quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Será que o cabeçote está trincado? Como trocar vela de ignição?

Respondendo ao leitor Thiago Cabral Dos Santos:

(...) Tenho uma CB300 2011 que comprei usada e me assustei quanto ao problema do cabeçote. A minha liga normal na primeira e mantém a lenta, não vaza óleo, está com 54 mil km, tudo ok. Porém joguei wd no pé da vela e a mesma espirra igual ao sintoma de cabeçote trincado. Será que é outra coisa?

Bem, sejamos otimistas...


Sugerimos começar pelo mais simples:

A vela de ignição possui uma arruela de vedação. 

Imagem: http://www.zacarias.com.br/blog/2013/03/21/dicas-de-manutencao-velas-de-ignicao/

Ela é feita para se deformar e garantir boa vedação sem deixar escapar compressão, como está ocorrendo na sua moto.

Então antes de qualquer coisa, verifique se a vela está frouxa no cabeçote tentando apertá-la usando a chave de vela original do jogo de ferramentas, mas sem instalar o cabo de alavanca na chave. 

Uma vela bem apertada não poderá girar acionando a ferramenta apenas com os dedos. Se girar, aperte com a ferramenta sem o cabo de alavanca até a vela assentar totalmente, e então coloque o cabo de alavanca e aplique um pequeno aperto tipo 1/4 de volta, isso deverá ser suficiente para eliminar o problema.

Repita o teste com o óleo em aerossol. Se continuar vazando compressão, continue investigando a vela.

Remova essa vela de ignição e verifique se a arruela de vedação está instalada. Sabe como é, você nunca sabe o que o pessoal andou aprontando por aí.

Aproveite para ver o estado da vela e, se for o caso, já troque por uma nova com a arruela de vedação em perfeito estado.

Dificilmente você vai ter um torquímetro disponível para aplicar o torque correto, então use o seguinte critério:

Instale a vela bem centralizada na rosca, parafusando-a com os dedos até que a arruela de vedação se encoste no cabeçote, depois aplique mais um quarto ou meia volta com a chave de vela e o cabo de alavanca do jogo de ferramentas da moto. 

Não use alavancas maiores do que aquele ferrinho que veio junto com a chave de vela; ele é dimensionado para dar um aperto adequado à vela — uma alavanca maior esforçará demais o cabeçote.

Aperte apenas o suficiente para sentir que a vela ficou firme — é diferente de apertar uma porca de roda, na porca de roda você precisa fazer muito mais força.

Não exagere nesse aperto, porque o torque excessivo na hora de apertar a vela pode trincar o cabeçote.

Não trocar a vela e tentar compensar a incapacidade de vedação da arruela apertando-a em excesso é o tipo da economia que sai caro:

A arruela não dá boa vedação porque está deformada, o cara tenta compensar aplicando um aperto cavalar, a rosca do cabeçote não aguenta e acaba criando uma trinca que vai custar centenas de vezes mais caro do que instalar uma vela nova e aplicar o aperto correto.

Instalada a vela nova, repita o teste com óleo em aerossol para ver se o vazamento de compressão continua.

O mais provável é que esses procedimentos resolvam, porque se fosse realmente um trinca no cabeçote, a moto não pegaria com facilidade. 

Mas pode ser o início de uma trinca, ou então só agora ela chegou a achar um ponto de fuga.

Se o motor pega bem na partida, não está fraco, não está beberrão e a lenta está estável, é bem provável que a vela não tenha recebido o torque adequado.

Dica do leitor Rogeriopko:

Pode-se também utilizar um medidor de compressão que vai rosqueado [no lugar da] vela. Caso a compressão esteja muito baixa, o cabeçote já rachou.

Obrigado, Rogério!

Boa sorte,

Jeff e Dan

6 comentários:

  1. Ola amigo
    Hoje é quarta, dia 5 de novembro
    Tenho uma 2011 , fiz o teste e espirrou do mesmo jeito!!! Estou com medo!! Viajei ontem com ela e hoje me pergunto se ja peguei ela assim ou se o problema apareceu agora...

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  2. Bom seria se o autor do forum respondesse ou agradecesse a resposta dada ao rapaz e respondeu a pergunt

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  3. olá. o certo é retirar o cabeçote, se ainda nao fez, e se realmente estiver trincado, leve a um torneiro mecanico e peça pra ele fazer um TUCHO. ele vai abrir a rosca do cabeçote, irando a trinca e colocando uma rosca nova para vela.
    mas atenção: VEJA COM ELE PARA FAZER BEM FEITO ONDE A VELA VAI SER APERTADA PARA VELA NAO FICAR ESCAPANDO DEPOIS. NA MINHA DEU CERTO....NAO PRECISEI TROCAR O CABEÇOTE.

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  4. A minha fan 150 tá assim quando jogo água ali no pé da vela fica borbulhando já fiz de tudo já tirei coloquei vela nova apertei com o torque correto é continua na mesma, e lembrando que ela pega facil na partida ,lenta tá normal só as vezes ela da tipo aqueles pipocos no filtro e morre mas é MT raro,me ajudem aiii!! Mas acho q uma fan 150 é MT difícil tricar um cabeçote..

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    1. Olá, Roni!
      Você está fazendo o teste com o motor frio/morno?
      Se estiver quente, a água irá evaporar rápido formando bolhas, dando a impressão de que há um vazamento de compressão.
      Não conheço casos de 150 com motor trincado que nem os da CB 300. Mas algum mecânico cavalo pode ter forçado demais na hora de apertar a vela, e existe a chance de um problema de porosidade do material fundido.
      Mas confirme primeiro se as bolhas não têm origem na água fervendo, pipocos podem ocorrer por outros motivos como a má regulagem da mistura.
      Boa sorte com sua moto,
      Jeff

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