quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Moto morrendo

Esta postagem visa responder a uma situação específica apresentada pelo leitor. 

Caso sua situação não seja parecida, leia a postagem Minha moto é nova e vive morrendo.

Respondendo ao leitor Anderson Carvalho:

(...)

Tenho uma bull 50cc modelo S5. Aparentemente tem o mesmo motor da shineray, só que diz motor SOHC.

Meu problema é o seguinte: 


Apesar de ser 50cc, desenvolve bem para o modelo. Ultimamente quando chego a uma esquina de segunda marcha, bem acelerado, reduzo em cima e vou retomar de segunda, acontece como se estivesse sem combustível, o motor não quer subir giro, já chegou a apagar e quando acontece às vezes dá trabalho pra pegar de novo.


Está péssima de ladeira, era muito boa; e a baixa pra ficar ligada sem acelerar, muitas vezes quando eu chego em um lugar que paro a moto ela já desliga como se a baixa estivesse desregulada; mas já mexeram muito nisso, fica bom na hora, depois volta a ficar com esse problema.


Será que pode ser carburador sujo ou alguma regulagem do motor?


Tenho ela há mais de um ano e está assim há mais de um mês, tem menos de 2.000 km rodados, dá uma dica.


Olá, 

Você roda pouco, né?

Essa gasolina está há quanto tempo no seu tanque?


Primeira coisa que eu faria seria jogar fora essa gasolina velha e colocar gasolina fresca. 


Outra coisa, você roda em asfalto ou terra? Já viu se o filtro de ar não está entupido?


Passei sua pergunta para o Daniel, que tem grande vivência prática com motores, e ele respondeu:


É difícil tentar dar um diagnóstico sem pelo menos ver como está a queima do combustível.


É meio complicado de explicar, pois podem ser diversos fatores. Vamos tentar por ordem:


Por ser um motor novo, pode ser a famosa resina protetora do tanque que sujou os giclês;


Pode estar afogando (demora para subir o giro do motor/motor embaralhando para subir rpm);


Entrada de ar falsa (dificulta a partida e deixa o motor sem lenta/lenta irregular).


Tem outras possibilidades como falha na parte de ignição (bobina de pulso/cdi/bobina de ignição com algum defeito), válvulas desreguladas, vela de ignição, obstrução na passagem do combustível até o carburador (sujeira na linha de combustível ou válvula estilete [da boia do carburador] trancando).


Recomendo uma boa limpeza e regulagem do carburador e, persistindo o problema, verificação dos componentes.


Um abraço!


Dan.

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