terça-feira, 29 de outubro de 2013

A esperteza dos fabricantes e a ingenuidade do povo - Parte 3 de 5

Não sei se ficou claro na postagem de ontem, mas:

Quando você confere erradamente apenas tirando a vareta e encontra o óleo no nível mínimo, na verdade seu motor está rodando com o óleo bem abaixo do mínimo, entendido?

Pois bem:

Lendo o manual do proprietário e fazendo o procedimento de medição corretamente, na manhã seguinte à retirada da revisão, com a moto nivelada no cavalete central, o motor frio, ligando o motor por alguns minutos e desligando, tirando a vareta, limpando e colocando a vareta sem girar*, você comprova que a quantidade de óleo determinada pelo fabricante não permite atingir o nível ideal recomendado por eles mesmos

*Verifique o procedimento exato no seu manual, pode haver variações de um fabricante para outro.


Ninguém pode dizer que 
eles não te avisam...
Com essa quantidade o óleo sempre fica bem perto do nível mínimo, aquele que seria o limite para você adicionar mais óleo a fim de evitar rodar com uma quantidade menor do que a recomendada para não sofrer sérios danos.

Ou seja, com sua moto rodando com nível de óleo baixo assim que sai da concessionária, assim que o óleo for consumido naturalmente, o nível sairá da faixa segura e sofrerá sérios danos. 

Você até corre o risco de trocar o óleo, subir uma serra e fundir o motor, como eu já vi acontecer.

Mas o problema não está só em viagens. 

Se você não corrigir o nível de óleo na primeira oportunidade, a vida útil de seu motor, que poderia ser de centenas de milhares de km, será reduzida a apenas algumas dezenas de milhares de km.

Normalmente, 50 a 60 mil km. Em alguns casos, apenas o suficiente para acabar o período de garantia. Às vezes, nem isso. 

O cliente na visão de marquetingueiros
E mesmo que ainda durante a garantia seu motor pife por falta de óleo crônica, eles tirarão o corpo fora alegando que isso ocorreu porque você deixou de fazer a reposição de óleo conforme o manual.

E não adiantará levar o caso à Justiça, porque para o juiz, será a sua palavra contra a deles. Quem entende mais de moto, você ou o fabricante? Pois é, você não tem chance.

Você descobrirá o quanto seu fabricante está dizendo meias-verdades se medir o nível de óleo exatamente conforme o manual na primeira manhã depois de tirar a moto da revisão, ou no dia seguinte a uma troca com a quantidade indicada, quando o motor estiver frio. 

A leitura com óleo quente mascara o resultado por causa da expansão térmica do óleo.

Quando você faz a medição como deveria, descobre que cerca de 200 ml de óleo (num motor de 1 litro) ficam presos no cabeçote e galeria de óleo. 

Por causa da válvula de* retenção da bomba de óleo, essa quantidade ficará retida por várias horas, escoando muito lentamente.

*Corrigindo a informação, somente motores maiores usam válvula. Nos motores pequenos, o óleo retorna através das folgas extremamente estreitas da própria bomba de óleo. Obrigado! 

É por isso que se você simplesmente tirar a vareta pela manhã e medir sem ligar o motor, com todo o óleo no cárter, o nível parecerá suficiente.

Mas na hora em que você ligar o motor, de acordo com os critérios estabelecidos pelo fabricante, faltarão quase 20% da capacidade de óleo, exatamente o correspondente à faixa segura da vareta medidora.

Ou seja, as próprias concessionárias não cumprem o que está estabelecido no manual; não medem e completam conforme dito por eles mesmos; deixam essa tarefa para você. E você confia neles e dança. 

Achou que era só isso?

Aí vem mais um macete de informação contraditória:

No manual eles falam que o óleo tem que ficar entre as marcas de nível da vareta, e alguns fabricantes dão a entender que você só deve se preocupar em repor o óleo quando ele estiver na marca de nível mínimo.

Isso está muito errado.

Com essa informação você confia que está tudo bem rodar com o nível de óleo lá embaixo, certo?

Engano seu! 

Eles sabem que você vai pensar dessa maneira, afinal ninguém ensina Mecânica na escola. Agradeço muito ao seu Antônio, meu pai, que me orientou a fazer o curso técnico. Hoje eu vejo a importância disso.


nível de óleo tem que ficar ali dentro daquela faixa existente na vareta medidora e, quanto mais alto, melhor para a lubrificação, o arrefecimento e a vida útil de seu motor. 

Olhe o exemplo desses caras aí da imagem que eu não sei quem são (provavelmente é uma vareta de motor de carro): 

Apesar de dizer que a faixa segura é lá em cima na vareta, eles falam para colocar óleo só quando o nível chegar lá embaixo. 

Percebeu a contradição? 

É frequente encontrar nos manuais de motos frases do tipo "se o óleo estiver abaixo do nível mínimo, adicione óleo até o nível correto". 

Com o nível abaixo do mínimo seu motor já está dançando a valsa do adeus há tempos... se for medido erradamente, então...

Percebeu quem é que será prejudicado com essas informações contraditórias? 

E quem lucrará vendendo peças de reposição e motos novas?

Você não precisa acreditar apenas no que eu digo! 

Comprove você mesmo: 

Faça o procedimento exatamente como descrito nas páginas internas do manual do proprietário, nunca com o motor quente. 

Você irá constatar que a concessionária te entrega a moto com o mínimo de óleo possível, muito conveniente para eles e péssimo para você. Se for uma dafra Speed ou Kansas, nem o mínimo você encontrará.

A menos que você se defenda, os fabricantes continuarão contabilizando vendas de peças de reposição e vendas de motos novas às suas custas, porque quanto antes sua moto começar a fumar e bater o motor, mais cedo você pensará em comprar outra.

Lembre-se:

O fabricante manda colocar apenas o suficiente de óleo para que sua moto não dê problema durante o período de garantia; depois disso, o abacaxi será todo seu.

É claro, você sempre poderá optar pela pílula azul e continuar achando que a fabricante de sua moto é a empresa mais legal do mundo.

Um abraço,

Jeff

Caso não tenha mais o manual, as cópias de alguns modelos mais vendidos estão aí em baixo. Abra em outra aba do navegador para ler agora em tamanho grande. Para facilitar, imprima a página do manual da sua moto para ter o procedimento à mão na hora da medição.


Processo de medição da honda Titan:


Processo de medição da yamaha Factor (se não me engano, verifique antes):



Processo de medição da dafra Kansas 150:










Processo de medição de outras motos:


[se alguém tiver figuras dos manuais de outras motos onde ocorre a mesma coisa, me envie que eu posto aqui.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário