quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pilotar Motos x Dirigir Carros – Parte I

Quem dirige um carro traz alguns vícios de condução que não se aplicam a uma moto.

Esqueça aquela mania que todo motorista tem de trocar marcha rapidinho para economizar gasolina. Isso funciona para carros, mas com moto é diferente.

Pelo seguinte motivo:

Motos de pequena cilindrada geralmente possuem um único ou no máximo dois cilindros, enquanto os carros começam com três ou quatro.

Ou seja, os motores dos carros têm uma vantagem para rodar que as motos pequenas não têm.

Enquanto nos carros sempre existe um pistão fazendo força, nas motos de um cilindro esse único valente e solitário pistãozinho só faz força a cada duas rotações do motor. Isso é característico dos motores 4 tempos, vamos falar sobre isso mais pra frente.

Essa característica do motor obriga você, o piloto, a extrair o máximo que esse recurso limitado pode te oferecer. Não explorar esse recurso pode ter sérias consequências para a saúde de seu motor e de seu bolso.

Rode com o motor cheio!

Motos gostam de rodar com o motor cheio, em rotações mais altas do que a rotação máxima de um carro. Isso decorre do projeto do motor das motocicletas.

Por isso, nada de dar aquela aceleradinha e já trocar de marcha: isso só vai fazer com que o câmbio de sua moto sofra um esforço maior do que aquele para o qual ele foi projetado.

Chame a marcha seguinte somente depois que o motor roncou daquele jeito gostoso, com as rotações do motor acima de 5000 rpm.

Não tenha medo!

Apesar de rotações na casa de 5 a 9 mil rpm serem altas para o motor de um carro, para a maioria das motos de baixa cilindrada elas constituem a faixa ideal, onde o bravo motorzinho mostra todo seu torque, potência e alegria (no futuro falaremos sobre o que é torque e o que é potência).

Motos de pequena cilindrada exigem que você cambie muito mais frequentemente do que um carro.

Um erro frequente causa o desgaste do câmbio:

Ao passar por uma lombada, reduza duas ou até três marchas; saia sempre em primeira ou segunda marcha, nunca em terceira.

A terceira marcha deve ser usada quando a moto estiver bem embalada, ela não é projetada para fazer força e empurrar a moto, como a primeira e a segunda.

Outro erro frequente:

Use sempre a marcha adequada para a velocidade. Se você vai rodar no máximo a 60 km/h, a marcha adequada é a quarta (numa moto de 5 marchas). 

Use a quinta marcha somente com velocidades acima de 60 km/h. O mesmo raciocínio vale para motos de 6 marchas.

Fazendo isso, seu motor trabalhará em melhores condições, sua moto responderá com mais prazer aos seus comandos, seu câmbio terá vida muito mais longa, você economizará um bom dinheiro com manutenção.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

Nos próximos tópicos:

- O que fazer antes de comprar uma moto
- Quais os cuidados e o que conferir numa moto nova ou usada
- Equipamentos de proteção
- Conheça sua moto antes de sair por aí

E muitos outros que estão programados.

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