terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A experiência de um dono de Twister, Tornado e dicas para XRE300 e CB300

O comentário enviado pelo leitor Rogerio Kozima na postagem Macetes das honda XRE 300 e CB 300 merece ser postado na íntegra:

Tem algo que também deve ser lembrado [sobre essas motos]. Na verdade algumas teorias que tenho que alguns fatores em conjunto devem fazer toda a diferença nesses motores. 

Bem, primeiro devemos lembrar que os motores presentes nas Twisters e Tornados eram bem mais beberrões. Isso se deve ao fato de terem uma alimentação bem mais rica em termos de gasolina e ar, a chamada mistura rica. 

Cabeçote trincado nessas motos nunca ouvi falar. Quanto maior a quantidade de ar e menor de gasolina (mistura pobre), maior a temperatura do motor.

[É paradoxal, mas isso ocorre porque em um motor trabalhando com mistura rica, a parcela adicional de gasolina líquida sendo vaporizada na câmara de combustão rouba calor das paredes do cilindro e cabeçote antes de gerar a explosão — enquanto no regime pobre não ocorre esse resfriamento, só a geração de calor — e por isso o motor trabalha mais quente.]

Quando se faz isso em um carburador (empobrecer a quantidade de gasolina) se diz costumeiramente em "afinar a moto". 

Quando recordamos das regras relativas ao promot devemos recordar que os níveis de emissão deveriam diminuir, então provavelmente esse motor esquenta mais também por causa disso, ele possui uma mistura ar-gasolina bem mais pobre.

[Só lembrando, a honda tem por filosofia construir motores com regime de alimentação pobre porque são mais econômicos. Isso não chega a ser problema em países de clima ameno, mas um motor trabalhando em regime pobre (e esquentando mais por causa disso) em um país de clima quente expõe o motor a condições de trabalho no limite de sua capacidade. Descuide da manutenção desses motores, e os problemas aparecerão.]

Além disso, essas motos possuem escapes muito restritivos, já que uma condição para que os catalisadores funcionem é que a temperatura do escape seja alta. 

O que ocorre é que escapes muito trancados retêm mais gases no cabeçote e, com o fluxo de gases queimados mais interrompido, a temperatura do cabeçote também aumenta bastante, além é claro de aumentar a taxa de compressão dinâmica, já que mais gases ficam presos no cabeçote, mesmo com as válvulas de escape abertas. 

[O catalisador é uma colmeia, um labirinto por onde os gases de escape são forçados a passar. Por melhor que sejam projetados para evitar esse efeito, eles sempre oferecem alguma resistência ao fluxo dos gases, o que contribui para a retenção dos gases e uma maior temperatura dentro do motor.]

Agora a cereja do bolo: 

Esses motores têm a mania de prender com muita facilidade as válvulas, na verdade exibem uma tendência sempre a prender válvulas em vez de bater válvulas. Isso faz com que a taxa de compressão suba muito e isso ajuda a esquentar e muito o motor.


[Taí uma coisa que eu não sabia, que esses motores tendem a prender válvulas... Válvula presa é uma das piores condições de trabalho para o motor, ele trabalha contra ele mesmo porque os gases não saem lá de dentro como deveriam, e o motor tem de fazer mais força para funcionar. Mais força = mais calor.]

Não é raro você ouvir falar de CB300 e XRE300 com juntas do cabeçotes queimadas, isso não ocorria nas Twister e Tornados, eu sei porque tive duas. 

O sistema de regulagem de válvulas dessas motos depende de seleção de pastilhas e desmontagem trabalhosa o que, com certeza, fez com que muitas concessionárias não realizassem o procedimento para os clientes. 

[E muitos clientes deixassem de fazer essa regulagem devido ao alto custo. Proprietários acostumados com a manutenção de uma CG não imaginam que descuidar dessa regulagem possa ter consequências tão sérias, e deu no que deu.]

Isso somado a outros fatores como utilização indevida, cortar giro, nível de óleo baixo, etc, poderia ajudar a trincar o cabeçote de várias dessas motos. 

Então na minha opinião, além é claro do subdimensionamento do projeto em termos de materiais, o que o Jeff citou nas paredes do cabeçote, acrescento alguns fatos que possivelmente selaram o destino de várias motos dessas:

-Mistura ar + combustível pobre = maior temperatura

-Escape restritivo (catalisadores) = maior temperatura

-Válvulas com regulagem efêmera (tendência a prender) = maior temperatura.

E agora citando outros dados publicados pelo Jeff que com certeza fazem diferença:

- Subdimensionamento do cabeçote = piora na dispersão do calor e dilatação térmica em demasia. 

- Óleo impróprio 10W-30 = não condiz para ser utilizado em um motor que esquenta muito.

[E mais o fator crucial, o nível baixo de óleo induzido pelas instruções confusas do manual do proprietário, somado ao fato de que as concessionárias nunca entregaram as motos das revisões com o óleo no nível correto.] 

[Junte uma moto saindo da concessionária já com pouco óleo com um dono que nunca se preocupou em medir o nível e repor o óleo... e quando o fez, não foi conforme as instruções do manual do proprietário, e você tem a receita para centenas de milhares de motos dando dor de cabeça e manchando a imagem da marca — falando nisso, não perca amanhã a postagem Burros tapados ou burros safados? e fique longe do ventilador, porque vai voar pra todo lado...]

