sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Por que os motoristas não veem as motos? – Parte II



Visão Focal e Visão Periférica


Faça um teste: 

Estique o braço, espalme o máximo que puder e olhe para as pontas de seus dedos.


Você conseguirá ver nitidamente apenas a ponta de um dedo de cada vez, todos os outros estarão bem menos nítidos.


E ao desviar o olhar para outro dedo, aquele primeiro ficará desfocado.


Você só consegue enxergar nitidamente uma pequena região pouco maior que a ponta de seu dedo; do restante da paisagem, você tem apenas uma noção geral.


Não percebemos isso no dia a dia, mas é assim que enxergamos.

A visão focal é a área central de nosso campo visual que permite melhor nitidez e visualização de detalhes. 

É a que usamos para ler e distinguir nitidamente objetos à distância.


Visão periférica é a que contorna a área de visão central do campo visual.

Ela não oferece nitidez, apenas uma percepção desfocada dos arredores e dos objetos em movimento em relação ao restante da paisagem.


Se esse objeto vier diretamente na direção do olhar, como é o caso de uma moto que se aproxima de um motorista num cruzamento, a dificuldade de visualização será ainda maior — a magrelinha desaparece no meio dos carros.


Além disso, nós não enxergamos com os olhos, mas com nosso cérebro. 

Os olhos apenas focalizam e transformam a luz em impulsos nervosos; é no cérebro que as imagens são formadas.

Tanto as reais (captadas pelos olhos) quanto as imaginárias (aquelas que o cérebro espera ver, as ilusões).


Muitas vezes você vê aquilo que espera ver.


E se você não estiver esperando ver uma moto (como a imensa maioria dos motoristas não espera), o cérebro deixa a informação passar batida. Literalmente.


O pior é que nosso cérebro tem uma capacidade de processamento limitada. No meu caso, um 386 ou MMX, no máximo.


Coloque um motorista num cruzamento tentando avaliar se pode cruzar ou não enquanto ele pensa na discussão que teve pela manhã e na desculpa para o atraso que terá que dar no trabalho...

Pronto, não sobrou capacidade de processamento para formar imagens de motos se aproximando.


O motorista poderá deixar de ver você e sua moto, mesmo que vocês estejam diretamente à frente e no campo de visão focal dele.


Olha só como isso acontece direto, é uma das causas mais comuns de acidentes de moto:



E isso acontece tanto de um lado quanto do outro:




De moto, você nem precisa chegar a bater para se acidentar, a frenagem repentina da moto sempre é problemática:



Agora que você já sabe, como evitar esse tipo de acidente?

· Nunca confie que os motoristas estejam te vendo.

· Nunca confie que irão respeitar sua preferencial.

· Evite pilotar em uma linha perfeitamente reta.

· Oscile sua moto de um lado para outro para chamar a atenção.

· Buzine para chamar a atenção. Mas buzina não para quem já está atravessando.

· Esteja sempre preparado para o inesperado.

· Sempre pense num plano de desvio ou frenagem para o caso de tudo isso não funcionar e ele cruzar sua frente. 

· Pilote em uma velocidade que te permita parar com segurança.


· Pratique frenagens e manobras de emergência para estar preparado para a hora em que isso acontecer.


Porque vai acontecer, pode ter certeza.

Um abraço
,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

6 comentários:

  1. Ontem mesmo eu usei essas dicas:
    "Nunca confie que os motoristas estejam te vendo.
    Nunca confie que irão respeitar sua preferencial."
    Dois sujeitos passaram o sinal vermelho e um deles quase atingiu em via perto de casa. Foi justamente por imaginar que não respeitariam a preferencial que reduzi antes.
    O engraçado é a preferencial de uma carreta todo mundo respeita né :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não vejo ninguém atravessar na frente de carreta ! Agora nós motociclistas sabemos oq passamos no dia a dia...

      Excluir
  2. Pois é, essa dica que recebi há muuuuito tempo já salvou minha vida inúmeras vezes, por isso que faço questão de repassar.
    Um abraço,
    Jeff

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post, a maioria deixa de lado duas habilidades importantíssimas no transito a de prever e a de ser previsível, é preciso fazer o máximo para que te vejam e confiar o minimo que isso seja verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prever e ser previsível, ótimo comentário, André!
      Resume muito bem o fundamento da pilotagem defensiva!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Revisitando a postagem, percebi o sumiço de uma ilustração, substitui por dois vídeos novos e acrescentei algumas informações novas. Isso deixou a formatação meio maluca, mas não tive como consertar. Para essas coisas o blogspot é bem chato.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir