sábado, 20 de outubro de 2012

Minha moto não funciona!!!! – Parte I

Não entre em pânico!

Todo motociclista novato vai passar por essa situação: a moto novinha não quer ligar de jeito nenhum, ou então morre no meio do trânsito e não há jeito de fazer funcionar.

Nossa tendência é pensar primeiro na pior possibilidade. Mas motos têm alguns comandos diferentes dos carros, e eles podem interromper o funcionamento do motor, por isso é preciso lembrar e saber usá-los.

Aí vai uma lista de verificação das coisas que normalmente acontecem:

A moto nova se recusa a dar partida

• Lembrou de ligar a chave?

Já fiz isso num pedágio, desliguei a moto para fazer o pagamento e tentei dar partida sem ligar... por favor, não conte pra ninguém.

• O interruptor do corte de ignição está na posição correta?

É a segunda coisa a ser verificada. Esbarrar nesse interruptor ao sair da moto, ou alguém mexer enquanto você não estava por perto, pode dar muito trabalho se você não estiver atento a isso. Acredite, muitas e muitas vezes você tentará dar partida sem perceber esse detalhe.

• O afogador está na posição correta?

As motos com carburador usam afogador e ele auxilia a dar partida, principalmente nos dias mais frios. Mas tentar ligar a moto quente com ele acionado vai fazer o motor... ahn... afogar com excesso de combustível. 

Caso isso aconteça, não insista em dar partida. Retorne o afogador para a posição correta e espere uns 5 minutos. O excesso de gasolina evaporará e você poderá dar partida normalmente, se não tiver descarregado a bateria com tentativas inúteis. 

• A moto está em neutro? (A luzinha verde acendeu?)

Muitas motos têm um dispositivo de segurança que não permite o acionamento do motor a menos que ele esteja sem nenhuma marcha engatada para evitar que ela saia desembestada assim que você der a partida.

• Você está acionando a embreagem?

Outras motos têm interruptor de embreagem, o motor só dá partida se estiver em neutro ou em primeira marcha com a embreagem acionada.

• Sua moto não está maluca?

Algumas motos têm tudo isso, mas dão partida quando bem entendem, é o caso da minha. Volta e meia dá partida com qualquer marcha engatada, e de vez em quando encasqueta que só vai fazer as coisas do jeito certo. Manias... toda moto tem.

Por via das dúvidas, sempre dou partida com a embreagem acionada para evitar o tranco.

• Recolheu o cavalete lateral?

Algumas motos não dão partida com o cavalete lateral abaixado, é uma medida de segurança para evitar tombos ridículos.

• Sua moto tem gasolina?

Um erro muito comum é esquecer o registro (“torneirinha”) fechado. Ou então andar com ele na posição de reserva até a gasolina acabar. Nesse caso, só empurrando até o posto...

Já aconteceu comigo de desligar a moto à noite e ela não funcionar pela manhã. Coincidiu que eu a desliguei quando ela estava prestes a pedir reserva — durante a noite o resto de gasolina na cuba do carburador evaporou com o calor do motor e pela manhã era impossível dar partida.

Outra possibilidade é que sua tampa do tanque de combustível tipo aeronáutica esteja vedando a entrada de ar no tanque e impedindo o fluxo de combustível — veja a postagem Minha moto anda 1 km e para sem motivo, ou então não dá partida pela manhã.

Pense primeiro nessas possibilidades antes de reclamar na concessionária, o mico seria grande.

• A bateria está carregada?

Uma bateria fraca vai ter muita dificuldade em dar partida. O motor de partida irá girar muito lentamente, ou nem girar. Se a partida for no pedal, será necessário maior vigor na pedalada. 

Numa situação dessas, diminua o consumo de toda a carga elétrica para sobrar um pouco mais para a bateria. Apague o farol e não acione os freios durante a partida. 

O consumo da luz de freio pode ser a diferença entre o motor dar partida ou não. Nem todas as motos permitem apagar o farol na partida, e isso é um problema.

• Há mau contato nos cabos da bateria?

As motos vibram e parafusos tendem a se afrouxar por causa disso. Durante a noite, a bateria esfria e as peças metálicas se contraem, então esse mau contato pode surgir pela manhã. Caso nada se acenda, nem sequer a buzina funcione, verifique se os parafusos que prendem os terminais dos cabos nos polos da bateria estão bem apertados.

A moto nova apagou no meio do trânsito  

• É o primeiro tanque de combustível?

