Certa vez eu comentei que era idiotice dizer que o freio dianteiro a disco seria mais perigoso que o freio a tambor porque supostamente poderia fazer a moto capotar.
Bem, continuo acreditando nisso, e este acidente é uma boa prova.
Conseguir capotar a moto atuando o freio dianteiro é muito difícil, mesmo que ele seja a disco.
Note que a moto capotou usando o ineficiente freio a tambor.
Então, apesar de parecer inicialmente o vilão da história, devemos procurar a causa em outro local, e não no freio dianteiro.
Afirmo que essa moto não teria capotado se o piloto estivesse usando calçados adequados e os pés não tivessem escapado das pedaleiras.
O fator fundamental, dito no texto da matéria, foi que o piloto estava de chinelos, ultrapassou o sinal vermelho e tentou frear no desespero.
Seus pés escorregaram das pedaleiras e ele tentou se segurar cravando os controles das mãos, travando o freio dianteiro.
Não se pode culpar nem a moto e nem os freios.
Não é o tipo de freio em si que é perigoso, mas sim a falta de aprendizado no uso dos freios, somado aos abusos tradicionais: excesso de velocidade e pilotagem sem as mínimas condições de segurança.
Para pilotar e sobreviver, basta usar a mesma velha receita de sempre:
O piloto tem de ter controle total sobre a moto em qualquer situação, e isso envolve:
- ser habilitado,
- usar calçados e trajes adequados,
- adotar uma postura correta nos controles,
- pilotar em velocidade compatível,
- respeitar a sinalização,
- treinar as técnicas de frenagem e manobras de emergência.
A importância da firmeza dos pés nas pedaleiras eu já comentei nesta postagem, e sobre o uso de calçados adequados nesta aqui e nesta outra.
Falei até sobre a necessidade dos calçados terem saltos.
Não se descuide desse item de segurança fundamental.
Escorregar o pé da pedaleira durante uma frenagem de emergência pode ser fatal.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário