sábado, 13 de outubro de 2012

A Primeira Vez

A emoção de sair com a primeira moto da concessionária a gente nunca esquece...

Mas essa é uma coisa que precisa ser feita com muito cuidado para não cair (literalmente) em algumas armadilhas. Por isso, cabeça fria e muita calma nessa hora.

Assegure-se que a documentação esteja em ordem para que nada falte na hora de emplacar a moto.

Faça uma conferência minuciosa de toda a moto. As concessionárias fazem uma revisão de entrega, e não é raro esquecerem um ou outro parafuso solto. 

Verifique tudo com olhos bem atentos e questione qualquer anormalidade.

Aproveite para tirar dúvidas sobre os comandos da moto e os cuidados que você precisará ter quanto à manutenção.

Peça para que eles regulem os espelhos com você sentado na moto. Deixar para descobrir que os espelhos estão mal regulados no meio do trânsito já levou muita gente para o chão no primeiro dia.

Faça com que eles regulem o freio traseiro ainda com você sentado na moto. Se estiver com garupa, o freio deverá ser regulado com vocês dois em cima dela.

Regulado o freio, desça e peça para o atendente explicar como é feita essa regulagem que é muito simples e muito importante.

Se tiver tempo, leia o manual do proprietário antes de sair da concessionária. Se não tiver, não deixe de lê-lo assim que chegar em casa. 

Não deixe de conferir o nível de óleo do motor já na concessionária!

Muitas e muitas vezes a moto é entregue praticamente sem óleo — meça o nível exatamente como manda o manual, ligando e desligando o motor, e meça novamente no dia seguinte pela manhã com o motor frio... haverá diferença.

Há variações de procedimento de uma moto para outra, e fazer um procedimento errado poderá custar caro e colocar sua segurança em risco.

Se depois daquelas aulinhas da moto-escola você se sentir suficientemente confiante para ir com a moto para casa, chegou o grande momento...

Escolha um horário de pouco trânsito, vista seu equipamento de proteção completo, incluindo capacete, jaqueta, luvas, calças resistentes e botas já para esse primeiro contato com sua fiel companheira (você não quer causar uma má impressão logo no primeiro encontro, né?)



Pois é, capacete e roupas de proteção devem ser usados a todo momento...

Não fique constrangido achando que todo mundo estará olhando para você, senão você correrá o risco de travar e se atrapalhar com os comandos. Isso é super normal. Relaxe. Curta o momento.

Mas saia da concessionária com muito cuidado!

Uma precaução que você deverá tomar logo na primeira acelerada é com a baixíssima aderência dos pneus.

No processo de fabricação é aplicada uma cera no molde, e isso deixa os pneus muito escorregadios.

Olha só o que pode acontecer já na porta da concessionária:



Portanto, até a superfície de contato perder aquele acabamento lustroso de fábrica, vá na boa.

Lembre-se que a moto se inclina quando faz curvas, e a cera das laterais do pneu vai demorar muitas curvas para sair.

Curvas cuidadosas e freadas suaves com bastante antecipação nas primeiras centenas de quilômetros, sempre evitando precisar frear bruscamente.

Nas primeiras freadas os freios poderão ser ineficazes!


As pastilhas e sapatas precisam se ajustar com o disco e o tambor de freio, e isso ocorre somente depois de algumas utilizações e algum desgaste.


No primeiro fim de semana, ache um lugar tranquilo para que você e sua moto se conheçam intimamente.

Pensou bobagem, né?

Mas o fato é que cada moto responde de um jeito diferente aos comandos. Comece lentamente e descubra como ela reage a acelerações e frenagens cada vez mais intensas, sempre tomando muito cuidado.

Algumas motos travam a roda traseira e desviam para os lados com mais facilidade que outras. Saber como ela se comportará numa frenagem de emergência será a diferença entre parar ou cair diante de um obstáculo.

Pratique frear sua moto e fazer manobras de emergência até que suas reações se tornem instintivas: você deverá saber prever exatamente qual será a reação de sua moto para poder optar entre frear e desviar diante de uma situação de perigo.

Ficar indeciso numa situação dessas é tombo certo.

Não force o motor nos primeiros milhares de quilômetros. É necessário um período para o amaciamento do motor, futuramente isso será explicado em detalhes.

Depois disso, bom divertimento!

Leia as dicas de segurança e pesquise o assunto neste blog e em outros, você encontrará muitas dicas para os novatos!

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

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