Motos recém tiradas da concessionária possuem uma camada de óleo protetivo no tanque que dificulta a ignição. Sempre abasteça completamente o tanque na primeira utilização (e em todas as outras também) para que a concentração dessa gosma no carburador/injetor não seja alta.

• A moto só funciona depois que você confere se tem gasolina no tanque? 

Veja a postagem Minha moto anda 1 km e para sem motivo, ou então não dá partida pela manhã.

• Verificou o corte de ignição (corta-corrente)?

Primeira coisa a verificar é o interruptor de corte de ignição, você pode ter esbarrado nele sem perceber.

• Acabou a gasolina?

Mude o registro para a posição de reserva e aguarde um minuto antes de tentar dar partida. Leva algum tempo para a gasolina encher o carburador.

Nunca espere a moto pedir reserva, isso não é necessário. Programe o abastecimento sempre quando a gasolina chegar aproximadamente na metade do tanque. 

Ser obrigado a acionar a reserva no meio do trânsito pode ser perigoso se você não tiver prática. Além disso, sua moto roda mais feliz com gasolina fresca. 

• Queimou o fusível?

As motos têm um fusível para proteção dos circuitos elétricos. Se houver uma sobrecarga ou curto acidental, ele se queimará para evitar que o chicote elétrico de sua moto torre com você em cima dela. 

Um curto-circuito é causado pelo contato indevido entre dois fios, ou de um fio com o chassi. Se você não eliminar a causa do curto, os próximos fusíveis também se queimarão.

Um abraço,

Jeff 

PS: Se nenhum desses for o caso, confira também as postagens:

Minha moto não funciona – parte 2 


Minha moto vive com problema na bateria


Minha moto não funciona nem usando o afogador


Como fazer a moto funcionar no tranco


ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link. 

7 comentários:

  1. Markos,

    O sintoma é de giclê entupido. Se umas pancadas leves com o cabo de uma chave de fenda no carburador não resolverem, só desmontando e limpando o carburador.
    Boa sorte!
    Jeff

    ResponderExcluir
  2. Oi por favor gostaria da ajuda de vocês,
    tenho uma shineray xy50 q (bombinha) tava andando normalmente voltando do trabalho quando de repente ela começou a dar uns cortes na aceleração mais tudo bem acabei de chegar em casa e quando fui sair de novo a moto não quis funcionar dai desmontei as carenagens na esperança de que fosse algum fio das bobinas ou CDI que tivesse soltado pois troquei o CDI dela a pouco tempo mais pra minha decepção não era isso então gostaria que me ajudassem ficaria muito grato,
    Obs: Ela parece não estar dando faisca no cabo de vela.
    Att João Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jason.

      troca a vela e manda limpar seu carburador, se for injeção manda limpar a injeção, caso contrario é a bomba de gasolina que queimou.

      Excluir
  3. Gente !

    Minha moto parou de funcionar na partida, os fuziveis estao otimos, mais a buzina nao pega, os piscas e a luz do neutral, e os stops dos freios nao pegam, ela liga no tranco e ligada funciona só o farol alto e baixo, a bateria tem 1 dia que eu comprei, nao consigo resolver esse problema.


    por favor me ajudem ?

    ResponderExcluir
  4. Olá estava andando com minha dafra speed,ela só tava pegando no clik, pq o estator dela pifou,
    não tava gerando, daí ela ingunlhou, continuei acelerando ela andou mais um pouco, ingunlhou de novo e parou, tentei funcionar ela no clik e nada, tentei no tombo e nada, continuei tentando e nada, abrir o cabeçote para dar uma olhada no balancim das válvulas e percebe que eles estavam muito apertado sem folga.
    então o que pode ser ? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. ! A moto apagou tudo nao acende nada verifiquei o fusível olhei toda fiaçao nada queimado ou rompido troquei reler de partida e nenhum sinal de vida a bateria troquri tbm nova e carregada e nenhum sinal ligo o start e nada aperto o botao pra da partida no motor de arranque e nada o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joely!
      Está com cara de afrouxamento, mau contato dos conectores da bateria ou do cabo terra que liga a bateria ao chassi.
      O fusível também pode se queimar sem que se consiga ver o filamento rompido. O aquecimento ou oxidação dos contatos pode interromper a corrente enquanto estiver aquecido.
      O pior caso será um rompimento da fiação interna do chicote principal.
      Já verificou se o interruptor de ignição não está em curto por sujeira acumulada? Se não conseguir nada usando WD-40, o jeito será ir até um autoelétrico que se aventure com motos ou uma oficina de motos.
      Um abraço e boa sorte com sua moto,
      Jeff

      Excluir