terça-feira, 8 de outubro de 2013

Capotagem com o freio dianteiro

Reportagem: http://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2013/02/adolescente-de-17-anos-morre-em-acidente-de-moto-em-montes-claros.html

Certa vez eu comentei que era idiotice dizer que o freio dianteiro a disco seria mais perigoso que o freio a tambor porque supostamente poderia fazer a moto capotar. 

Bem, continuo acreditando nisso, e este acidente é uma boa prova.


Conseguir capotar a moto atuando o freio dianteiro é muito difícil, mesmo que ele seja a disco. 


O acidente não aconteceu por causa dos freios.

Note que a moto capotou usando o ineficiente freio a tambor. 


Então, apesar de parecer inicialmente o vilão da história, devemos procurar a causa em outro local, e não no freio dianteiro.


Afirmo que essa moto não teria capotado se o piloto estivesse usando calçados adequados e os pés não tivessem escapado das pedaleiras.


O fator fundamental, dito no texto da matéria, foi que o piloto estava de chinelos, ultrapassou o sinal vermelho e tentou frear no desespero.


Seus pés escorregaram das pedaleiras e ele tentou se segurar cravando os controles das mãos, travando o freio dianteiro.


Não se pode culpar nem a moto e nem os freios.

Não é o tipo de freio em si que é perigoso, mas sim a falta de aprendizado no uso dos freios, somado aos abusos tradicionais: excesso de velocidade e pilotagem sem as mínimas condições de segurança.


Para pilotar e sobreviver, basta usar a mesma velha receita de sempre:


O piloto tem de ter controle total sobre a moto em qualquer situação, e isso envolve:


- ser habilitado, 

- usar calçados e trajes adequados, 
- adotar uma postura correta nos controles,
- pilotar em velocidade compatível, 
- respeitar a sinalização, 
- treinar as técnicas de frenagem e manobras de emergência.

A importância da firmeza dos pés nas pedaleiras eu já comentei nesta postagem, e sobre o uso de calçados adequados nesta aqui e nesta outra


Falei até sobre a necessidade dos calçados terem saltos.


Não se descuide desse item de segurança fundamental. 


Escorregar o pé da pedaleira durante uma frenagem de emergência pode ser fatal.


Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário