Minha moto 150cc é IE, tentei colocar pra pegar no tranco, não consegui pois eram os terminais da bateria que estavam soltos.
O resultado foi: senti como que minha moto estivesse ficado fora do tempo, pois a roda não travou como se tivesse "passado direto".
Depois disso não consegui mais sair na moto sem acelerar coisa que fazia sem problema. agora tento fazer isso e a moto só estanca. Sabe o que aconteceu?
Bom, não sei o que aconteceu, e aí é o momento de falar com quem sabe.
Perguntei ao meu amigo Daniel se poderia ter ocorrido algum dano ao cérebro eletrônico da injeção, a ECU, e ele me respondeu o seguinte:
Se ele tentou a moto pegar no tranco, não é nada demais.
O que pode ter ocorrido ao tentar fazer a moto funcionar com pouca bateria é que a ECU leu os sinais e, como não houve resposta (o motor funcionar), ela entrou em modo de fábrica (seguro).
Como a ECU usa os parâmetros de fábrica e ignora os sinais dos sensores, o motor pode ficar mais fraco. Se for isso, um reset na ECU resolve.
Não tem porque a central/ECU torrar, pois o motor da CG IE é corrente contínua, com isso, o sistema é alimentado diretamente pela bateria.
Nada como falar com quem tem experiência prática!
O modo de segurança é uma maneira da ECU trabalhar quando detecta falha ou incoerência nos sinais recebidos. Se for um sinal vital, ela desliga o motor para evitar um dano catastrófico.
Se for um sinal não vital, ela passa a usar uma tabela de valores da memória em substituição aos sinais, o que diminui o desempenho da moto, mas permite que você chegue a uma oficina. É o modo "limp home" — literalmente, "mancar para casa".
Os procedimentos para reinicialização (reset) da ECU devem estar descritos no seu manual do proprietário.
Se não estiverem, será hora de recorrer a um mecânico especializado ou concessionária, mas tome cuidado com o golpe do "precisa trocar a ECU".
A reinicialização é um procedimento previsto pelo fabricante, ninguém pode cobrar caro por isso.
É mais ou menos como aquele lance de enfiar um clipe ou dedo de dinossauro no traseiro nas costas do Buzz Lightyear para ele falar em espanhol.
Só não usa clipe, e tem de ser feito por quem conheça o procedimento.
Um abraço,
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário