terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pilotagem com Garupa – Parte I

A primeira vez que você for pilotar levando alguém na garupa, esteja preparado para a mudança de comportamento de sua moto.

O peso deslocado para trás muda o centro de gravidade do conjunto moto/piloto/garupa. Com isso, a dinâmica das curvas e frenagens também muda, e você precisa conhecer essas mudanças para não levar um belo susto na primeira curva ou frenagem.

Sua moto mais pesada exigirá que você aumente a pressão dos pneus. Nunca ultrapasse as pressões especificadas pelo fabricante.

Além disso, você precisará ter mais cuidado durante a pilotagem. Um peso maior implica em aumento da distância que ela precisará para conseguir parar.

Preveja isso e comece a frear antes do que faria normalmente.

Outra coisa: Mude sua técnica de frenagem.

Se você continuar freando da maneira como está acostumado (aplicando 70% da força no freio dianteiro e 30% no traseiro), sua moto mergulhará a suspensão dianteira e sua garupa será lançada à frente.

Viajar com o capacete dela batendo no seu durante todo o percurso é um porre.

Para evitar isso, passe a usar primeiro o freio traseiro, e com mais força, e só depois o dianteiro, com menos intensidade.

Isso suavizará a transferência de peso para a frente, evitando o mergulho da suspensão e a topada na sua nuca.

Com o peso maior na roda traseira, o freio traseiro apresentará maior eficiência, tome cuidado para evitar o travamento da roda traseira durante a frenagem.


Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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