A falta de domínio da moto ao pilotar com garupa.
Reportagem: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/07/irmaos-morrem-ao-cair-de-viaduto-na-br-101-em-acidente-de-moto.html
Neste acidente, dois irmãos morreram ao despencar de um viaduto da BR-101 após o piloto perder o controle da moto em uma curva suave.
Foram fechados por um automóvel? Talvez. Mas se foram, ninguém viu.
Aparentemente o piloto perdeu o controle pelo motivo que derruba muita gente: a garupa posicionada muito para trás, tornando o guidão extremamente leve e a moto tremendamente instável.
Muito provavelmente essa é a causa de uma enormidade de quedas por este mundão afora, uma verdadeira epidemia invisível.
O par sai pilotando, mas a coisa se complica tremendamente quando aparece uma curva ou se tenta uma ultrapassagem.
Quando levar garupa, tome os cuidados básicos de orientá-la sobre como se posicionar corretamente na moto para não atrapalhar a pilotagem.
Quanto mais à frente, melhor, e isso inclui você.
Você terá de se sentar com parte do corpo sobre o começo do tanque de combustível, com a garupa bem próxima, para que a moto continue com a mesma dirigibilidade.
Não tente manobras arriscadas, como ultrapassagens sem margem de segurança ou curvas fechadas que possam assustar uma garupa inexperiente.
As acelerações e frenagens serão diferentes, aumentando o tempo necessário para ultrapassagens e a distância necessária para frenagens, então o negócio é não arriscar.
Algumas pessoas, por medo de cair, reagem instintivamente ao contrário da inclinação da moto e isso anula o esforço do piloto para fazer uma curva.
Descobrir que sua garupa faz isso apenas no meio de uma curva pode ser fatal.
Lembre-se o quanto a garupa de sua moto é preciosa e não a coloque em perigo. Ensine-a a se comportar de maneira segura e não abuse da pilotagem.
E faça uma campanha para que as técnicas de pilotagem com garupa sejam ensinadas nas motoescolas de sua cidade.
Você estará ajudando a salvar vidas.
Um abraço,
Jeff
Nenhum comentário:
Postar um comentário