Ao imaginar a possibilidade de corrosão interna do aro, mandei desmontar as rodas para verificar. 20 reais que valem uma vida.
Para minha decepção (ou alegria?) não havia corrosão interna, e veio aquele sentimento de "droga, joguei fora 20 reais".
Mas...
Há sempre um mas...
Olha só o que foi encontrado durante a inspeção do pneu:
[aguardando foto da bolha do pneu]
[atualização: deu pau no celular e a foto da bolha foi perdida. Uma pena.]
Pois é, uma bolha estufada.
Isso é grave, o estufamento indica uma falha na estrutura do pneu, um ponto fraco onde a carcaça se rompeu internamente.
Isso deixa a câmara de ar vulnerável a furos e pode fácil e fatalmente provocar o estouro do pneu.
Feita por receio de a câmara furar por corrosão, a inspeção acabou revelando que o pneu iria furar mesmo, mas por outro motivo.
Eu já estava em dúvida sobre trocar esse pneu antes da viagem, os sulcos da banda de rodagem já estavam no limite para troca.
Querer prolongar a vida do pneu por mais mil e poucos quilômetros poderia ter custado minha vida.
Esse é outro problema que você só descobre quando lava a moto você mesmo, no contato com a borracha, olhando de perto todas as partes do pneu.
Nenhum lavador vai se ligar nisso ou em te avisar. Só o olho do dono (ou o tato de um borracheiro profissional) para localizar esse tipo de problema antes que vire um problemão.
Um abraço,
Jeff
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