Porque ela é a marcha que mais utilizamos no dia a dia.
Temos a impressão de que sempre estamos em 5ª marcha, mas apenas porque é nessa velocidade que mais gostamos de estar.
Descobri isso instalando um velocímetro digital na Jezebel. O original é mais neurótico que o dono da moto, não é raro apresentar erros de dezenas de km/h.
Uso esse aí. Já durou 2 anos, sem problemas. Uma única troca de bateria até agora, e talvez nem fosse necessária. |
Já o velocímetro digital (desses de bicicleta) memoriza a média de velocidade, além da velocidade máxima, hodômetro total e parcial, além de relógio em tempo integral. Discreto e muito prático.
E o que ele revelou, para nossa surpresa, foi o seguinte:
Na estrada, em percursos longos, apesar de tentar manter os 85-90 km/h*, a média fica sempre em 65 km/h, reflexo das perdas de velocidade em subidas, caminhões, curvas, e usamos mais a 5ª e 4ª marchas.
* Velocidade real, não aquele delírio de 140 km/h que o pessoal pensa que uma 125/150 consegue atingir. A velocidade máxima da Kansas sem atingir a faixa vermelha (se tivesse conta-giros) é de 95 km/h (dado do fabricante chinês); a máxima de uma Titan é na casa dos 102 km/h respeitando a faixa vermelha — se a tivesse. Um dia farei uma postagem sobre erro dos velocímetros).
Na cidade, essa média cai para 30 a 35 km/h, exatamente a faixa de utilização da 3ª marcha.
Por isso a terceira marcha geralmente é a primeira a ir embora sem dizer adeus.
Um macete para economizá-la é nunca a utilizar para acelerar intensamente a moto em condições de quase imobilidade, como após passar por uma lombada.
Os motoristas de automóveis estão acostumados a reduzir uma única marcha ao passar por uma lombada digna do nome.
Nas motos de baixa cilindrada, você precisa reduzir três e até quatro marchas para aproveitar o torque fraquinho do motorzinho valente.
Nunca saia de uma lombada em terceira marcha, isso faz com o que o motor se esforce demais, e o sintoma é aquela trepidação que aparece quando você acelera.
Motor trepidando é sinônimo de componentes internos se desgastando além da conta.
Use sempre a primeira ou, se estiver um pouco mais embalado, a segunda marcha.
Um abraço,
Jeff
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