quinta-feira, 9 de abril de 2015

Moto parada há um ano ligou e morreu

Respondendo à dúvida urgente do leitor André:

Estou comprando uma moto Mirage 250EFI 2010-2011; a mesma ficou parada muito tempo, ~1 ano; o proprietário apenas ligava e eventualmente dava uma volta pequena.


A tampa do tanque indica um pouco de oxidação; o visor do óleo mostra resíduos e sujeiras; a moto andou 6km e morreu! Depois não ligou mais.


Iremos fazer uma revisão incluindo:

1- Limpeza do tanque + troca gasolina + troca filtro gasolina + troca bomba combustível;
2- Troca óleo + filtro de óleo;
3- Troca bateria + Troca retificador (costuma estragar na Mirage) + Troca velas;
4- Verificar pneus + pastilhas + freios
5- Verificar lâmpadas

Mais alguma dica do que poderia ter feito a moto morrer? Mais alguma dica do que precisa ser feito?


Sobre a moto ter morrido, transcrevo a opinião do Vinícius, que apresenta a melhor hipótese:


O fato de a moto morrer pode não ser tão grave assim. Como ele [André] mesmo disse, as Mirages são problemáticas com retificador.


Se o retificador (ou o estator) não estiver carregando a bateria, a moto anda até a carga baixar, não tem energia para a bomba, ela falha e morre. Se não tem energia para a bomba, o que dirá para o motor de arranque.

Considerando que o farol ainda consome 55W, uma moto com injeção eletrônica, tendo para consumir energia nada mais nada menos que uma bomba, alguns sensores, incluindo um que aquece (lambda), uma ECU, dois bicos e sistemas de ignição, e a bateria já está velha, se for realmente isso, andou muito.

E pode ser também os bicos obstruídos. (...) E pode ser também diversos outros problemas, como oxidação em terminais elétricos, que com a vibração acabaram piorando o contato. Até mesmo mau contato nos cabos de vela.


Moto encostada é uma murda, na Kansas o farol parou de funcionar por oxidação no punho, coisa que não aconteceu quando andava com ela todo dia e tomava chuva adoidado.


E este é o pior cenário:


Várias coisas se deterioram em uma moto (ou carro) parada há muito tempo — quando não é utilizada ou ligada de vez em quando — principalmente as borrachas e os fluidos (gasolina, óleo, fluido de freio e líquido de arrefecimento, se for uma moto de arrefecimento líquido), e também as partes metálicas sem proteção de pintura ou tratamento.

Isso é causado pela evaporação e oxidação dos fluidos, e também pela oxidação das peças metálicas. O interior do tanque meio vazio, por exemplo.


Com o tempo, a tendência é tudo virar uma sopa de substâncias reagindo umas às outras, alterando as características dos fluidos ou componentes do motor e outros sistemas.


Os fluidos irão liberar gosmas e borras, os metais formarão capas de óxidos que se desprendem facilmente, as mangueiras de borracha poderão soltar partículas, nada disso passará pelos orifícios muito pequenos quase microscópicos dos injetores de combustível. 


Provavelmente Talvez tenha sido isso que causou a parada do motor, e agora só desmontando os injetores, limpando filtros, talvez só trocando para recuperar o funcionamento.


Em um motor que não foi funcionado durante meses ou anos, as paredes metálicas dos cilindros também se oxidam, e se o motor fica muito tempo sem funcionar, no primeiro acionamento os anéis dos pistões vão arrancar essa capa de óxido das camisas, e o óxido irá para o óleo e circulará pelo motor até ser retido pelo filtro.

Se ele ficar preso nas buchas que servem de mancal, nos rolamentos e nas bronzinas das bielas, esse óxido se tornará uma lixa que apressará o pedido de retífica e abertura para troca de peças desse motor.


Dá para quantificar isso, ter uma ideia de quanto o motor terá sua vida útil abreviada por causa disso? Não, porque não tem como saber o estado em que se encontrava o motor antes da tentativa de funcionamento. 


Tudo isso que você mencionou nessa revisão deveria ter sido feito antes da tentativa de ligar o motor; agora talvez o estrago está tenha sido feito, é torcer para que fique só no sistema de injeção.


E torcer para que não haja outras complicações como o motor começar a queimar óleo. Os retentores de óleo das válvulas do cabeçote são de borracha sintética e tendem a se ressecar e podem apresentar fissuras. 


Se for isso, o motor irá queimar muito óleo e fazer muita fumaça. Esses retentores são fáceis de trocar, não precisa abrir o motor. É o tipo de coisa que faz mais fumaça do que prejuízo, mas certamente impede a moto de ser aprovada em uma inspeção de emissões.


Outra coisa:


Como dito, borrachas se deterioram, ainda mais com o nosso combustível cheio de álcool. 


Etanol é solvente de borracha, e as motos que vêm importadas para cá, se não receberem os devidos cuidados para a troca de componentes expostos ao álcool por outros mais resistentes, terão problemas sérios com isso. 


Se as mangueiras não vierem do exterior já prevendo o uso de etanol, ou se o importador não fizer a adaptação à gasolina ridícula brasileira, elas certamente apodrecerão. 


Sabe quem já importa com mangueiras de combustível resistentes ao álcool, ou faz por aqui essa adaptação? 


Eu também não. Se os fabricantes fazem, não ficamos sabendo.


Então o dono tem que se virar, senão a moto acaba levando a culpa injustamente. Já ouvi falar de vários casos de Mirages que romperam as mangueiras de combustível. 


E já que falamos em borracha, aproveite para trocar pelo menos as câmaras de ar dos pneus. Ser puder, troque também os pneus, por segurança.


Uma moto guardada sem rodar por um ano deveria ficar com as rodas afastadas do solo para não deformar os pneus. Quem faz isso?


Por segurança, o fluido de freio deve ser trocado, assim como todos os selos de borracha dos pistões dos cilindros mestres e pinças. Se possível, as mangueiras também. Essas mangueiras são feitas para trabalhar com álcool, mas se começam a se deteriorar, soltam partículas que podem bloquear os orifícios das pinças.


O resultado é que você aciona o freio, o manete fica duro, mas a pressão está sendo aplicada contra uma rolha de borracha deteriorada antes de chegar às pastilhas, impedindo totalmente o funcionamento do freio. Prudência e caldo de galinha nunca são demais.


Troque ideias com outros proprietários! 


O blog Leão e Sua Moto tem várias dicas sobre Mirages, Kansas e Intruders.


Falei com o Vinícius e reescrevi esta postagem para ficar mais clara.

Então André, eu estou considerando apenas o pior cenário. Com base na opinião do Vinícius, o quadro realmente não precisa ser tão grave como eu pintei — pode ser um problema somente de bateria, ou de bateria e injeção.

Felicidades com a nova moto, e não desanime por essa primeira experiência!


Um abraço,


Jeff e Vinícius

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