sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Um caso concreto e um bom exemplo

Meu irmão tem uma Fazer 150 e ao trocar o óleo ofereceram pra ele o novo Yamalube 10W-40 semissintético, normalmente ela usa o óleo 20W-50 mineral.

A moto está com pouco mais de 12 mil km, porém após a troca do óleo na primeira partida pela manhã, após a moto ficar a noite toda parada ela sai um pouco de fumaça azulada pelo escapamento e em poucos segundos ela cessa. 

O nível do óleo está correto até porque uso o mesmo tipo de óleo na minha Kawasaki ER6n e fiz a medição aqui em casa e completei com uns 150 ml aproximadamente pra ficar na marca de máximo. 


Reitero que sai a fumaça por poucos segundos e apenas na primeira partida do dia, depois ela não sai mais fumaça. Será que é pelo fato do óleo mais fino ?


Devo trocar imediatamente esse óleo ou posso usar por um tempo?




Respondendo ao leitor Deivisson Nobre:

Olá, Deivisson, esse caso é muito ilustrativo.


Moto de baixa quilometragem queimar óleo não é normal. Isso só acontece quando o óleo é ruim, inadequado, passou da hora da troca ou existe um problema mecânico.

O óleo recomendado para a Fazer 150 é o Yamalube 20W-50, correto?


Primeira coisa, quem ofereceu esse outro óleo 10W-40? Um vendedor de óleo ou a concessionária? 


Que grau de conhecimento técnico tem essa pessoa? Ele agiu por conta própria ou instruído pelo marketing da empresa?


Será que esse vendedor ou empresa não está apenas interessado em vender um óleo bem mais caro no lugar de um mineral de viscosidade adequada que funciona muito bem? 


Segunda coisa, esses motores que você mencionou trabalham em condições totalmente diferentes — a Fazer 150 é arrefecida a ar, enquanto a ER6-n é arrefecida a líquido.

Uma moto usar uma viscosidade de óleo não quer dizer que todas as motos possam fazer o mesmo. 


O óleo 10W-40 é aceitável com restrições para a ER6-n, e também para a yamaha XJ6 (a naked equivalente da yamaha) porque são motores de arrefecimento líquido. E foi para esse tipo de motor que trabalha mais frio que eles lançaram esse semissintético menos viscoso.


O arrefecimento a ar é menos eficiente, então o motor da Fazer 150 trabalha mais quente do que o motor da ER6-n — o uso de um óleo de viscosidade mais baixa é totalmente contraindicado. 


A honda fez isso com a linha das Titan e trouxe uma série de problemas para a clientela.


Terceira coisa, lavaram o cárter com o novo tipo de óleo para evitar a degradação? Pelo jeito, não, simplesmente despejaram o óleo novo no cárter molhado com o óleo antigo.


Quarta coisa... por ser mais fino, esse óleo passa sim mais facilmente entre os anéis do pistão e também pelos retentores de óleo das válvulas e o resultado é a fumaça azulada pela manhã. 


A parte mais volátil do óleo está virando fumaça e a parte menos volátil está virando borra e carvão no interior do motor. 


Quanto mais tempo você deixar esse óleo no cárter, pior a coisa vai ficar.


Usar um óleo de viscosidade menor é uma mudança que nunca traz bom resultado. 

Usar uma viscosidade maior do que a recomendada é algo que se pode fazer quando o fabricante diz que a temperatura média local deve ser considerada, ou quando o bom senso o determina — nem todo importador tem conhecimento técnico para fazer a tropicalização do produto.


Motores desgastados pela alta quilometragem melhoram de rendimento com óleos mais viscosos para compensar as folgas maiores — Jezebel está usando óleo 25W-60 com Militec e está feliz da vida. 

Mas mudar para um óleo menos adequado à temperatura local...

Se foi a concessionária que recomendou o uso desse óleo, então a yamaha entrou em um processo de hondanização e o resultado vai aparecer com o tempo. 


Você e seu irmão estão experimentando as consequências em primeira mão, mas desconfiaram que as coisas estavam erradas e ainda podem corrigir antes que o problema se torne grave.


Outros milhões de proprietários não desconfiarão e irão pagar o preço, assim como está acontecendo com os proprietários de Titans.


Um abraço,


Jeff

7 comentários:

  1. Obrigado pela resposta Jeff, assustei qndo vi a moto saindo fumaça. Não sei quem foi que empurrou esse novo oleo pra ele. Sei que na ER6n ele funciona muito bem e faço as trocas aos 5 mil km sem o câmbio ficar duro, como aconteceu ao usar outros óleos de viscosidade até mais alta. Ele vai trocar imediatamente o óleo! Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Ahh lhe fiz essa pergunta pois fiquei receoso da moto estar com algum problema no motor como aneis do pistão ou na sede das valvulas que estariam deixando passar o óleo, mas pelo jeito é só o óleo mais fino que esta causando isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso sua moto não está com álcool não? Pois o etanol hidratado normalmente pela manhã faz fumaça. E o óleo semissintetico é muito superior ao mineral, além de ser menos viscoso na partida, desgastando menos o motor. Eu usei até 10w30 na minha fazer 150 2014, claro que em época de frio, normalmente uso 10w40 da lubrax, 45 mil km rodados sem nenhum vazamento ou batida de válvulas.

      Excluir
    2. Por acaso sua moto não está com álcool não? Pois o etanol hidratado normalmente pela manhã faz fumaça. E o óleo semissintetico é muito superior ao mineral, além de ser menos viscoso na partida, desgastando menos o motor. Eu usei até 10w30 na minha fazer 150 2014, claro que em época de frio, normalmente uso 10w40 da lubrax, 45 mil km rodados sem nenhum vazamento ou batida de válvulas.

      Excluir
  3. Correto, Deivisson

    Minha primeira moto era zero km e usava o óleo recomendado pelo fabricante na época. Não tinha nem 5 mil km e fumava. Foi só mudar de marca de óleo e o problema acabou. Hoje eu sei que além de aquele óleo ter a tendência a evaporar, eu rodava com menos óleo do que o nível correto.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  4. Por acaso sua moto não está com álcool não? Pois o etanol hidratado normalmente pela manhã faz fumaça. E o óleo semissintetico é muito superior ao mineral, além de ser menos viscoso na partida, desgastando menos o motor. Eu usei até 10w30 na minha fazer 150 2014, claro que em época de frio, normalmente uso 10w40 da lubrax, 45 mil km rodados sem nenhum vazamento ou batida de válvulas.

    ResponderExcluir
  5. Por acaso sua moto não está com álcool não? Pois o etanol hidratado normalmente pela manhã faz fumaça. E o óleo semissintetico é muito superior ao mineral, além de ser menos viscoso na partida, desgastando menos o motor. Eu usei até 10w30 na minha fazer 150 2014, claro que em época de frio, normalmente uso 10w40 da lubrax, 45 mil km rodados sem nenhum vazamento ou batida de válvulas.

    ResponderExcluir