domingo, 7 de dezembro de 2014

Acorda, povo!

Comentário discordante postado em A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo, que ilustra bem o que a maioria do pessoal pensa:

Não concordo, a medição de óleo deve ser sim com o motor frio porque assim a vareta contabiliza todo o óleo que está no motor. 


Com o motor quente uma parte já subiu? Sim, já subiu, mas ainda está no motor, não foi perdida. 

Medir com ele quente e encarar o que aparece na vareta como volume real não acho que é o correto.

Não é só o leitor que assina o comentário que pensa desse modo, ele é representativo de imensa parcela do povo brasileiro — milhares leram a denúncia e sequer se manifestaram.

Agradeço ao leitor por ter expressado sua opinião, porque me dá mais uma oportunidade para tentar fazer o pessoal entender.


Vamos lá mais uma vez:



Postagem e imagem: http://www.motonline.com.br/reclamacao-e-resposta-honda-afinal-qual-a-periodicidade-da-troca-de-oleo-manual-do-usuario-x-concessionaria/  — Aliás, aproveite para ler a postagem por lá, muito ilustrativa.

Fato: Medir o nível com o óleo quente é errado; o óleo se dilata e dá um resultado falso. 

Mas dois a três minutos na primeira partida da manhã não é motor quente. 


Dois a três minutos não chegam a esquentar o óleo do motor — é apenas o suficiente para preencher as galerias de óleo.


Tudo o que eu afirmo é simplesmente o que está escrito nos manuais do proprietário.

Então, caro leitor, ao discordar do que é dito na postagem, você está discordando da HONDA:






Você está discordando da YAMAHA:




Você está discordando da SUZUKI:




Você está discordando da KAWASAKI:




Você está discordando da dafra:




Acorda, povo!


Você ainda não percebeu que tinha que estar brigando era com o fabricante que te entrega a moto da revisão da concessionária em condições que vão prejudicar seu motor?


Não entendeu ainda que as concessionárias que deveriam zelar pela qualidade dos serviços não fazem o que o Manual do Proprietário e o Manual de Serviços da oficina mandam fazer — completar o óleo até a marca de nível máximo antes de entregar a moto para o cliente?


Não percebeu que se você não resolver isso na sua moto, o prejuízo e o risco de vida serão somente seus? 



As concessionárias colocam apenas a quantidade indicada, apesar de o procedimento determinado no Manual do Proprietário e no Manual de Serviços (que detalha os trabalhos da oficina) exigir que se complete o óleo até a marca de nível máximo — fala sério, você já viu alguma oficina de concessionária completando o óleo até atingir o nível máximo da vareta?

Eles colocam a quantidade indicada e dane-se o dono — vai ter que comprar peças deles mesmo...


Você ainda não entendeu que eles não fazem o que têm o compromisso de fazer — entregar a moto aos clientes em perfeitas condições — e os fabricantes são coniventes com isso porque não fiscalizam e não punem as concessionárias que não cumprem os procedimentos determinados por eles?  


Acorda, povo! 


Qualquer um pode discordar, mas por favor, embase sua argumentação em fatos e não em "eu acho".


As empresas estão te dando prejuízo o tempo todo, colocando sua vida e a de sua garupa em risco por não cumprirem com suas obrigações, e você ainda duvida do que eu escrevo — que é apenas a explicação do que está escrito nos manuais de proprietário?


A verdade está escancarada na sua frente e você nem sequer confere se isso está acontecendo na sua própria moto!

Você não se dá ao trabalho de ler o Manual do Proprietário, verificar se estão fazendo isso na sua moto, e ainda vem dizer que o que está escrito na postagem você "não acha correto"?


Isso dá prejuízo e fica feio, e não é para mim.

Se este fosse um país onde os cidadãos tivessem o mínimo de conhecimento de seus direitos, atitudes seriam cobradas e tomadas pelas autoridades responsáveis.


Eu já contatei todas as principais revistas especializadas em motociclismo para denunciar esse escândalo. Mas sabe como é, não se morde a mão que te fornece motos para você testar, bater fotos e publicar anúncios.


Eu já entrei no MPF contra esse tipo de atitude, e as autoridades não se dignaram a tirar o corpo pesado da cadeira e constatar a denúncia — preferiram trocar emails com os advogados do fabricante que argumentaram com um monte de palavras que o que acontece não acontece.

Mas, como disse Galileu, "no entanto, a Terra se move".


Só me resta falar e falar, até que um dia a Verdade fique evidente para todos.

Saudações,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário