terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sua primeira moto será uma Kansas? Eu te avisei...

Se você escolher uma Kansas, então muito cuidado!

Os casos de motos com quadros quebrados continuam acontecendo e a empresa não se manifesta sobre fazer um recall.

Hoje mesmo fiquei sabendo da quebra do quadro da moto de um amigo, leitor deste blog, o Edifrans.


A moto do Edi à esquerda, minha Jezebel à direita.
Laranjinhas com histórias pra contar.
As fotos e a descrição você encontra em http://dafra.forumais.com/t4612p20-quadro-quebrado#88017

Uma coisa é ouvir falar de um caso ou outro na internet, outra muito diferente é ficar sabendo que aconteceu com um amigo seu.

Confesso que o caso do Edi não foi o primeiro ocorrido com um conhecido; no fórum em que participamos, diversos postadores vieram relatar a quebra de seus quadros. 

Paulinho Alma, Noodles, Oalexandre, Magdiel, Belmiro, Lord_Nyo, Lando... frequentadores habituais do fórum em que volta e meia alguém aparece para dizer que foi o contemplado da vez.

Mas até agora esses participantes eram meus conhecidos virtuais; a coisa assusta mesmo quando seu amigo, com uma moto que você conhece, com quem viajou várias vezes, e sabe o cuidado que ele tem com a moto, aí esse amigo vem e relata que poderia ter morrido nesta manhã.

Pior ainda, com seu filho na garupa a caminho da escola.

Felizmente, ao perceber a instabilidade da moto, ele parou antes que a moto se desintegrasse totalmente.

Mas poderia ter ocorrido uma tragédia, e a única responsável é essa dafra (não merece um D), empresa negligente não apenas quanto ao recall dos modelos anteriores a 2010, mas também quanto à quantidade de óleo de Kansas e Speeds.

Quanto aos modelos recentes da Kansas, ouvi um relato de um caso de ruptura de quadro envolvendo uma moto 2011 (apesar do reforço do quadro a partir dos modelos 2010), mas não tive como conferir. Então, fique de olho!

Há mais de um ano eu abri dois processos no Ministério Público Federal daqui de Santa Catarina para que fossem investigados esses dois escândalos, os quadros quebrando e as motos sendo entregues sem óleo suficiente nas revisões.

O MPF entendeu que a empresa tem o direito de ser omissa e nós, consumidores, temos o direito de espernear, porque eles não vão fazer nada.

Uma decisão equivocada do MPF-SC e que espero seja revertida em breve.

Enquanto isso, caso você queira comprar uma Kansas, não deixe de conferir periodicamente a integridade do quadro no tubo localizado debaixo do tanque, exatamente sobre o motor. Saiba mais detalhes clicando aqui.

E coloque óleo suficiente para atingir o nível recomendado de acordo com o manual do proprietário antigo, sem se preocupar com a quantidade que está errada.

Gosto da minha Kansas, mas não posso deixar de alertar as pessoas sobre os riscos que estão correndo.

Obrigação essa que seria do fabricante, não minha.

Mas cada um tem a sua consciência e faz o que pode.

Ou não.


PS: Tem novidade sobre este assunto na postagem Reforço do quadro da Kansas.


Boa sorte,


Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

4 comentários:

  1. Wagnão, Vinícius, a indignação é tamanha que até me embrulha o estômago. Empresinha nada séria.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  2. Eu já comentei isso lá no forum... mas não me lembro das respostas. Uma vez levei a minha kansas num bom mecânico para uma revisão completa e mencionei sobre a fragilidade do quadro deste modelo. Ele falou o seguinte: quadro partindo, em 90% dos casos, é parafuso do motor frouxo. Ele comparou o efeito ao de uma britadeira. De fato, depois de pegar a moto, ele me falou que haviam parafusos frouxos no motor e na direção. A vibração da moto diminuiu e ele falou que meu quadro estava zero km ainda e assim está até hoje, graças a deus. Acredito que a regra também valha para os amortecedores trazeiros, folga na balança, direção, suspensão dianteira muito mole e dando final de curso o tempo todo, etc.

    ResponderExcluir
  3. Mano, como funciona esse lance de reforço no quadro? Só chegar no funilero e ele sabe o que fazer?

    ResponderExcluir