Posso estar errado, mas imagino que quem fez a pergunta foi uma garota acostumada a sentar em sua motoneta.
Sempre admiro as garotas rodando em suas motonetas, todas naquela posição elegante e bem comportada típica da pilotagem desse tipo de moto...
Mas devaneio. Respondendo à pergunta:
Imagem: worldhonda.com |
Nesse ponto todo o peso da moto está equilibrado.
Se você colocar um cavalete embaixo desse ponto, a moto não se inclinará para frente ou para trás.
E quando o piloto se senta sobre a moto, ele também tem seu centro de gravidade concentrado em um ponto, coincidente mais ou menos com seu umbigo.
Um acrobata apoiado sobre seu umbigo também não se inclinará para frente ou para trás.
Imagem: http://studiocarolinafurtado.blogspot.com.br/ Não é propaganda, foi a única imagem que encontrei para ilustrar a matéria
Quando piloto e moto estão juntos, o equilíbrio do conjunto é ditado pelos centros de gravidade de ambos.
Quanto melhor eles estiverem alinhados, mais dócil será a resposta da moto durante as curvas, mais fácil será a negociação entre corpo e máquina para inclinar a moto.
Imagem: http://www.rqriley.com/
Um piloto bem centralizado em relação ao centro de gravidade praticamente não faz força para dominar a moto e a pilotagem é mais prazerosa.
Ambos se movimentam de maneira integrada, piloto e moto como um único corpo, todos os movimentos do piloto prontamente respondidos pela máquina.
É por isso que a pilotagem com garupa se torna tão mais difícil quando a garupa se senta longe do piloto. O peso deslocado para trás alivia o peso sobre a roda dianteira e dificulta o controle da moto.
Quanto mais os centros de gravidade de todos estiverem próximos uns dos outros, melhor para a pilotagem.
Espero ter explicado porque os homens se sentam quase em cima do tanque das motos.
As mulheres também deviam fazer o mesmo.
Um abraço,
Jeff
PS: Comentado pelo mano Beto:
Acredito que a pergunta seja referente à situação de quando o pneu traseiro murcha ou fura e a saída em alguns casos seja sentar no tanque para melhor distribuição do peso até chegar ao borracheiro.
Taí, essa possibilidade eu não tinha pensado... vai ver que é isso mesmo.
Vale lembrar que é uma situação que apresenta o risco de o pneu escapar do aro durante o trajeto e causar uma queda.
Um abraço!
Mano Jé
Comentando a observação do Diogo:
Também acontece quando a gasolina está acabando. O pessoal senta sobre o tanque pra reduzir o esforço do motor em tracionar a roda traseira(?).
Opa, isso não funciona não... o cara alivia o esforço em uma roda e transfere para a outra, o motor continua gastando a mesma quantidade de gasolina. Já dizia
A energia necessária para mover uma moto de 100 kg mais o piloto continua a mesma, a menos que você diminua a velocidade. Porque você precisa de menos potência para mover uma quantidade de matéria mais lentamente, além de diminuir a resistência do ar.
Um abraço, e obrigado por acompanhar o blog,
Jeff
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