quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Transportar gás também quebra o quadro da moto

Reportagem: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/07/motos-estao-em-80-dos-acidentes-com-mortos-e-feridos-em-teresina.html

Transportar cargas superiores à capacidade da moto, como botijões de gás, também faz o quadro de sua moto se quebrar.

Uma moto é dimensionada como condução individual que pode levar uma garupa em parte do tempo.

O critério é:

Piloto de 75 kg durante 100% do tempo (óbvio, né?)

Garupa de 60 kg durante 33% do tempo (é mais ou menos o que o pessoal faz, tipo carregar a namorada só nos finais de semana).

Esse critério de dimensionamento permite uma vida útil normal da moto. Passou disso, a expectativa de vida diminuirá. 

O quanto essa vida útil diminuirá, e com que rapidez, dependerá de quanto esse limite for ultrapassado ou abusado.


É por esse motivo que uma moto projetada para transporte de carga, como a honda Cargo, prevê um báu + carga de apenas 20 kg. 


20 kg todo o tempo corresponde ao esforço aplicado por uma carga de 60 kg (o peso típico de uma garupa) durante um terço do tempo de uso da moto. 

Pois é, você está enganado quando pensa que pode colocar 60 ou 70 kg de peso sobre a moto (o equivalente a uma garupa) durante todos os dias de trabalho sem que isso prejudique sua moto.


Prejudica sim, ela se tornará menos confiável. Todas as peças se desgastarão em taxas mais aceleradas. Não dá para mudar as leis da Física.


E quando sua moto é usada para o transporte de botijões de gás, seu quadro irá se romper em pouco tempo por fadiga (falamos disso ontem)

Para saber o que acontece quando o quadro se rompe, leia a série de três postagens que começa com O jogo das diferenças

Lá eu falo da Kansas, a diferença é que a Kansas 2008-2009 não precisa transportar botijões de gás para romper o quadro, ele se parte sozinho mesmo.

E já que falamos dos perigos de transportar botijões de gás para quebrar o quadro de sua moto, vou aproveitar para falar dos perigos de se transportar botijões de gás para quebrar sua cabeça.

Em um acidente, os botijões vão sair voando — veja na foto. 

E botijões voando acabam caindo em cima de alguma coisa.

E essa coisa pode ser sua cabeça.

Então, caso ganhe a vida com a sua moto transportando gás ou outras cargas pesadas, conheça os riscos e tome muito cuidado, porque isso aumenta muito o perigo para o piloto em caso de acidente.

Cargas pesadas exigem maior espaço para frenagem, revisões mais frequentes e manutenção em dia dos componentes dos freios e suspensão.

E ainda mais cautela que o normal durante a pilotagem.

Ah, só lembrando:

A lei 12.009 de 29 de julho de 2009 estabelece que motos somente poderão transportar botijões de gás com capacidade máxima de 13 kg e galões contendo água mineral com capacidade máxima de 20 litros com o auxílio de um semirreboque ou sidecar, senão é multa.


Reportagem: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/08/lei-para-transporte-de-cargas-entra-em-vigor-mas-sem-fiscalizacao.html

Mas parece que essa lei não pegou.

Um abraço,

Jeff

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