domingo, 21 de outubro de 2012

Cuidados com os Freios - Parte I

Freios, muito cuidado com eles!

Como foi dito, logo que retirar sua moto da concessionária os freios poderão ser ineficazes porque ainda não se ajustaram.

Mas depois de lavar a moto, nas primeiras freadas os freios estarão totalmente ineficientes! Nunca aplique querosene nem contamine discos e tambores de freio com produtos que possam diminuir o atrito.

Não tenha medo de usar o freio dianteiro! 

Esqueça aquela bobagem que te disseram na moto-escola, de usar somente o freio traseiro. 

Para frear uma moto, o correto é fazer a frenagem dosando 70% da força no freio dianteiro e 30% no traseiro. Se estiver com garupa, inverta essa proporção.

Se você usar apenas o freio traseiro, vai demorar quase o dobro para parar a moto e muito provavelmente será jogado no chão pela moto.


Algumas motos travam a roda com o acionamento do freio traseiro, outras não. Nunca dependa apenas dele para parar a moto.

Esqueça aquela idiotice de que não se deve usar o freio dianteiro a disco porque a moto pode capotar.


Se isso fosse verdade, corrida de moto era decidida entre os que não largassem, porque todos usam freio a disco e iriam capotar na primeira curva.

Não é o freio a disco que causa capotagens, é a falta de treinamento no uso do freio. Se você não souber dosar o freio dianteiro, poderá capotar até mesmo com um freio dianteiro a tambor.


O que precisa é saber dosar os freios com a suavidade e a força necessárias conforme exigido pela situação. 

E isso requer prática, muita prática.


Com o tempo, as pastilhas e as sapatas dos freios se desgastarão. Não espere o freio começar a fazer barulho de atrito de metal com metal, porque aí a frenagem será ineficaz e você poderá se acidentar.

Inspecione regularmente as pastilhas do freio a disco, o desgaste não pode eliminar o sulco existente no meio delas.

O desgaste das sapatas do freio a tambor é indicado por uma seta gravada no espelho do freio. Quando o braço de acionamento do freio ficar alinhado com essa marca, é hora da troca.

Um custo pequeno comparado ao prejuízo de uma falha dos freios.

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário