quarta-feira, 22 de abril de 2015

Moto não é cabide

Imagem: http://pinturaquefala.blogspot.com.br/2013/01/moto-cinquentinha-violao-imprudencia-acidente-terrivel-musica.html

Moto não é cabide para você ficar pendurando bolsas e outros penduricalhos. E também não é palquinho para ficar se exibindo.

Moto é um veículo motorizado o qual, se você descuidar da pilotagem, te derrubará no meio do trânsito, podendo causar um acidente fatal.

E um item de distração muito comum é justamente aquela bolsa ou sacola que você não sabe onde carregar e acaba pendurando no guidão... ou levando na mão.


Não faça isso!

O guidão é uma grande alavanca que facilita você manobrar a moto. Por ser uma grande alavanca, basta o mínimo de força para movê-lo com as mãos.

Essa é a ideia. Pequena força = movimento fácil do guidão.

E quando você pendura uma bolsa ou sacola, ela balança e exerce uma pequena força sobre o guidão. Percebeu?


Imagem e reportagem neste link
Sua moto estará sendo pilotada por você E por sua bolsa. E uma sacola cheia de alface não é lá muito inteligente.

Ela ficará balançando no guidão, fazendo com que sua moto fique o tempo todo se desviando da trajetória. Instabilidade é a palavra.

O guidão não é cabide, nem o seu antebraço. A mesma força que o vento e as curvas aplicarão sobre sua sacola no guidão também atuará sobre sua sacola no antebraço, podendo provocar um desequilíbrio momentâneo.

Ou se enroscará nos comandos do guidão, impedindo que você acione a embreagem, o freio dianteiro ou gire o guidão, fazendo com que você se desequilibre. 

E basta um momento para acontecer um acidente...

Aí você me pergunta, onde eu posso carregar uma bolsa ou sacola?

Imagem: http://blogs.bolsademulher.com/decarona/2013/11/12/10-dicas-para-economizar-no-combustivel-da-moto/

Certamente também não é sobre a plataforma do scooter...

Basta que a bolsa escorregue para o lado para que sua atenção se desligue do trânsito à frente e da trajetória da moto. Se ela cair então...

Sair por aí carregando pendurada no braço ou a tiracolo uma bolsa que certamente terá um celular e uma carteira é um convite para ser assaltad\a/\o/ — por um pedestre enquanto você aguarda no semáforo, ou por um assaltante na garupa de uma moto.   

O lugar certo para transportar bolsas ou sacolas é no bagageiro do scooter ou nos alforges ou no bauleto da sua moto.

Ah, mas minha moto não tem alforges nem bauleto, e não dá para prender uma sacola de compras no bagageiro aberto da moto...

A melhor opção sempre será contar com um local correto para transportar objetos. Todo mundo precisa transportar carga em algum momento, mas pouquíssimas pessoas instalam acessórios para transportar cargas, preferem improvisar. E improvisos em motos geralmente dão muito errado. 

Caso você precise realmente transportar uma única sacola com peso não superior a 2 kg, o melhor local é na dobra do cotovelo, longe dos comandos da moto e onde o peso não atua com tanta intensidade sobre a alavanca do guidão.

Ele até atua, mas você tem todo o peso do corpo mais a força de todo o braço para compensar. É diferente de o peso estar colocado próximo ao guidão.

Mas eu comecei falando que moto não é cabide, e há coisas inacreditáveis que o pessoal pendura na moto, como pranchas de surfe.

Aqui em Santa Catarina há muitos surfistas e não é raro vermos uma cena como essa. São comercializados suportes fabricados especialmente para essa finalidade.

Ué, mas se existe o suporte especial para isso, o pessoal instala direto em bicicletas, qual o problema? 

O problema é que essa coisa é extremamente perigosa em alta velocidade na estrada. O fato de ter alguém vendendo não quer dizer que seja algo aprovado por qualquer critério de segurança.
  
Reportagem: http://mundotransito.com.br/index.php/2013/05/29/transporte-de-pranchas-de-surf-em-motocicletas/

Uma prancha colocada na moto é a mesma coisa que uma asa. Com vento suficiente, sua moto sai voando.

Bah, que exagero... ela nem está na horizontal...

Você só está considerando o vento causado pelo rodar da moto, se esquece que existem outros ventos. 

Quem pensa que não tem problema nunca sentiu o vento lateral em um descampado, ou o vento lateral deslocado por caminhões e ônibus em alta velocidade na rodovia

Basta um grandalhão desses passar ao seu lado e sua moto irá para o acostamento, você não terá força para segurá-la na estrada — e se tiver um carro parado por lá, ou um buraco... você, sua moto e sua prancha já eram.

E para finalizar, olha só que ideias toscas:



Tomara mesmo que fiquem só na zoação com photoshop...

Tomara...

Um abraço,

Jeff

PS: Agradeço ao Daniel pela sugestão do tema. Há outras sugestões enviadas pelos leitores, elas estão na fila, me desculpem pelo atraso, mas os dias não têm sido normais neste começo de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário