segunda-feira, 21 de julho de 2014

A epidemia invisível

Existe uma epidemia de mortes no trânsito por uma causa básica:

A falta de domínio da moto ao pilotar com garupa.


Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/07/irmaos-morrem-ao-cair-de-viaduto-na-br-101-em-acidente-de-moto.html

Neste acidente, dois irmãos morreram ao despencar de um viaduto da BR-101 após o piloto perder o controle da moto em uma curva suave.

Foram fechados por um automóvel? Talvez. Mas se foram, ninguém viu.

Aparentemente o piloto perdeu o controle pelo motivo que derruba muita gente: a garupa posicionada muito para trás, tornando o guidão extremamente leve e a moto tremendamente instável.

Muito provavelmente essa é a causa de uma enormidade de quedas por este mundão afora, uma verdadeira epidemia invisível.

O par sai pilotando, mas a coisa se complica tremendamente quando aparece uma curva ou se tenta uma ultrapassagem.

Quando levar garupa, tome os cuidados básicos de orientá-la sobre como se posicionar corretamente na moto para não atrapalhar a pilotagem.

Quanto mais à frente, melhor, e isso inclui você. 

Você terá de se sentar com parte do corpo sobre o começo do tanque de combustível, com a garupa bem próxima, para que a moto continue com a mesma dirigibilidade.

Não tente manobras arriscadas, como ultrapassagens sem margem de segurança ou curvas fechadas que possam assustar uma garupa inexperiente.

As acelerações e frenagens serão diferentes, aumentando o tempo necessário para ultrapassagens e a distância necessária para frenagens, então o negócio é não arriscar.

Algumas pessoas, por medo de cair, reagem instintivamente ao contrário da inclinação da moto e isso anula o esforço do piloto para fazer uma curva.

Descobrir que sua garupa faz isso apenas no meio de uma curva pode ser fatal.


Lembre-se o quanto a garupa de sua moto é preciosa e não a coloque em perigo. Ensine-a a se comportar de maneira segura e não abuse da pilotagem.


E faça uma campanha para que as técnicas de pilotagem com garupa sejam ensinadas nas motoescolas de sua cidade.

Você estará ajudando a salvar vidas.

Um abraço,


Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário