Jezebel, não faz isso comigo... |
O motor de partida de Jezebel se recusou a funcionar pela manhã.
Certamente não era problema de bateria, porque a luz do neutro e as buzinas estavam firmes e fortes.
Então restavam três possibilidades:
- o próprio motor de partida (desgaste das escovas),
- o relé de partida,
- o interruptor de partida.
Para quem não conhece, relé de partida é o dispositivo que usa a corrente fraquinha enviada pelo interruptor e a faz passar por uma bobina, criando uma força magnética que atrai e fecha os contatos parrudos que deixam passar a correntona consumida pelo motor de partida.
Mas como identificar qual componente estava com problema?
Foi isso que aprendi, e repasso aqui:
Quando o interruptor de partida não está funcionando, a luz do neutro permanece firme e forte, sem variar.
Se a encrenca é no relé de partida, a luz do neutro dá uma enfraquecida muito discreta (está passando uma pequena corrente pela bobina do relé, mas ele está travado).
E quando o problema é mesmo no motor de partida, a luz do neutro dá uma piscada e, apurando o ouvido, você escuta o clique dos contatos do relé energizado se fechando, e o motor de partida não dá sinal de vida, no máximo uma gemidinha.
Recentemente descobri mais um componente que pode causar esse problema, o mau contato do conector do chicote principal.
Reportei em detalhes e imagens na postagem do dia 25 de junho de 2017:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/06/o-que-aconteceu-com-jezebel.html
E o leitor Alex Alves enviou mais uma colaboração, ele descobriu que respiro do cárter estava bloqueado com borra de óleo.
Isso dificultava a partida, bastou limpar / desentupir a mangueira de respiro, problema resolvido sem gastar nada.
Outra coisa que pode atrapalhar a partida é o entupimento do escapamento por acúmulo de fuligem e borra de óleo em motores bem rodados.
E até já vi na internet uma moto com um vergalhão de aço enfiado no escapamento, coisa de algum vizinho invejoso ou mexânico desonesto querendo arranjar clientes no bairro...
Sabendo onde está o problema, você não será enganado com a estória "tem que trocá o motor de partida, prá ocê eu fasso só 200 reau".
Raramente será necessário trocar todo o motor, e um jogo de escovas é barato, assim como a mão de obra para sua troca.
As despesas com relé ou interruptor de partida são bem menores. Um relé sai por uns 30 reais.
Já um conjunto direito de interruptores vai custar algo entre 20 e 50 (motos nacionais) ou XXX reais (na concessionária), mas uma oficina honesta nem vai te cobrar para soltar os dois parafusinhos e limpar os contatos.
Às vezes é possível recondicionar, 10 reais e olhe lá.
Essa pane também me ensinou mais uma:
Minha moto chinesa (nada contra) não permite desmontar e recondicionar o interruptor de partida; pifou, tem de trocar o conjunto inteiro.
Igual, só na concessionária, 15 dias de espera, preço xxx!
Como x = ha, então 3x = 3ha, portanto preço na concessionária = fatorial (!) de hahaha.
Obviamente, estou providenciando a troca por um conjunto nacional, e dane-se a originalidade.
Vou ficar muito mais feliz com as peças não originais e sabendo que aquela empresa que não respeita seus clientes não verá centavo algum do meu precioso dinheirinho.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Olá, Nilma
ResponderExcluirA resposta para sua pergunta está na postagem de hoje.
Boa sorte!
Jeff
Valeu. Muito bem elaborado.
ResponderExcluirAlguém sabe aonde recondicionar relês com problema ?
ResponderExcluirAlguém sabe aonde recondicionar relês com problema ?
ResponderExcluirSimples e infinitamente genial seu conhecimento muito OBRIGADO.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirboa tarde , muito bom esse post, minha moto apresenta problema semelhante há esse mas no caso o motor "morre" em pleno movimento geralmente de 2° e 3° marchas e uma coisa interessante é que na ultima vez notei que parado no sinal por exemplo e com neutro acionado a aceleração dela estava aumentando de repente ia para 2,5 3 rpm,logo depois de uns 2 km ao fazer uma curva de 2 marcha e ela foi perdendo força ate estancar meu mecânico aumentou a aceleração para 2 rpm e disse para eu continuar observando , gostaria de saber se teria como me dar alguma dica do que pode ser?
ResponderExcluir???...Troque a vela de ignição que a sua motoca agradece!!!
ExcluirBoa noite,não consigo encontrar o relê de seta da tornado xr250/2004. Poderia ajudar-me?
ResponderExcluirGrato,
Robson.
Olá, Robson. Eu não sei. Talvez voc~e encontre a informação neste endereço:
Excluirhttp://www.tornadeiros.com.br/forum/oficina/1278-rele-do-pisca-tornado-2003-onde-fica
Um abraço,
Jefff
Boa tarde tenho uma twister 06 e quando ligo e dou partida nao da sinal nenhum...apenas pisca o farol...e como agravante ela esta sem painel, entao obviamente nao há luz de neutro.
ResponderExcluirO que será?
Olá, Igor!
ExcluirSe o farol pisca,o relé está funcionando. Me parece um problema de carga insuficiente da bateria. A buzina está soando normal?
Boa sorte,
Jeff
Olá boa noite eu tenho uma fan 2014 e elá está com um problema parecido eu aperto o start e a luz do neutro da uma enfraquecida e o relé estala somente notei também que o farol antes quando girava a chave acendia isso não acontece mais se alguém puder me ajudar sou leigo é meu primeiro veículo obrigado
ResponderExcluirOlá!
ExcluirSe o farol não acende mais, é sinal de que a bateria não tem carga.
Isso pode acontecer por dois motivos:
Ou a bateria é velha, se degradou pelo uso e não consegue mais reter carga, ou então o sistema elétrico não está repondo a carga consumida, e aí seria um problema no regulador/retificador ou no alternador.
Comece aplicando uma carga na bateria, vai te custar uns 20 reais em um autoelétrico. Se não resolver, parta para a substituição do regulador/retificador se comprovado defeituoso, ou então do alternador, que será um componente mais caro e de substituição mais complexa, precisa ser feita em oficina ou por alguém com conhecimentos de mecânica de motos.
Boa sorte!
Jeff
Olá boa noite eu tenho uma fan 2014 e estou tendo um problema minha moto não parte quando aperto o stat a luz do neutro enfraquece e o relé estala somente notei também que meu farol não liga mais quando giro a chave obrigado é meu primeiro veículo
ResponderExcluirOlá, Marcos.
ExcluirSua pergunta foi respondia ontem, veja o comentário acima deste.
Boa sorte,
Jeff
Não consigo encontrar a placa de partida da moto kasinski prima 150 2013,há alguma outra que possa substituir? ??
ResponderExcluirOlá, Lindaci!
ExcluirNão tenho essa informação, mas as kasinski desse modelo eram de fabricação chinesa da zongshen, que costuma basear a mecânica de suas motos em peças compatíveis com as da honda.
Já conferiu se é possível usar a da honda Lead?
É um modelo externamente parecido com a Prima, existe a chance de o motor ser próximo.
A maneira mais correta será levar a peça até uma loja de autopeças e conferir cuidadosamente a compatibilidade antes de comprar.
Boa sorte! Avise a gente sobre o resultado!
Um abraço,
Jeff
Tenho uma fan 2012 ela tá com problemas no rele de partida, já troquei 2 vezes e logo e seguida da problema de novo e só fica tem tem, o queda pode estar estragando ele?
ResponderExcluirOlá, Leitor!
ExcluirIsso é sintoma de baixa voltagem chegando até o relé.
Antes de começar a trocar peças, dê uma conferida em todos aqueles conectores que estão embaixo do banco, antes de chegar no relé. O maior de todos é o principal que alimenta o relé.
Na minha moto aconteceu de os contatos se oxidarem e causarem uma grande resistência, diminuindo a voltagem entregue ao relé.
A resistência foi tão grande que chegou a deformar a carcaça do conector devido ao calor gerado.
Se não for isso, verifique a voltagem gerada pela bateria e reposta pelo conjunto alternador e retificador/regulador. Tete primeiro o retificador/regulador, que é mais barato.
Se ele e a bateria estiverem normais, então o alternador não está gerando carga por problemas nas bobinas, aí só trocando.
Boa sorte,
Jeff
Bom dia Amigo. Minha Bros 125 ES 2004 está com o seguinte problema: às vezes (somente às vezes) ela não pega na partida elétrica, ao acionar o interruptor da pra ouvir um tec, a luz do neutro da uma leve enfraquecida e a moto não pega. Às vezes após insistir algumas vezes ela dá sinal e pega e boa as vezes só no tranco. O que pode ser? Bateria, relé ou as escovas do motor? Obrigado e excelente post.
ResponderExcluirOlá, leitor!
ExcluirRecentemente descobri mais um componente que pode causar esse problema, por coincidência reportei na postagem do último domingo:
http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2017/06/o-que-aconteceu-com-jezebel.html
Um abraço,
Jeff
Tudo bom pessoal??!! Estou aqui para trocar idéias, tirar dúvidas e fazer amizades. Tenho uma twister prata 2006 adquirida a pouco tempo. Ela tá bacana até bem conservada pois está toda original; de uns tempos pra cá ela tá meio tinhosa de manhã quando está frio demora a firmar a lenta. Depois de aquecida fácil de pegar. Mas percebi que quando em curso ela dá umas cortadas como se fosse parte elétrica. Fiz algumas avaliações preliminares e percebi que quando uso o interruptor de partida as vezes deixa de dar sinal de partida isso pode ser desgaste natural é claro mas o que está me deixando curioso é o fato à seguir.Percebi que o regulador de voltagem está aquecendo isso é normal?? Esquenta bastante. Li quase todos comentários e achei legal a troca de experiências. Vou comprar um limpa contato e fazer aquela faxina em todos os pontos de contatos possíveis. Mas se alguém souber apenas tirar a dúvida a respeito do regulador quente me responda ok??!! Um forte abraço a todos e vamos sempre que possível fazer osua trampos em nossas motocas pois ninguém fará o trampo com o mesmo carinho que o dono!!
ResponderExcluirOlá, Alex!
ExcluirO retificador/regulador de voltagem esquenta mesmo, agora é necessário ver o que você considera bastante.
O fundamental é ver se não está aquecendo além do normal que calculo que seja na casa dos 70 graus (nunca medi, estou chutando). 70 graus é o limite para conseguir colocar o dedo sem ser obrigado a tirar rapidamente.
A melhor maneira de ver se ele está com problemas é medir a tensão CC que ele entrega para a bateria. Não pode passar de uns 14 a 15 volts com o motor em alta rotação.
Cortadas podem acontecer por vários motivos, desde o filtro do tanque de gasolina com muita sujeira, mangueira de combustível dobrada, nível da boia do carburador incorreto por encharcamento da boia (10 anos de uso, recomendo trocar).
Mau contato da vela de ignição com o conector, regulagem de válvulas incorreta, cansaço das válvulas dependendo da quilometragem, outro item bom para trocar preventivamente, porque mola de válvula quebrada causa falha catastrófica do motor.
Muito bom fazer essa preventiva dos contatos, aproveite para ver se o conector da vela está bem rosqueado no cabo.
A conexão entre o cabo e o conector é feita por um pino roscado (pelo menos na minha CG 1979 era desse jeito), e ela tende a afrouxar com o tempo, é o tipo de coisa difícil de detectar.
Obrigado por acompanhar o blog, e um abraço,
Jeff
Estou de volta para dizer que "achei" o problema!! Não era elétrica!! E sim o suspiro motor totalmente cheio da borra de óleo derivado dose gases do motor!! Esgotei limpei a caixa do filtro de ar e está perfeita!!
ExcluirJeff Obrigado por ceder este espaço pra gente trocar idéias!!
ExcluirOlha só, aprendemos mais uma!
ExcluirO que me faz lembrar que o escapamento também pode ficar entupido e dificultar a partida com o tempo!
Obrigado a você por compartilhar conosco essa descoberta!
Um abraço,
Jeff
Bom dia ,
ResponderExcluirAlguém poderia me ajudar? De uns tempos pra cá minha fazer 250 2006 vem desligando sozinha quando estou em movimento. Tipo, posso estar a qualquer velocidade que o painel da moto apaga , a mot desliga e depois liga. Quando eu tirei o banco e mexi num fio do positivo que é grosso a moto ligou e o painel acendeu aí a moto funcionou. Alguw sabe o que pode ser ?
Olá, Leonardo!
ExcluirÉ um mau contato no terminal desse fio, ou esse fio está rompido. Conforme a vibração da moto, ele permite ou não a passagem da corrente.
Um abraço,
Jeff
Boa tarde, tenho uma kasinski prima 150, a moto apresenta um problema que vem sendo frequente, mesmo tendo dias que não acontece,a moto vem desligando em movimento não importando a velocidade isso acontece normalmente com ela rodando um tempo grande, assim q paro consigo liga-la de novo sem problema algum porem o problema ocorre logo na sequencia andando 300 m ou 1 km a mais, as vezes duas ou 3 vezes, todas essas vezes a moto liga sem nenhum problema, ouvi falar que pode ser pq a moto está mal carburada ou algum problema no cabo da bateria, cdi, bobina de ignição, vela... o que será que pode ser?
ResponderExcluirOlá, Vitor!
ExcluirSe a rotação de marcha lenta estiver muito baixa, o motor morrerá facilmente, ainda mais se você estiver usando gasolina comum que hoje em dia não vale nada.
Além da possibilidade de ser um mau contato no cabo de vela (entre o conector e a vela ou entre o conector e o cabo), também existe a possibilidade de ser o respiro da tampa do tanque de combustível obstruído (não deixa entrar ar no tanque, então não permite a gasolina descer).
A mangueira do combustível também pode estar deformada, ou o filtro do registro de gasolina pode estar entupido, estrangulando a passagem de gasolina para o carburador.
E até o filtro de ar pode estar muito sujo. Óleo baixo não parece ser a causa, mas verifique o nível pelo método correto, ligando e desligando o motor. Não abuse da quilometragem entre trocas, fabricantes costumam recomendar intervalos longos prejudiciais à vida do motor.
Investigue esses itens antes de pensar em fazer um serviço mais caro. Se for trocar alguma coisa, comece pela vela de ignição, o componente mais barato.
Boa sorte!
Um abraço,
Jeff