Caso tenha citado algo já dito no texto do blog, desculpe, é que as ideias vieram em ordem e já fazia uns dias que queria ter feito esse comentário. 


Grato


Rogerio Kozima

Eu é que agradeço, Rogerio!

Seu comentário vale uma postagem inteira! Exceto pelos meus pitacos [entre colchetes], o texto é todo do Rogerio. Nada como a experiência de alguém que teve essas motos nas mãos.

Fica a dica para os proprietários, aprendam com a experiência de quem tem moto há mais tempo, e salvem seus motores lendo seus manuais de proprietário e exigindo que as concessionárias cumpram sua obrigação: entregar as motos com a quantidade de óleo correta nas revisões.

Muito obrigado pela colaboração, e um abraço,

Jeff

10 comentários:

  1. Jeff meu irmão comprou uma Fazer 150 e notei que ela tem uma espécie de carenagem, um plástico, proximo da vela de ignição servindo pra induzir o ar pra resfriar aquela região do cabeçote, na YBR que é carburada essa peça não existe. Agora te pergunto a colocação dessa peça se deve à maior temperatura do.motor causado por uma mistura mais pobre nesse motor ? E o que isso poderia causar nesse motor ?

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  2. Olá, Deivisson
    Muito provavelmente sim. Para atender à legislação, os motores estão rodando com regulagens cada vez mais pobres, então esse defletor de ar ajuda a dissipar o calor. Aumentar a proporção de gasolina tornando a mistura mais rica provavelmente não será possível, os novos sistemas são montados com parafusos que destroem suas cabeças após o ajuste de fábrica justamente para que esse ajuste não seja alterado. E se fosse alterado, a moto seria reprovada nos testes de emissões. Não tem muito o que fazer; cuide apenas para que seu motor esteja sempre bem regulado e bem lubrificado e ele funcionará normalmente, esse é o "segredo" da longevidade dos motores.
    Um abraço,
    Jeff

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    1. Com certeza. Estou cuidando bem e tentando repassar para meus amigos o que vc tem dito sobre lubrificação e óleo, infelizmente impera ainda a ignorância! Obrigado !

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  3. Jeff,muito prazer, meu nome é William e eu comprei uma CB 300 ano 2014 com 16.000 km rodados e com a revisão feita pela honda, mas a minha moto ta tendo uns apagões misteriosos conforme eu venho rodando com ela. O que você acha que pode ser? Os caras da honda me falaram que esses apagões é devido pela desregulagem das válvulas. A moto ta com 17.000km rodados agora. faz só 1000 km que ta rodado depois da ultima revisão feita na honda, eu posso exigir deles para que eles regulem a válvula para mim sem que eles cobrem pelo serviço?
    Obrigado pela atenção.

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    1. Olá, William!
      A regulagem de válvulas somente será necessária se elas apresentarem uma folga perceptível. Apagões podem ser causados por vários fatores, do mais provável e mais simples para o mais complicado:
      Gasolina de má qualidade (piorou muito desde que o teor de álcool subiu para 27,5%, cabo da embreagem mal regulado, tampa do tanque de combustível com goma obstruindo o respiro do miolo da chave, pouco combustível no tanque causando aquecimento excessivo da bomba de combustível, obstrução por sujeira no filtro da bomba de combustível (improvável em uma moto tão nova), vela de ignição defeituosa, filtro de ar muito sujo, superaquecimento do motor (por deficiência de lubrificação ou de injeção de combustível — o funcionamento do motor com bico injetor (ou carburador) dosando menos combustível que o normal torna a mistura "pobre" e isso causa aquecimento do motor... e o mais complicado é o cabeçote trincado. Não acredito que você consiga obrigá-los a fazer nada de graça...
      Boa sorte com seu motor,
      Jeff

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    2. Ops... acabo de responder um comentário do ano passado... foi da fase que eu estava em dificuldades lá em Santa Catarina, sinto muito não ter respondido a tempo de a informação ser útil...
      Um abraço,
      Jeff

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  4. na verdade não é um comentario e sim o que fazer com motor tornado que não pega frio,já fiz o cbeçote inteiro e esqueta muito quando pega,o mecanico diz que é carburador mas quando quente anda que só...me ajude por favor

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    1. Olá, Maxwell
      Um problema que dificilmente é percebido e dá muita dor de cabeça é a chegada de combustível ao carburador. O nível da boia do carburador pode se desajustar, a boia pode precisar de substituição, o filtro de tela do registro de combustível pode estar entupido com sujeira do tanque... Como está a vela de ignição e o cabo, o contato do cabo? Comece a revisar dos componentes mais baratos e mais acessíveis até identificar o problema. Aquecimento excessivo pode ser lubrificante incorreto (o tal 10W-30 que o pessoal adora empurrar para os clientes porque é mais caro), mistura pobre (faz o motor esquentar muito porque a pouca gasolina não rouba calor ao se evaporar dentro da câmara de combustão)... é difícil diagnosticar à distância.
      Boa sorte com seu motor,
      Jeff

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  5. Sou mecânico e tou em um problema parecido, um cliente tem uma Honda Lead e quase que semanalmente prende a válvula de admissão, ela as vezes nao funciona!

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  6. Só pra me reinterar de uma frase lá de traz no caso a twister ao invés de ir folgando as valvulas elas vão prendendo com o tempo ? É isso mesmo que entendi?

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