terça-feira, 21 de abril de 2015

Lembra daquele acidente?

Na postagem Pneu de moto não pode ficar careca eu falei que a causa provavelmente teria sido um pneu furado...
Postagem: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/05/pneu-de-moto-nao-pode-ficar-careca.html

Encontrei uma reportagem local sobre esse acidente com uma nova foto que talvez permita identificar o verdadeiro causador da perda de controle e invasão da pista contrária:


Reportagem: http://www.ndonline.com.br/oeste/noticias/92404-pai-e-filha-de-nove-anos-morrem-em-acidente-na-sc-283-em-agua-de-chapeco.html

A corrente de transmissão muito folgada pode ter pulado fora da coroa...


Reportagem: http://www.ndonline.com.br/oeste/noticias/92404-pai-e-filha-de-nove-anos-morrem-em-acidente-na-sc-283-em-agua-de-chapeco.html

Ou tanto o pneu quanto a corrente pularam fora do aro e da coroa devido ao arrasto da moto pelo caminhão. 

Ou então o piloto simplesmente errou o momento de fazer uma ultrapassagem... ou passou mal... há várias possibilidades, mas não tenho como provar nenhuma.

Por isso que o trabalho de perícia é tão difícil, a distinção entre causa e efeito precisa ser comprovada com exames minuciosos, e mesmo eles nem sempre permitem chegar a uma conclusão definitiva.

Por via das dúvidas, fica renovado o lembrete.

Não descuide da regulagem da sua corrente de transmissão. Eu canso de ver a moçada pilotando com a corrente se despedindo, acenando um adeus, e o pessoal nem aí.

Corrente excessivamente frouxa pode matar! 

Ela precisa ter uma pequena folga, mas essa folga não pode aumentar a ponto de a corrente chegar perto do cavalete.

Uma corrente embarrigada como essa aí debaixo precisa ser conferida. 



Uma pequena barriga é normal, mas se a barriga ultrapassar o limite recomendado e a corrente não for regulada imediatamente, ela irá pular fora — sim, a coisa é traiçoeira e exige atenção diária.

Essa folga da foto me parece superior aos 3 centímetros recomendados, portanto exigiria regulagem.

E como se mede essa distância? 

Ao levantar a parte central da corrente (o ponto mais baixo da barriga) ela deverá subir no máximo a distância recomendada para sua moto. 

Não é a distância somada entre o tanto que subiu mais a espessura da corrente!

Olhe um ponto fixo da corrente, por exemplo o centro de um elo — é esse ponto que tem que subir no máximo a distância recomendada.

Na maioria das motos esse valor é de 3 centímetros, mas pode ser um pouco maior nas motos de trilha e um pouco menor nas motos custom — verifique o manual da sua moto e, se possível, meça com alguém do seu peso sentado sobre a moto e ela apoiada sobre as rodas.  

Desculpe voltar a falar deste assunto, mas é um daqueles cuidados essenciais que os proprietários novatos subestimam, assim como a importância do nível de óleo correto para a vida do motor — ambos apresentam risco de travamento e queda em alta velocidade.

Um abraço,

Jeff

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