de outubro, e em novembro, na troca, coloquei novamente óleo mineral (sempre na viscosidade 20W-50), acho que nesse intervalo (pra piorar ainda mais) cheguei até a completar o sintético com óleo mineral. (...)

Tudo o que foi dito, foi dito considerando que você estivesse usando óleo sintético — se você voltou a usar óleo mineral, não há porque dar uma nova carga de óleo sintético, continue com o mineral.

Como você contaminou essa última carga com sintético, jogue essa mistura fora, defina o tipo que continuará a usar, lave o cárter com ele e não faça misturas novamente.

Um litro de óleo custa menos do que um tanque de gasolina, não há porque economizar com isso. 

Coloquei um óleo mineral novo pra fazer essa lavagem do cárter, e gostaria de saber com quantos quilômetros eu dreno ele?

Não existe uma quilometragem exata. A ideia é simplesmente fazer com que os restos de óleo antigo se misturem com o novo para que você possa eliminar do cárter. 

Se você rodou 50 ou 100 km, os óleos já estarão bastante misturados. Eu não rodaria mais do que 200 ou 300 km com essa mistura de óleos.

Um abraço,


Jeff

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeff,

    Moro em Mato grosso capital Cuiabá, e aqui é muito quente chegando a temperaturas de 40°c, tenho uma fan 150 ano 2012/2013, uso o óleo 10w30 da Honda, gostaria de saber, qual óleo esse seu conhecido está usando na moto dele e qual é moto dele. se possivel me indicar qual o melhor para minha moto.

    desde já agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tenho aprendido muito lendo as postagens do Jeff sobre óleo, por isso peço licença ao Jeff e a vc, e me atrevo a responder parcialmente a tua pergunta, pois parece q ele não é avisado sobre as postagens aq no blog e a resposta dele pode levar meses....
      Se tua moto está na garantia, use o óleo recomendado pela fabricante da moto, pois qualquer problema que apareça poderão jogar a culpa no óleo diferente que vc tenha colocado.
      Após a garantia eu trocaria para um mais viscoso.
      Acredito que os tipos de óleo mais indicados para o clima brasileiro (clima tropical) sejam os de viscosidade SAE 20w50, que são mais viscosos que os 10w30 utilizados atualmente pela Honda (que são indicados para regiões com temperatura mais amena, como Japão e os estados do sul do BR no inverno).
      O Yamalube 20w50 é um bom óleo, bem como o Motul (embora o Jeff já tenha declarado em algumas postagens que o Motul parece estar diferente nos últimos tempos..)
      Mas, independentemente da marca, use 20w50 ou mais viscoso. Complete o óleo até o nível superior da vareta, conforme explicado 999999 vezes pelo Jeff.. heheh )
      Abraço.

      Excluir
    2. Obrigado C. Junior por estar me respondendo, um abraço !

      Excluir
    3. Opa, vi agora estes comentários, e agradeço ao C. Júnior por ter respondido por mim!
      É como ele falou, às vezes recebo notificação de postagens, outras vezes não. Volta e meia encontro páginas com vários comentários sem resposta... não conseguimos descobrir porque isso acontece, e não tenho como verificar as quase 800 postagens existentes todos os dias...
      Um abraço aos leitores do blog,
      Jeff

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ola. Eu tenho uma bros 150 2014. Usava oleo genuino 10w30 sint. Analisando o senario fiz a mudanca p 20w50 mineral. Comprei 2 lt. Retirei o sintetico e coloquei o mineral. Fiz funcionar um pouco e retirei o óleo misturado e coloqyei o litro novo de mineral. Liguei p 0800 honda e disseram que poderia usar o mineral. Falei com o meu mecanico e disse que poderia assim fazê lo. Li o blog e considerei o mineral mais eficaz. Vou rodar uns 50 km na cidade e fazer nova troca a fim de limpar bem o carter. Jef considera este o procedimento? Um abc

    ResponderExcluir
  5. Olá Jef. Muito boa tarde. Estou aà procura de uma moto e tenho observado aqui suas postagens acerca da viscosidade do óleo. No meu caso aqui no Sul do Brasil em Santa Catarina, na minha região chega até 5°. Qual o melhor óleo indicado par uma CB 300 usada. Uso um 10W30 no inverno e no verão (onde ás temperaturas aqui chegam na casa dos 43°) posso usar o 20W50 mineral? Ou posso usá-lo durante todo período do ano? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriano!
      A honda sempre recomendou o óleo 20W-50 para todo o Brasil até o lançamento do famigerado óleo 10W-30. Inclusive, o manual das primeiras CB 300 recomendava o 20W-50.

      Aí para a honda, da noite para o dia o óleo que era o melhor para o motor deixou de ser e passaram a usar o 10W-30 e desde então nunca se faltou tão mal dos motores da honda.

      O que é uma injustiça, porque os motores são muito bons, apenas são mal lubrificados.

      Eu morei alguns anos em São José, Santa Catarina e na época estava com duas motos, uma usando 20W-50 e outra usando 25W-60, ambos minerais.

      Você pode usar o óleo 20W-50 sem medo, sua moto foi projetada para esse óleo.

      Essa balela de que é "grosso demais" é só isso mesmo, balela.

      No segundo ano que morei em SC, nevou lá na serra do Tabuleiro.

      E nunca tive problema algum de partida no inverno (inclusive fui para São Joaquim em pleno frio).

      Como a honda dizia nos tempos em que era Honda, "o óleo 20W-50 é o únito testado e aprovado pela honda para a oferecer a melhor proteção para seu motor".

      Mudaram para o 10W-30 e deu no que deu.

      Um abraço, e felicidades com sua máquina,

      Jeff

      Excluir
    2. Nunca se faltou = nunca se falou

      Excluir