terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Pane elétrica

Respondendo ao leitor João Gabriel:

(...) tenho uma shineray XY50 Q (bombinha), tava andando normalmente voltando do trabalho quando de repente ela começou a dar uns cortes na aceleração, mas tudo bem, acabei de chegar em casa e quando fui sair de novo a moto não quis funcionar. 

Daí desmontei as carenagens na esperança de que fosse algum fio das bobinas ou CDI que tivesse soltado, pois troquei o CDI dela há pouco tempo, mas pra minha decepção não era isso, então gostaria que me ajudassem, ficaria muito grato.

Obs: Ela parece não estar dando faísca no cabo de vela.

Olá, João!

O sintoma parece ser de cachimbo solto com mau contato. Já tentou reencaixar na vela?

O cachimbo pode se soltar numa tentativa de dar partida em que o pé se enrosque no cabo, ou algum "amigo" pode soltar o cachimbo só para te ver sofrer.

Não há faísca no cabo de vela ou no conector? 

Motivo da pergunta: 

Você retirou o cachimbo do cabo para ver se existe faísca no próprio cabo?

Ele pode se soltar. Experimente torcer o cachimbo no cabo para melhorar o contato. Se nada disso resolver, comece a trocar os componentes.

Certeza de que não é a vela, né? É o componente mais barato e o mais vulnerável à queima, se tiver que começar a trocar, comece por ela.

Sua moto tem energia da bateria para acender a luz do painel?

Se não tiver, pode ser mau contato nos cabos da bateria ou fusível queimado. 

Um fusível nem sempre se queima de ficar visivelmente rompido, nem se romper totalmente. Se ele for de vidro pode acontecer de se romper e ficar dando mau contato na união com a tampinha metálica, você olha e não vê problema.

Se não for fusível, não houver nenhum terminal de cabo com mau contato, e não houver faísca no cabo de vela quando você tenta acionar o motor, então algum componente elétrico se queimou. Pode ser o próprio CDI (pode pifar com pouco tempo, às vezes acontece), ou então a bobina pode ter se queimado.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário