sábado, 19 de outubro de 2013

Uma economia imoral dos fabricantes que pode te matar

Os fabricantes têm obrigação de tomar os devidos cuidados para que suas motos não se desmantelem, colocando em risco a vida de seus proprietários/ocupantes/circunstantes. 

É fato que a vibração intensa das motos faz alguns parafusos se afrouxarem com o tempo.

Um cuidado muito simples e de custo desprezível para impedir acidentes por peças soltas seria aplicar trava química nesses parafusos já na linha de montagem.


Trava química é um adesivo forte que impede o afrouxamento de parafusos e porcas de componentes vitais. 


Ao custo de alguns centavos (se tanto) por fixador travado, eles impediriam que acidentes potencialmente fatais acontecessem. Se tivessem interesse.

É o caso da fixação da trava do guidão, que eu já havia comentado na postagem Um parafuso solto que pode te matar.



A denúncia desse problema foi feita aqui e também no blog Meu Amigo de Lata, de onde vem essa imagem.

Se eu já havia comentado isso, porque estou retomando o assunto?

Porque esta semana aconteceu um fato novo: falei com alguém que se acidentou há poucos dias por conta disso.

Lembra aquele dia que fui obrigado a mudar a posição da moto porque ela estava atrapalhando a passagem?

É claro que não lembra, porque eu antecipei esta postagem e aquela ainda não só foi publicada mais tarde... foi maus aê.

Mas naquele dia, a pessoa que estava estacionada atrás de mim gentilmente se ofereceu para retirar sua moto a fim de facilitar minha manobra.

Agradecendo a gentileza, comentei sobre este blog, e fui surpreendido com a resposta: "Eu conheço, o senhor (ai!) falou com meu marido sobre o blog e a nossa kansas, uma prata".

Ora, fiquei contente, claro. Mas aí veio a notícia ruim:

Eles tinham se acidentado há poucos dias, o guidão da kansas em que eles estavam travou e a moto guinou para o lado, batendo num muro.

Felizmente se machucaram pouco, mas a moto sofreu danos graves, agora estão negociando com a concessionária para ver quem vai arcar com o prejuízo.

Esse tipo de acidente não é exclusividade da dafra, pode acontecer com qualquer moto de qualquer fabricante (PS: que use trava desse modelo), mas com a dafra a incidência desse tipo de coisa é elevada.

Mas não é apenas por isso que estou escrevendo esta postagem.

O fabricante sabe que a trava do guidão das kansas (e não só das kansas) tem a propensão de se soltar desde que as motos foram lançadas; não apenas porque as concessionárias relatam ao fabricante, mas porque o assunto foi discutido no fórum de proprietários acompanhado por eles.

Nem precisava esse trabalho todo, era só buscar no google:


Fonte: google

Mas o fato grave é que eles não tomaram qualquer atitude desde que os problemas foram postados no fórum das motos dafra. 

Dá só uma olhada na postagem abaixo:



Reparou na data? Vou dar um zoom para facilitar:

Pois é, 30 de janeiro de 2009. 

Lá se vão quase 5 anos de inércia e negligência.

Se a dafra e outros fabricantes tivessem alguma preocupação com a segurança dos ocupantes das motos vendidas por eles, bastava pingar uma gota de trava química nos parafusos da trava do guidão, na linha de montagem ou nas concessionárias, e acidentes como esse não aconteceriam.

Ao custo de centavos, se tanto.

Mas se acidentes como esse não acontecessem, as vendas de peças de reposição não seriam tão boas, não é mesmo, fabricantes?

Um par de bengalas (para a moto, não para o piloto) fica na casa dos 700 reais. Um conserto de uma batida como a do casal proprietário dessa kansas prateada vai ficar na casa dos 1000 a 1200 reais, chutando por baixo.

Mas eles tiveram a sorte de bater num muro.

Se tivessem sido jogados para baixo de um caminhão, teriam sofrido morte horrível.

Mas a dafra e outros fabricantes não estão nem aí, porque para eles seria apenas a perda de uma venda entre tantas outras vendas que certamente ocorrerão.


Sim, eu acuso todas as empresas que não colocam trava química nos parafusos da trava do guidão de negligência criminosa.

E nesse saco não escapa muita gente, até onde eu sei, honda, yamaha, dafra, seja quem for, estão todos no mesmo nível de negligência. 

Me informem quem está aplicando trava química que eu faço uma postagem me retratando.

As outras montadoras eu não sei, mas a dafra eu posso provar que foi avisada e não tomou providência alguma, como mostrado acima.

Se parece que eu tenho implicância com a dafra, é porque tenho mesmo; sou proprietário e tenho o dever de criticar e divulgar para que outras pessoas não sejam vítimas da omissão vergonhosa dessa empresa. 

Há outras negligências criminosas dessa empresa denunciadas lá no fórum da dafra e aqui neste blog.


Quem coloca a vida dos outros em perigo e foge das responsabilidades dizendo que a culpa é dos usuários faz como o bandido que atira e acusa a vítima de ter reagido.


Merece ir para a cadeia, no mínimo.


Quanto a você, inspecione, aplique trava química, reaperte e não morra por causa da ganância irresponsável dos fabricantes de motos.

Ou faça como eu, arranque logo esse pino assassino e use uma trava de corrente.


Um abraço,


Jeff

ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário