Andando com baixa aceleração, você nota que sua moto faz um ronco grave apenas em uma determinada marcha?
E essa marcha está escapando sozinha, às vezes não engrena direito?
Às vezes a marcha pula fora quando você acelera, deixando você na mão, precisando engatar de novo e o pessoal atrás buzinando e xingando?
Arrisco dizer que isso só acontece na terceira marcha, acertei?
Pois bem, má notícia.
Esses são sintomas de desgaste dos componentes do câmbio.
Os dentes das engrenagens se desgastaram, ficaram cariados, essa é a origem do ronco, e as marchas escapam devido ao desgaste dos ressaltos de acoplamento entre uma e outra.
A coisa só tende a piorar, porque agora
A partir de agora, sem a camada temperada dura, o desgaste será cada vez mais rápido.
Olha só o estado em que estava o meu câmbio com as engrenagens da terceira moídas... O câmbio não chegou a travar, mas estava quase a ponto disso. |
Continuando a rodar nessa situação, chegará uma hora em que os dentes estarão tão finos que se quebrarão e moerão, espalhando pedaços dentro do motor, fazendo um barulho muito feio e podendo causar o travamento da roda traseira.
Essa é uma situação bastante perigosa, porque será impossível controlar a situação com a embreagem.
Quando o problema é no motor (pistão, biela), você ainda consegue isolar o câmbio e a roda traseira das peças travadas, a menos que alguma coisa estoure lá dentro e os pedaços cheguem ao câmbio e travem as engrenagens.
Mas quando o câmbio vai para o além, não existe nada entre ele e a roda traseira.
Quebrou, travou, muito provavelmente você caiu antes de entender o que estava acontecendo.
Agora que você já conhece os riscos, trate de levar sua moto até uma oficina para uma avaliação e prepare seu bolso.
Dependendo da qualidade das engrenagens, seu câmbio poderá passar mais uns 30 mil km roncando antes de desistir de viver.
Mas se for feita com peças chinesas baratas (que hoje são usadas por todo mundo, até pelas montadoras que já tiveram seus momentos de glória), se prepare para encostar a moto e deixar uns 15 a 20% do valor dela na oficina...
Um abraço,
Jeff
PS: Por que a terceira marcha? Assunto para uma próxima postagem.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Procurei pelo vídeo porque da terceira marcha e não achei... pode explicar por que?
ResponderExcluirOlá, Jairo!
ExcluirA terceira marcha é a mais usada no trânsito urbano. A gente pensa que roda o tempo todo a 50 - 70 km/h na cidade, mas a longo prazo não é assim. Eu tinha um velocímetro digital que memorizava informações em longo prazo, inclusive a velocidade média em relação à quilometragem indicada no hodômetro parcial. E constatei que para o trânsito urbano a indicação era de 45 km/h, justamente a faixa de uso da terceira marcha.
Mesmo fazendo viagens longas com velocidade de cruzeiro na casa dos 80 a 85 km/h, a média total do trecho subia para 65 km/h por causa das subidas de serra e negociações de ultrapassagem.
Um abraço,
Jeff
Obrigado, Jeff! Abraços.
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