Comprei a edição de outubro da revista Duas Rodas, e havia um DVD encartado, Segurança em Duas Rodas — Dicas para uma Condução
Segura.
O nome prometia, e lá fui eu assistir à produção da equipe da revista Duas Rodas com patrocínio da
Mobil.
Imagem: DVD encartado na edição nº 457 da revista Duas Rodas, outubro de 2013
Dicas de segurança são sempre bem vindas, mas me surpreendeu
a maneira como eles deixaram de aproveitar bem essa ótima oportunidade de divulgar dicas de pilotagem defensiva.
Assisti aos cinco vídeos e vi dicas de segurança muito, mas muito básicas, mais básicas que as descritas aqui... além de alguns erros que considero
crassos.
Logo na introdução eles falam que vão mostrar as principais
dicas de como pilotar sua moto, tanto na cidade como na estrada, incluindo as melhores técnicas
para fazer curvas e frenagens.
Aí começa o de sempre: usar os dois freios a 70/30, inverter
a relação com pista molhada, o básico básico. Só que não saiu disso.
1º absurdo, a dica para frear usando apenas dois dedos com pista molhada para
evitar travar a roda dianteira.
Sabe... frear em condições normais não exige esse cuidado, você consegue dosar a frenagem com todos os dedos.
E se precisar frear mais forte, já estará com os quatro dedos no manete.
Mas condição normal é condição normal, o problema é a frenagem no susto, na emergência.
Quero ver quem é que vai pensar em ir com dois dedinhos vendo a traseira do caminhão crescendo na sua frente.
E se estiver só com dois dedinhos, de onde vai tirar força para aumentar o esforço. Não gostei dessa dica, receio que possa induzir a acidentes.
Depois disso, aí entra o Eric Granado, piloto patrocinado pela Mobil, como
se fosse o cara mais experiente do mundo, dando dicas a um novato:
Manter os pés horizontais nas pedaleiras, joelhos junto ao
tanque, adotar uma postura relaxada, capacete bem afivelado.... Uou, massa, mudou a vida do novato!
Agora vão começar as dicas, as melhores técnicas para fazer curvas, certo?
Errado, acabou de acabar o bloco Dicas de Pilotagem.
Foi constrangedor ver o novato agradecendo ao Eric pelas dicas.
Ah, tenha dó, vai.
E cadê as melhores técnicas para fazer curvas?
Não deram a cara em 4:10 minutos.
Será que estão no segundo bloco, Dia a Dia no Trânsito?
Não, não estão.
Não dá para falar muita coisa em 2:58
minutos.
Eles poderiam ter investido um pouco mais nesse tema,
afinal, é o dia a dia no trânsito, né?
Teria muita coisa para falar da pilotagem que mais utilizamos. Mas não, nem 3 minutos, tchau i bênçaum.
Terceiro bloco, Pronto para Viajar, menos que o básico, aí vem um casal com muita
experiência em viagens internacionais dando dicas para pegar a estrada.
Pena que para eles pegar a estrada seja ir pro Atacama.
Fala-se de como organizar as roupas no baú, mas não se fala em ultrapassagem, a manobra mais arriscada da estrada; achei que a abordagem destoou da proposta do DVD.
Destaque do bloco, as dicas da garupa:
Viajar o mais recuada
possível para não bater capacetes, não atrapalhar os movimentos do piloto... e não esquecer a nécessaire porque a
maquiagem não pode faltar numa viagem.
Dane-se o controle sobre a moto, dane-se a segurança; não pode bater capacete e faltar maquiagem.
As melhores técnicas de curvas na estrada?
Não sobrou tempo para falar disso em 4:18 minutos, precisavam mostrar as fotos das viagens.
Não tenho certeza de ter ouvido a palavra ultrapassagem no bloco inteiro. Fui lá conferir, não fala mesmo.
Quarto bloco, Mobilização Manutenção da Moto, mais propaganda.
A pérola:
“A cada 1000 km tem que checar se o nível do lubrificante
não está abaixo do recomendado”.
Meu caro, minha cara, se você deixar para olhar o nível do
óleo a cada mil km e fizer uma viagem, ou usar a moto intensamente, corre o risco de achar só fumaça e borra no cárter.
OK, estou exagerando, mas o limite para inspecionar o óleo é a
cada 500 km, não mais do que isso.
O ideal é todo dia pela manhã, pois um vazamento pode começar literalmente do dia para a noite.
Quanto a trocar o óleo depois de 1000 km... é ruim, hein?
O ideal é todo dia pela manhã, pois um vazamento pode começar literalmente do dia para a noite.
Quanto a trocar o óleo depois de 1000 km... é ruim, hein?
A pérola visual:
O cara chegando em casa com a moto e inspecionando o nível
com a moto inclinada... pouta descuido, meu!
Se você quer ensinar como se faz, tem que ensinar
corretamente: a moto tem que estar niveladinha e com o motor frio.
Medir o nível com o motor quente vai dar uma indicação errada
porque o óleo estará dilatado pelo calor; o certo é fazer isso depois que a
moto esfriar e de acordo com as instruções do manual.
O importante é garantir o nível correto o tempo todo. E você
só consegue aferir o nível com a moto nivelada. Inclinar a moto para qualquer
lado dará uma indicação falsa para menos ou para mais.
Fim do bloco de 4 minutos com generosas esguichadas de
lubrificante para corrente em aerossol (adivinha a marca?)
E aí vem a quinta e última seção, Equipamentos de Segurança.
Pérola do bloco:
A narradora falando “descalço, nem pensar” enquanto a imagem
mostra alguém pilotando de chinelos.
Motivo do "descalço, nem pensar": o risco
de ralar os pés.
Bom, acho que isso era meio óbvio, né? Ninguém precisa assistir a um vídeo sobre
condução segura para descobrir isso.
Mas o problema é novamente a falta de pesquisa:
A legislação proíbe o uso de chinelos, que podem atrapalhar
o comando da moto, mas não proíbe pilotar descalço.
Certamente é um fator de risco, porque os pés ficam suados, pés
molhados escorregam nas pedaleiras, etc., mas o vídeo não fala sobre a
proibição e o risco dos chinelos e outros calçados inadequados, uma situação muito
mais comum.
3:15 e sobem os letreiros, acabou o DVD que poderia ter sido
gravado num CD.
Claro que frisei os pontos que considero negativos, tem
outras coisas que não mencionei porque não dá para resumir tudo. Mas as coisas
certas são a obrigação de quem se propõe a fazer um DVD desses, é o mínimo que se espera.
É sempre bom conhecer o máximo possível sobre segurança de
pilotagem e o DVD é gratuito, e para quem está em dúvida sobre sua primeira
moto, a revista ainda tem um comparativo muito interessante sobre as novas Titan
e Fazer 150, com um resultado surpreendentemente surpreendente.
Eu nem devia estar fazendo propaganda da revista, porque
denunciei para eles os escândalos que atormentam os proprietários de motos iguais à minha, e eles deram uma de Zé Manquinho.
Ou João Sem Braço, sei lá.
Resumindo, fiquei com a sensação de que o trabalho poderia
ter trazido muito mais informações.
Será que guardaram as melhores técnicas de fazer curvas para
o mês que vem?
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário