Postagem: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/05/pneu-de-moto-nao-pode-ficar-careca.html
Encontrei uma reportagem local sobre esse acidente com uma nova foto que talvez permita identificar o verdadeiro causador da perda de controle e invasão da pista contrária:
Reportagem: http://www.ndonline.com.br/oeste/noticias/92404-pai-e-filha-de-nove-anos-morrem-em-acidente-na-sc-283-em-agua-de-chapeco.html
A corrente de transmissão muito folgada pode ter pulado fora da coroa...
Reportagem: http://www.ndonline.com.br/oeste/noticias/92404-pai-e-filha-de-nove-anos-morrem-em-acidente-na-sc-283-em-agua-de-chapeco.html
Ou então o piloto simplesmente errou o momento de fazer uma ultrapassagem... ou passou mal... há várias possibilidades, mas não tenho como provar nenhuma.
Por isso que o trabalho de perícia é tão difícil, a distinção entre causa e efeito precisa ser comprovada com exames minuciosos, e mesmo eles nem sempre permitem chegar a uma conclusão definitiva.
Por via das dúvidas, fica renovado o lembrete.
Não descuide da regulagem da sua corrente de transmissão. Eu canso de ver a moçada pilotando com a corrente se despedindo, acenando um adeus, e o pessoal nem aí.
Corrente excessivamente frouxa pode matar!
Ela precisa ter uma pequena folga, mas essa folga não pode aumentar a ponto de a corrente chegar perto do cavalete.
Uma corrente embarrigada como essa aí debaixo precisa ser conferida.
Uma pequena barriga é normal, mas se a barriga ultrapassar o limite recomendado e a corrente não for regulada imediatamente, ela irá pular fora — sim, a coisa é traiçoeira e exige atenção diária.
Essa folga da foto me parece superior aos 3 centímetros recomendados, portanto exigiria regulagem.
E como se mede essa distância?
Ao levantar a parte central da corrente (o ponto mais baixo da barriga) ela deverá subir no máximo a distância recomendada para sua moto.
Não é a distância somada entre o tanto que subiu mais a espessura da corrente!
Olhe um ponto fixo da corrente, por exemplo o centro de um elo — é esse ponto que tem que subir no máximo a distância recomendada.
Na maioria das motos esse valor é de 3 centímetros, mas pode ser um pouco maior nas motos de trilha e um pouco menor nas motos custom — verifique o manual da sua moto e, se possível, meça com alguém do seu peso sentado sobre a moto e ela apoiada sobre as rodas.
Desculpe voltar a falar deste assunto, mas é um daqueles cuidados essenciais que os proprietários novatos subestimam, assim como a importância do nível de óleo correto para a vida do motor — ambos apresentam risco de travamento e queda em alta velocidade.
Um abraço,
Jeff
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