sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Curvas – Parte I


Uma das coisas mais gostosas da vida é se deparar com curvas, muitas curvas.

Essas que você pensou também, mas estou falando em andar de moto.


Coisas boas assim não costumam existir nas cidades, então o motociclista novato pode ser surpreendido ao enfrentar essa nova situação.

Numa estrada desconhecida, podem aparecer curvas extremamente fechadas. Se você vier numa velocidade superior à máxima permitida, poderá ter grande dificuldade em controlar a moto, o que poderá te jogar na contramão.

Não é uma experiência legal. Veja este filme:


(os vídeos têm som, abaixe o volume)


A velocidade de 90 km/h foi muito alta para as condições da estrada e suficiente para que o piloto perdesse o controle. Felizmente, com final feliz.

Comentaram na página de onde tirei o vídeo que o que vale numa moto é a adrenalina. Mas adrenalina em excesso pode resultar em coisa bem pior:


Excesso de velocidade numa curva é um risco grande demais para justificar tão pouca adrenalina.

A busca por adrenalina pode matar. No vídeo a seguir, nem piloto nem garupa sobreviveram.


Parece uma reta, mas era a saída de uma curva, feita em velocidade muito acima da recomendável.

Uma moto não perdoa erros desse tipo.

Então lembre-se:

A regra fundamental para enfrentar uma curva é reduzir a velocidade antes de entrar nela. 

Evite frear ou reduzir de marcha durante uma curva, até que você tenha experiência suficiente para fazê-lo com pleno domínio da moto. Isso leva alguns anos, e não semanas ou meses.

Nunca entre numa curva em velocidade superior à permitida. Os limites de velocidade parecem baixos para quem dirige um carro, mas para quem está começando a pilotar uma moto, eles são bastante adequados.

Uma moto te proporcionará muita adrenalina pelo resto de sua vida.

Então seja prudente e viva por muito tempo para desfrutar disso, juntando histórias para contar e dividir com os amigos.

Um abraço,

Jeff

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