terça-feira, 15 de julho de 2014

Quero-queros e skatistas

Às vezes acontecem coincidências que inspiram uma postagem, foi o que aconteceu com esta aqui.

Pela manhã, na rua de casa, avistei um bando de quero-queros atrás de uma caçamba de entulho.

Quero-quero é esse bicho invocado aqui, ó:


Imagem e reportagem: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/01/05/anderson-pico-gabriel-e-edilson-estao-fora-dos-planos-do-gremio-para-2013.jhtm

Aqui no Sul quero-quero abunda... humm, isso ficou muito esquisito... melhor mudar.

Quero-quero aqui no Sul abunda, tanto que é a ave símbolo do Uruguai.


Imagem: Google doodle para o jogo da Copa do Mundo Costa Rica e Uruguai

É maior que um pombo (e tão ousado quanto) e menor que um frango (mas voa bem, e voa baixo — na altura exata da sua viseira).

Quando você se aproxima de um bando de quero-queros, eles saem voando em várias direções, inclusive na sua, como estratégia para atrair predadores para longe dos ninhos — e não hesitam em te atacar se você chegar muito próximo aos ovos/filhotes.

Sabendo disso, ao passar pela caçamba de entulho, intuitivamente diminuí a velocidade para o caso de algum sair voando por trás da caçamba.

Não deu outra, um deles atravessou voando bem à minha frente, choque evitado. 

Aí à tarde aconteceu a coincidência que eu havia falado.


Começava a cair a noite, a hora do lusco-fusco, quando avistei um grupo de skatistas descendo a rua no lado oposto ao meu, mas na mesma direção.


É, eles estavam na contramão, e eram uns seis ou oito deles, todos ziguezagueando perto da calçada do outro lado.



Imagem meramente ilustrativa: http://www.inlinestreetskatersofeurope.com/sector-nine-sales/

Não representavam perigo, a menos que resolvessem atravessar a rua, mas fiquei de olho neles mesmo assim.

E foi aí que me lembrei do bando de quero-queros — e se um deles se desgarrasse e cruzasse bem na minha frente? 

Ou pior... e se houvesse um pedestre atravessando a faixa de pedestres oculto no meio daquela revoada, difícil de ver por causa do sol baixo no horizonte?

Pois tinha mesmo, e eu ter diminuído a velocidade ao me aproximar da faixa de pedestres permitiu que eu parasse a tempo de não atropelar um pedestre que saiu inesperadamente do meio daquele grupo.

Lição que ficou:

Ao avistar um grupo de pedestres, skatistas, ciclistas, estudantes, aves ou outros animais em bando, conte com a possibilidade de um deles (ou alguém/algum no meio deles) se desgarrar e atravessar bem na sua frente, e evite um acidente.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário