Tenha a certeza de que um dia você vai passar por isso.
Você vai com sua moto numa boa pela preferencial. Lá na
frente tem um motorista parado no cruzamento. Você chega perto dele e ele
arranca de repente e corta sua frente.
Uma situação que pode acabar com o motociclista polindo o
capô do carro.
Acredite, na maioria das vezes o motorista realmente não viu
a moto se aproximando.
Como isso acontece?
É simples:
O motorista que vai cruzar uma preferencial de mão dupla
chega ao cruzamento e diminui a velocidade, até mesmo chega a parar o carro.
Aí ele olha primeiro para a esquerda dele (que é a primeira
faixa que ele vai cruzar), e então olha para a direita (a segunda faixa que ele
vai cruzar).
Nada de lá, nada de cá, ele olha para frente para ver se não há
pedestres atravessando (ou se algum outro carro em sentido oposto irá cruzar a
frente dele).
Aí o motorista toca em frente e nessa hora a moto já está em
cima e a colisão pode ser inevitável.
Há dois motivos para isso acontecer:
Situação 1: Carro à sua direita
Na hora que o motorista olhou para a esquerda dele (de onde
você vinha), a moto estava longe, pequena e aparentemente quase imóvel em relação aos outros veículos.
Tem grande chance de ele não ter visto você porque a moto é
pequena e se confunde com outros detalhes da paisagem, carros estacionados,
etc.
Além disso, veículos mais distantes parecem se mover mais
devagar do que veículos próximos de nós. Esta foto mostra bem isso.
E esse engano quanto à velocidade de um veículo distante pode
fazer com que não apenas uma moto deixe de ser vista, mas até coisas bem
maiores.
Dá uma conferida:
O motorista conseguiu não ver um trem inteiro, que dirá uma
moto.
Voltaremos a falar disso quando focarmos o assunto visão focal e visão
periférica.
Situação 2: Carro à sua esquerda
Lembre-se:
A coluna dianteira do carro é larga o suficiente para
encobrir totalmente a visão de uma moto. Na verdade, dependendo da distância,
pode encobrir um carro inteiro. Veremos isso quando discutirmos o assunto
pontos cegos.
O motorista olha e não vê a moto totalmente encoberta.
A situação fica pior quando o motorista não para e só diminui
a velocidade.
Enquanto carro e moto se aproximam, a moto permanece encoberta
pela coluna por mais tempo.
Bom, agora que você está consciente disso, a dica é:
- Se não puder fazer contato olho no olho com o motorista para saber se ele realmente está te vendo, buzine.
- Mesmo que ele esteja olhando para você, isso não é garantia de que ele esteja te vendo. Buzine.*
* Veja o tópico Por Que os Motoristas Não Veem as Motos? – Parte II
* Veja o tópico Por Que os Motoristas Não Veem as Motos? – Parte III
E fique preparado para o caso de ele também não ouvir a buzina. Esteja pronto para frear ou desviar conforme a situação exigir.
* Veja o tópico Por Que os Motoristas Não Veem as Motos? – Parte III
E fique preparado para o caso de ele também não ouvir a buzina. Esteja pronto para frear ou desviar conforme a situação exigir.
Uma dica simples, mas muito funcional e que pode evitar
inúmeros acidentes.
E talvez algum dia também salve sua vida.
Passe essa informação para seus amigos.
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
Obrigado pela informação!
ResponderExcluirO link da parte 2 não está funcionando, Jeff.
ResponderExcluirotima serie de informaçoes
ResponderExcluir