Mas essa é uma coisa
que precisa ser feita com muito cuidado para não cair (literalmente) em algumas
armadilhas. Por isso, cabeça fria e muita calma nessa hora.
Assegure-se que a
documentação esteja em ordem para que nada falte na hora de emplacar a moto.
Faça uma
conferência minuciosa de toda a moto. As concessionárias fazem uma revisão de
entrega, e não é raro esquecerem um ou outro parafuso solto.
Verifique
tudo com olhos bem atentos e questione qualquer anormalidade.
Aproveite para
tirar dúvidas sobre os comandos da moto e os cuidados que você precisará ter
quanto à manutenção.
Peça para que
eles regulem os espelhos com você sentado na moto. Deixar para descobrir que os
espelhos estão mal regulados no meio do trânsito já levou muita gente para o
chão no primeiro dia.
Faça com que eles
regulem o freio traseiro ainda com você sentado na moto. Se estiver com
garupa, o freio deverá ser regulado com vocês dois em cima dela.
Regulado o freio,
desça e peça para o atendente explicar como é feita essa regulagem que é muito
simples e muito importante.
Se tiver tempo,
leia o manual do proprietário antes de sair da concessionária. Se não tiver,
não deixe de lê-lo assim que chegar em casa.
Não deixe de conferir o nível de óleo do motor já na concessionária!
Muitas e muitas vezes a moto é entregue praticamente sem óleo — meça o nível exatamente como manda o manual, ligando e desligando o motor, e meça novamente no dia seguinte pela manhã com o motor frio... haverá diferença.
Não deixe de conferir o nível de óleo do motor já na concessionária!
Muitas e muitas vezes a moto é entregue praticamente sem óleo — meça o nível exatamente como manda o manual, ligando e desligando o motor, e meça novamente no dia seguinte pela manhã com o motor frio... haverá diferença.
Há variações de procedimento de uma
moto para outra, e fazer um procedimento errado poderá custar caro e colocar
sua segurança em risco.
Se depois daquelas
aulinhas da moto-escola você se sentir suficientemente confiante para ir com a
moto para casa, chegou o grande momento...
Escolha um
horário de pouco trânsito, vista seu equipamento de proteção completo,
incluindo capacete, jaqueta, luvas, calças resistentes e botas já para esse
primeiro contato com sua fiel companheira (você não quer causar uma má
impressão logo no primeiro encontro, né?)
Pois é, capacete e roupas de proteção devem ser usados a todo momento...
Pois é, capacete e roupas de proteção devem ser usados a todo momento...
Não fique constrangido achando que todo mundo estará olhando para você, senão você correrá o risco de travar e se atrapalhar com os comandos. Isso é super normal. Relaxe. Curta o momento.
Mas saia da concessionária com muito cuidado!
Uma precaução que você deverá tomar logo na primeira acelerada é com a baixíssima aderência dos pneus.
Uma precaução que você deverá tomar logo na primeira acelerada é com a baixíssima aderência dos pneus.
No processo de
fabricação é aplicada uma cera no molde, e isso deixa os pneus muito escorregadios.
Olha só o que pode acontecer já na porta da concessionária:
Portanto, até a superfície de contato perder aquele acabamento lustroso de fábrica, vá na boa.
Portanto, até a superfície de contato perder aquele acabamento lustroso de fábrica, vá na boa.
Lembre-se que a
moto se inclina quando faz curvas, e a cera das laterais do pneu vai demorar muitas
curvas para sair.
Curvas cuidadosas
e freadas suaves com bastante antecipação nas primeiras centenas de quilômetros,
sempre evitando precisar frear bruscamente.
Nas primeiras freadas os freios poderão ser ineficazes!
Não force o motor nos primeiros milhares de quilômetros. É necessário um período para o amaciamento do motor, futuramente isso será explicado em detalhes.
Nas primeiras freadas os freios poderão ser ineficazes!
As pastilhas e sapatas precisam se ajustar com o disco e o tambor de freio, e
isso ocorre somente depois de algumas utilizações e algum desgaste.
Ficar indeciso numa situação dessas é tombo certo.
No primeiro fim de semana, ache um lugar tranquilo para que você e sua moto se conheçam intimamente.
Pensou bobagem, né?
Pensou bobagem, né?
Mas o fato é que cada moto responde de um jeito diferente aos comandos. Comece lentamente e descubra como ela reage a acelerações e frenagens cada vez mais intensas, sempre tomando muito cuidado.
Algumas motos travam a roda traseira e desviam para os lados com mais facilidade que outras. Saber como ela se comportará numa frenagem de emergência será a diferença entre parar ou cair diante de um obstáculo.
Pratique frear sua moto e fazer manobras de emergência até que suas reações se tornem instintivas: você deverá saber prever exatamente qual será a reação de sua moto para poder optar entre frear e desviar diante de uma situação de perigo.
Pratique frear sua moto e fazer manobras de emergência até que suas reações se tornem instintivas: você deverá saber prever exatamente qual será a reação de sua moto para poder optar entre frear e desviar diante de uma situação de perigo.
Ficar indeciso numa situação dessas é tombo certo.
Não force o motor nos primeiros milhares de quilômetros. É necessário um período para o amaciamento do motor, futuramente isso será explicado em detalhes.
Depois disso, bom
divertimento!
Leia as dicas de
segurança e pesquise o assunto neste blog e em outros, você encontrará muitas
dicas para os novatos!
Um abraço,
Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.
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