Todo motociclista novato vai passar por essa situação: a
moto novinha não quer ligar de jeito nenhum, ou então morre no meio do trânsito
e não há jeito de fazer funcionar.
Nossa tendência é pensar primeiro na pior possibilidade. Mas
motos têm alguns comandos diferentes dos carros, e eles podem interromper o funcionamento
do motor, por isso é preciso lembrar e saber usá-los.
Aí vai uma lista de verificação das coisas que normalmente
acontecem:
A moto nova se recusa a dar partida
• Lembrou de ligar a chave?
Já fiz isso num pedágio, desliguei a moto para fazer o
pagamento e tentei dar partida sem ligar... por favor, não conte pra ninguém.
• O interruptor do corte de ignição está na posição correta?
É a segunda coisa a ser verificada. Esbarrar nesse interruptor
ao sair da moto, ou alguém mexer enquanto você não estava por perto, pode dar
muito trabalho se você não estiver atento a isso. Acredite, muitas e muitas
vezes você tentará dar partida sem perceber esse detalhe.
• O afogador está na posição correta?
As motos com carburador usam afogador e ele auxilia a dar
partida, principalmente nos dias mais frios. Mas tentar ligar a moto quente com
ele acionado vai fazer o motor... ahn... afogar com excesso de combustível.
Caso
isso aconteça, não insista em dar partida. Retorne o afogador para a posição correta
e espere uns 5 minutos. O excesso de gasolina evaporará e você poderá dar
partida normalmente, se não tiver descarregado a bateria com tentativas inúteis.
• A moto está em neutro? (A luzinha verde acendeu?)
Muitas motos têm um dispositivo de segurança que não permite o acionamento do motor a menos que ele esteja sem nenhuma marcha engatada para evitar que ela saia desembestada assim que você der a partida.
• Você está acionando a embreagem?
Outras motos têm interruptor de embreagem, o motor só dá partida se estiver em neutro ou em primeira marcha com a embreagem acionada.
• Sua moto não está maluca?
Algumas motos têm tudo isso, mas dão partida quando bem entendem, é o caso da minha. Volta e meia dá partida com qualquer marcha engatada, e de vez em quando encasqueta que só vai fazer as coisas do jeito certo. Manias... toda moto tem.
Por via das dúvidas, sempre dou partida com a embreagem acionada para evitar o tranco.
• Recolheu o cavalete lateral?
Algumas motos não dão partida com o cavalete lateral abaixado, é uma medida de segurança para evitar tombos ridículos.
• A moto está em neutro? (A luzinha verde acendeu?)
Muitas motos têm um dispositivo de segurança que não permite o acionamento do motor a menos que ele esteja sem nenhuma marcha engatada para evitar que ela saia desembestada assim que você der a partida.
• Você está acionando a embreagem?
Outras motos têm interruptor de embreagem, o motor só dá partida se estiver em neutro ou em primeira marcha com a embreagem acionada.
• Sua moto não está maluca?
Algumas motos têm tudo isso, mas dão partida quando bem entendem, é o caso da minha. Volta e meia dá partida com qualquer marcha engatada, e de vez em quando encasqueta que só vai fazer as coisas do jeito certo. Manias... toda moto tem.
Por via das dúvidas, sempre dou partida com a embreagem acionada para evitar o tranco.
• Recolheu o cavalete lateral?
Algumas motos não dão partida com o cavalete lateral abaixado, é uma medida de segurança para evitar tombos ridículos.
• Sua moto tem gasolina?
Um erro muito comum é esquecer o registro (“torneirinha”)
fechado. Ou então andar com ele na posição de reserva até a gasolina acabar. Nesse
caso, só empurrando até o posto...
Já aconteceu comigo de desligar a moto à noite e ela não funcionar pela manhã. Coincidiu que eu a desliguei quando ela estava prestes a pedir reserva — durante a noite o resto de gasolina na cuba do carburador evaporou com o calor do motor e pela manhã era impossível dar partida.
Outra possibilidade é que sua tampa do tanque de combustível tipo aeronáutica esteja vedando a entrada de ar no tanque e impedindo o fluxo de combustível — veja a postagem Minha moto anda 1 km e para sem motivo, ou então não dá partida pela manhã.
Já aconteceu comigo de desligar a moto à noite e ela não funcionar pela manhã. Coincidiu que eu a desliguei quando ela estava prestes a pedir reserva — durante a noite o resto de gasolina na cuba do carburador evaporou com o calor do motor e pela manhã era impossível dar partida.
Outra possibilidade é que sua tampa do tanque de combustível tipo aeronáutica esteja vedando a entrada de ar no tanque e impedindo o fluxo de combustível — veja a postagem Minha moto anda 1 km e para sem motivo, ou então não dá partida pela manhã.
Pense primeiro nessas possibilidades antes de reclamar na concessionária, o mico seria grande.
• A bateria está carregada?
Uma bateria fraca vai ter muita dificuldade em dar partida.
O motor de partida irá girar muito lentamente, ou nem girar. Se a partida for no
pedal, será necessário maior vigor na pedalada.
Numa situação dessas, diminua o
consumo de toda a carga elétrica para sobrar um pouco mais para a bateria.
Apague o farol e não acione os freios durante a partida.
O consumo da luz de
freio pode ser a diferença entre o motor dar partida ou não. Nem todas as motos
permitem apagar o farol na partida, e isso é um problema.
• Há mau contato nos cabos da bateria?
As motos vibram e parafusos tendem a se afrouxar por causa
disso. Durante a noite, a bateria esfria e as peças metálicas se contraem, então esse mau contato pode surgir pela manhã. Caso nada se acenda, nem sequer a buzina funcione, verifique
se os parafusos que prendem os terminais dos cabos nos polos da bateria estão bem apertados.
A moto nova apagou no meio do trânsito
• É o primeiro tanque de combustível?
Motos recém tiradas da concessionária possuem uma camada de óleo protetivo no tanque que dificulta a ignição. Sempre abasteça completamente o tanque na primeira utilização (e em todas as outras também) para que a concentração dessa gosma no carburador/injetor não seja alta.
• A moto só funciona depois que você confere se tem gasolina no tanque?
Veja a postagem Minha moto anda 1 km e para sem motivo, ou então não dá partida pela manhã.
• Verificou o corte de ignição (corta-corrente)?
Motos recém tiradas da concessionária possuem uma camada de óleo protetivo no tanque que dificulta a ignição. Sempre abasteça completamente o tanque na primeira utilização (e em todas as outras também) para que a concentração dessa gosma no carburador/injetor não seja alta.
• A moto só funciona depois que você confere se tem gasolina no tanque?
Veja a postagem Minha moto anda 1 km e para sem motivo, ou então não dá partida pela manhã.
• Verificou o corte de ignição (corta-corrente)?
Primeira coisa a verificar é o interruptor de corte de ignição,
você pode ter esbarrado nele sem perceber.
• Acabou a gasolina?
Mude o registro para a posição de reserva e aguarde um minuto
antes de tentar dar partida. Leva algum tempo para a gasolina encher o
carburador.
Nunca espere a moto pedir reserva, isso não é necessário. Programe o abastecimento sempre quando a gasolina chegar aproximadamente na metade do tanque.
Ser obrigado a acionar a reserva no meio do trânsito pode ser perigoso se você não tiver prática. Além disso, sua moto roda mais feliz com gasolina fresca.
Nunca espere a moto pedir reserva, isso não é necessário. Programe o abastecimento sempre quando a gasolina chegar aproximadamente na metade do tanque.
Ser obrigado a acionar a reserva no meio do trânsito pode ser perigoso se você não tiver prática. Além disso, sua moto roda mais feliz com gasolina fresca.
• Queimou o fusível?
