quarta-feira, 15 de abril de 2015

Mais um acidente por trava do guidão


Nunca é demais lembrar como é perigoso descuidar do reaperto de alguns parafusos propensos a se soltar em sua moto.

Já falei sobre como os parafusos que fixam a trava do guidão de algumas motos, como a CG e a Kansas, podem te matar nesta postagem aqui e também na postagem Uma economia imoral dos fabricantes de motos.

Finalmente apareceu um caso documentado comprovando o quanto o afrouxamento desses parafusos pode contribuir para um acidente.

Com o afrouxamento da trava do guidão, o pino pode saltar para fora da posição recolhida e impedir o movimento do guidão em uma hora que você precise fazer uma manobra em velocidade relativamente baixa.

Isso pode te jogar contra um poste, um muro ou a contramão, e mesmo em velocidade relativamente baixa isso pode ser fatal.


Os parafusos vão nessas roscas indicadas pelas setas.
Inspecione regularmente o aperto desses parafusos, basta uma chave de fenda cruzada (chave phillips) para dar um bom aperto. 

E se antes de reapertar os parafusos você molhar suas roscas com um pouco de superbonder, trava-rosca ou, na falta disso, esmalte de unha, ficará mais difícil para eles se soltarem sozinhos.


Um pequeno cuidado que pode evitar grandes dores de cabeça.


Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. Olá Jeff, moro em Rio Branco, Acre, e me apaixonei pelo estilo da Kansas, tenho pesquisado muito na internet (não em fóruns e etc), mas também tenho tido algumas dúvidas se a compra seria confiável, a Dafra seria minha primeira moto, fazendo justiça ao seu blog. Primeiramente, existe a questão da concessionária (apenas uma em uma cidade com 360.000 habitantes), me questiono também sobre a qualidade da marca e das peças: a Dafra evoluiu algo de 2010 pra cá? (tanto na marca quanto na Kansas, não consigo encontrar um comparativo atualizado).
    Fico curioso com o destino de Jezebel.
    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir