Logo após ser entrevistado sobre os acidentes que acontecem naquele cruzamento, o motociclista saiu e foi colhido por outra moto em alta velocidade na transversal.
O local parece ter um trevo complexo e que o pessoal reclama não estar sinalizado.
Imagem: Google Maps
O filme não permite ver claramente, mas tenho a impressão de que existe uma preferencial ali, que provavelmente é a rodovia federal.
Bastaria respeitar esse critério e diminuir a velocidade no local, nem seria necessário haver sinalização, que os acidentes não aconteceriam.
Mas o que mais me chamou a atenção nesse acidente é sua similaridade com outro, cujo vídeo infelizmente não encontrei mais.
O piloto de testes de uma empresa havia acabado de ser entrevistado para uma reportagem sobre um dispositivo de segurança que estavam lançando, e assim que terminou a entrevista ele saiu direto na frente de um caminhão em alta velocidade.*
* Descobri que a história era um pouco diferente do que eu lembrava, veja o PS abaixo.
Talvez essa seja a lição mais importante a ser tirada deste acidente, a importância de se desligar do que aconteceu e se focar na pilotagem antes de começar a acelerar a moto pelos primeiros metros.
Um motivo de desconcentração é presenciar/socorrer um acidentado. É comum a pessoa sair abalada e sofrer outro acidente no mesmo local.
É um hábito perigoso sair rodando com a moto sem antes cumprir um ritual de preparação, tipo ter certeza de que o capacete e os espelhos estão bem ajustados, e tudo na moto está funcionando perfeitamente.
Deixar para fazer isso somente depois que a moto entrou em movimento pode distrair sua atenção do trânsito, e as coisas podem acontecer muito rapidamente.
Além disso, nesse meio tempo você se desliga da adrenalina do evento perturbador e se concentra na sua segurança.
Um abraço, e obrigado pela dica,
Jeff
PS:
O Daniel localizou o vídeo e estou incorporando aqui na postagem:
O dispositivo de segurança que eles iam demonstrar supostamente alertaria o piloto sobre os riscos à volta deles.
Bem, parece que não funcionou.
Obrigado e um abraço, Daniel!
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário