Boa Tarde Jeff, Uso 20w50 na moto, recentemente comprei um carro e no manual pede 10w30. Na troca de óleo, eu perguntei se poderia colocar 20w50, o rapaz do posto disse que sim, uma vez que o carro é 2008 e ja tem 90 mil rodado. (Honda Fit) Qual sua opinião sobre isso ? Sei que não é o foco do blog, mas li em uma postagem que você também teve carro por muito tempo. Desde já agradeço! Forte abraço.
Olá, Luís!
O fundamental é não misturar óleo mineral com sintético.
Se o seu carro usa óleo 10W-30 sintético e você quiser usar um óleo 20W-50 também sintético, não haverá problema se os dois forem do mesmo fabricante.
Uma viscosidade mais elevada é mais indicada para as temperaturas típicas do Brasil.
Se os óleos não forem do mesmo fabricante, é recomendável lavar o cárter com o óleo novo para evitar incompatibilidade química.
Agora, se o carro usa óleo 10W-30 sintético e você quiser passar a usar um óleo 20W-50 mineral, eles certamente serão incompatíveis, reagirão entre si e formarão uma borra/gosma que entupirá os dutos de lubrificação e acabará fundindo o seu motor.
Nesse caso, lavar o cárter com o novo óleo é fundamental para evitar essa dor de cabeça.
Para suas outras dúvidas sobre o assunto, dá uma lida na postagem Qual o melhor óleo, mineral ou sintético?
Agora respondendo ao Bob William:
Minha Kansas não tem mais a vareta [medidora do nível de óleo], quebrou... Só restou a tampa mesmo. Há como saber de outra forma? Pela lente é possível?
Sim, Bob, e é muito fácil:
A indicação no visor é exatamente igual à indicação na vareta medidora quando se realiza o procedimento de medição correto:
- Motor frio, moto nivelada no cavalete central, ligar o motor por 2 a 3 minutos, desligar e aí verificar onde o nível de óleo se estabiliza nos primeiros minutos.
A marcação H do visor corresponde ao nível máximo da vareta e a marcação L indica o nível mínimo da vareta.
Um forte abraço a todos, e obrigado por acompanharem o blog,
Jeff
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