quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como ir para casa usando um chiclete

Antes de comandar as tropas em Stargate, o agente MacGyver fazia merchandising de jipinhos japoneses e improvisava as saídas mais mirabolantes com pouquíssimos recursos à mão. Alguém ainda fala mirabolante?


Além de lançar a moda dos cabelos esquisitos usados por cantores sertanejos, o MacGyver era capaz de construir uma asa delta (perfeita e voadora) com os restos de um satélite caído, ou tampar vazamentos de tanques de ácido sulfúrico usando barras de chocolate.


A única ferramenta que você precisará na vida. Além de chiclete, laça-gato e fru-fru.
Imagem: http://todaymade.com/blog/solve-customer-problems/ Como resolver problemas de marketing dos clientes à moda McGyver.

Mas que eu saiba o MacGyver nunca usou um chiclete para fazer uma moto funcionar; isso quem fez foi o Daniel, o colaborador não assumido (no bom sentido) daqui do blog.

Ele usou um chiclete para tampar o furo deixado pelo parafuso de mistura do carburador, que havia caído (lembra da vibração? pois é.)

Se cai o parafuso de mistura (aquele que fica de cabeça para baixo no carburador), não é possível fazer uma dosagem adequada e o motor morre por excesso de ar.

Bloqueando esse furo com um chiclete, o motor terá de funcionar acelerado porque não contará com a marcha lenta, mas será o suficiente para te levar para casa ou para a motopeças mais próxima, com cuidado para não deixar o motor morrer.

É algo raro de acontecer, mas como eu vi, não é impossível, então fica a dica. Aumente a rotação de marcha lenta, bote o motor pra funcionar e vá até a motopeças mais próxima, compre um jogo de reparo do carburador por 5 reais, ou vá até a concessionária e contribua para manter o emprego da galera.

Instalar esse parafuso não requer habilidade, basta girá-lo com a mão até o fim (sem forçar), e depois retorná-lo pelo número especificado de voltas que aparece em seu manual do proprietário, geralmente algo entre 1,5 a 2,5 voltas, a regulagem que fizer o motor funcionar mais redondo.

Agora o Daniel precisa inventar um jeito de os quadros de Kansas não se desmancharem, porque o fabricante até agora não se dignou a dar uma solução.

Desconfio que vamos ter de usar algo mais forte que chiclete.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

2 comentários:

  1. Taí, Fabio, um prego é quase um clipe,,, hehehe
    Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
    Jeff

    ResponderExcluir
  2. Taí, Fabio, um prego é quase um clipe,,, hehehe
    Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
    Jeff

    ResponderExcluir