segunda-feira, 13 de abril de 2015

Minha moto não firma a marcha lenta com um cilindro falhando

Nas motos de um único cilindro, isso pode ser problema de gasolina (pouca gasolina / gasolina velha / contaminada com água / batizada), carburação (sujeira no carburador), centelha (cabo de vela / vela de ignição / bobina / CDI) ou filtro de ar sujo que não deixa o ar entrar no motor.

A solução é eliminar a causa (colocar mais gasolina, trocar a gasolina velha, substituir a vela ou bobina ou CDI, trocar o filtro de ar de papel), ou, onde possível, limpar o componente (eletrodos da vela de ignição, filtro de ar de espuma). 


Se a moto estiver na reserva ou perto da hora de colocar a reserva, coloque um pouco mais de gasolina boa. 

Pouca gasolina dentro do tanque, principalmente se a reserva já estiver acionada, desce para o(s) carburador(es) com pouca pressão — isso faz com que a gasolina mal consiga encher a(s) cuba(s) e já seja aspirada para o motor, impedindo seu bom funcionamento. 


Se o problema for o baixo nível no tanque, colocar mais meio ou um litro de gasolina facilitará muito a partida.


Mas e nas motos com mais de um cilindro? 


O que fazer quando você tenta ligar sua moto pela manhã e o motor mal consegue permanecer na marcha lenta, você tenta acelerar e o motor não ganha rotação, em vez disso ele vibra e ameaça morrer?


A vibração anormal do motor é sintoma de que não está ocorrendo explosão em um dos cilindros.


A centelha pode estar falhando em apenas um cilindro por um problema de vela de ignição ou cabo de vela ou bobina — mas não de CDI. Falo disso novamente mais abaixo.


Outra possibilidade, e é a mais provável, é de que a
a carburação de um cilindro esteja falhando, ainda mais nas motos que ficam paradas por mais de uma semana. Edith ficou parada duas semanas e precisei usar alguns truques na manga.

Nas motos com injeção eletrônica, certamente será um problema elétrico ou de injetor obstruído, então vá direto verificar o contato do cabo de vela ou substituir a vela de ignição. Se for o injetor, só resta ir para a oficina.

Nas motos carburadas, a primeira coisa a fazer é tentar colocar o carburador preguiçoso para funcionar.

Motos paradas por um bom tempo tendem a formar borra dentro das cubas, impedindo o funcionamento da boia (e a entrada normal de gasolina no carburador). Já falamos disso nesta postagem aqui.


Bom, você já tinha lido, deu pancadinhas leves nos carburadores e o motor continuou falhando, o que fazer agora?


Pode ter algum cisquinho obstruindo algum giclê lá dentro do carburador. Giclês são pecinhas minúsculas com furos calibrados (de precisão) que permitem a passagem de quantidades muito bem controladas de ar ou gasolina.


Se for um cisco de tamanho razoável, será necessário desmontar e limpar o carburador.


Mas existe uma chance de fazer um cisquinho sair da posição e ser arrastado para dentro do cilindro, desobstruindo a passagem de ar ou combustível e normalizando o funcionamento do motor.


Com o motor ligado, continue batendo levemente na parte reforçada da cuba do carburador entupido. (em uma moto bicilíndrica, na partida a frio fica fácil descobrir qual o carburador com problema: o cilindro de um lado estará mais frio do que o outro).

E além de bater levemente, acelere e acione e desacione o afogador várias vezes com rapidez, de modo que a borboleta do afogador bata contra a sede. 

O afogador é acionado por uma alavanca ou botão instalados diretamente no carburador ou no guidão. 

Se o cisquinho for pequeno e estiver alojado no giclê de ar, a variação brusca do fluxo de ar terá boa chance de arrastá-lo para fora do giclê.

Se nada disso resolver, faça o teste de centelha para saber se está chegando faísca até a vela.


Depois de ter certeza de que o cabo está bem conectado no conector da vela, e que o conector da vela está bem conectado na própria vela de ignição, e o motor continua falhando, solte o conector da vela e use a chave de vela do seu jogo de ferramentas para retirar a vela.


Verifique a condição dos eletrodos. Se estiverem apenas sujos, use uma escova de arame, lixa ou pedaço de papel dobrado (no desespero) para eliminar o excesso de carvão acumulado.


Se os eletrodos estiverem desgastados e muito afastados, o melhor é trocar a(s) vela(s).


Dicas:

Encontrando uma vela defeituosa, o prudente é já trocar todas as velas, pois se uma falhou, a(s) outra(s) estar(ão) prestes a falhar também. 


Mas se você estiver no mato sem cachorro, longe de ajuda, limpe a vela e tente recuperar a folga recomendada para os eletrodos.


Devido ao desgaste natural, a folga estará maior do que o normal, então você poderá entortar o eletrodo lateral com um alicate ou forçar o eletrodo da vela contra uma superfície rígida a fim de diminuí-la.

Normalmente essa folga é de 0,8 mm, mas pode variar. 


E quanto é 0,8 mm? Mais ou menos isto aqui:



Imagem: http://www.dicasmecanicas.com/2011/10/vela-ignicao-tipos-defeitos-comuns/

A vela não poderá ficar com menos folga do que o recomendado, senão a faísca ocorrerá antes da hora e o motor trabalhará forçado. 

Se ao instalar novamente a vela o motor voltar a funcionar normalmente, mas agora vibrando com mais intensidade do que o usual, desligue e aumente um pouco a folga dos eletrodos da vela para evitar danificar gravemente o motor. 


Esse macete pode ser o suficiente para você conseguir chegar até uma oficina ou posto de gasolina, normalmente eles têm velas à venda.


Aprenda um pouco mais sobre velas e veja fotos de exemplo neste site aqui.


Caso você chegue à conclusão de que o problema é realmente de sujeira no carburador e não tiver como recorrer a uma oficina, visite este site que ensina com muitas fotos a desmontar e limpar um carburador.


Boa sorte e um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário