Como foi dito, logo que retirar
sua moto da concessionária os freios poderão ser ineficazes porque ainda não
se ajustaram.
Mas depois de lavar a moto, nas
primeiras freadas os freios estarão totalmente ineficientes! Nunca aplique querosene nem contamine discos e tambores de freio com produtos que possam diminuir o atrito.
Não tenha medo de usar o freio dianteiro!
Esqueça aquela bobagem que te
disseram na moto-escola, de usar somente o freio traseiro.
Para frear uma moto, o correto
é fazer a frenagem dosando 70% da força no freio dianteiro e 30% no traseiro.
Se estiver com garupa, inverta essa proporção.
Se você usar apenas o freio
traseiro, vai demorar quase o dobro para parar a moto e muito provavelmente
será jogado no chão pela moto.
Algumas motos travam a roda com o acionamento do freio traseiro, outras não. Nunca dependa apenas dele para parar a moto.
Esqueça aquela idiotice de que
não se deve usar o freio dianteiro a disco porque a moto pode capotar.
Se isso fosse verdade, corrida
de moto era decidida entre os que não largassem, porque todos usam freio a
disco e iriam capotar na primeira curva.
Não é o freio a disco que causa capotagens, é a falta de treinamento no uso do freio. Se você não souber dosar o freio dianteiro, poderá capotar até mesmo com um freio dianteiro a tambor.
Não é o freio a disco que causa capotagens, é a falta de treinamento no uso do freio. Se você não souber dosar o freio dianteiro, poderá capotar até mesmo com um freio dianteiro a tambor.
O que precisa é saber dosar os
freios com a suavidade e a força necessárias conforme exigido pela
situação.
E isso requer prática, muita
prática.
Com o tempo, as pastilhas e as sapatas
dos freios se desgastarão. Não espere o freio começar a fazer barulho de atrito
de metal com metal, porque aí a frenagem será ineficaz e você poderá se
acidentar.
Inspecione regularmente as
pastilhas do freio a disco, o desgaste não pode eliminar o sulco existente no
meio delas.
O desgaste das sapatas do freio
a tambor é indicado por uma seta gravada no espelho do freio. Quando o braço de
acionamento do freio ficar alinhado com essa marca, é hora da troca.
Um custo pequeno comparado ao
prejuízo de uma falha dos freios.
Um abraço,
Jeff
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