As motos têm um fusível para proteção dos circuitos
elétricos. Se houver uma sobrecarga ou curto acidental, ele se queimará para
evitar que o chicote elétrico de sua moto torre com você em cima dela.
Um curto-circuito é causado pelo contato indevido entre dois fios, ou de um fio com o chassi. Se você não eliminar a causa do curto, os próximos fusíveis também se queimarão.
Um curto-circuito é causado pelo contato indevido entre dois fios, ou de um fio com o chassi. Se você não eliminar a causa do curto, os próximos fusíveis também se queimarão.
Um abraço,
Jeff
PS: Se nenhum desses for o caso, confira também as postagens:
Minha moto não funciona – parte 2
Minha moto vive com problema na bateria
Minha moto não funciona nem usando o afogador
Como fazer a moto funcionar no tranco
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
PS: Se nenhum desses for o caso, confira também as postagens:
Minha moto não funciona – parte 2
Minha moto vive com problema na bateria
Minha moto não funciona nem usando o afogador
Como fazer a moto funcionar no tranco
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta ou olhando o visor é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Markos,
ResponderExcluirO sintoma é de giclê entupido. Se umas pancadas leves com o cabo de uma chave de fenda no carburador não resolverem, só desmontando e limpando o carburador.
Boa sorte!
Jeff
Oi por favor gostaria da ajuda de vocês,
ResponderExcluirtenho uma shineray xy50 q (bombinha) tava andando normalmente voltando do trabalho quando de repente ela começou a dar uns cortes na aceleração mais tudo bem acabei de chegar em casa e quando fui sair de novo a moto não quis funcionar dai desmontei as carenagens na esperança de que fosse algum fio das bobinas ou CDI que tivesse soltado pois troquei o CDI dela a pouco tempo mais pra minha decepção não era isso então gostaria que me ajudassem ficaria muito grato,
Obs: Ela parece não estar dando faisca no cabo de vela.
Att João Gabriel
Jason.
Excluirtroca a vela e manda limpar seu carburador, se for injeção manda limpar a injeção, caso contrario é a bomba de gasolina que queimou.
Gente !
ResponderExcluirMinha moto parou de funcionar na partida, os fuziveis estao otimos, mais a buzina nao pega, os piscas e a luz do neutral, e os stops dos freios nao pegam, ela liga no tranco e ligada funciona só o farol alto e baixo, a bateria tem 1 dia que eu comprei, nao consigo resolver esse problema.
por favor me ajudem ?
Olá estava andando com minha dafra speed,ela só tava pegando no clik, pq o estator dela pifou,
ResponderExcluirnão tava gerando, daí ela ingunlhou, continuei acelerando ela andou mais um pouco, ingunlhou de novo e parou, tentei funcionar ela no clik e nada, tentei no tombo e nada, continuei tentando e nada, abrir o cabeçote para dar uma olhada no balancim das válvulas e percebe que eles estavam muito apertado sem folga.
então o que pode ser ? Obrigado
Bom dia. ! A moto apagou tudo nao acende nada verifiquei o fusível olhei toda fiaçao nada queimado ou rompido troquei reler de partida e nenhum sinal de vida a bateria troquri tbm nova e carregada e nenhum sinal ligo o start e nada aperto o botao pra da partida no motor de arranque e nada o que pode ser ?
ResponderExcluirOlá, Joely!
ExcluirEstá com cara de afrouxamento, mau contato dos conectores da bateria ou do cabo terra que liga a bateria ao chassi.
O fusível também pode se queimar sem que se consiga ver o filamento rompido. O aquecimento ou oxidação dos contatos pode interromper a corrente enquanto estiver aquecido.
O pior caso será um rompimento da fiação interna do chicote principal.
Já verificou se o interruptor de ignição não está em curto por sujeira acumulada? Se não conseguir nada usando WD-40, o jeito será ir até um autoelétrico que se aventure com motos ou uma oficina de motos.
Um abraço e boa sorte com sua moto,
Jeff