segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pilotagem com Garupa – Parte II

Uma coisa muito importante ao pilotar com garupa:

Se for a primeira vez para ela, oriente-a sobre como ela deverá proceder para evitar que ambos corram riscos no trânsito.

Uma garupa assustada com alguma manobra pode desviar o corpo na direção contrária, com medo de cair.

Imagine a situação:

Você vai fazer uma curva e se inclina junto com a moto, sua garupa vai na direção oposta. O resultado é que vocês passam reto pela curva...

Assim, tranquilize-a ensinando como ela deverá se posicionar e onde deverá segurar.

Peça para que ela tenha confiança no piloto e adote uma postura tranquila e relaxada, acompanhando os movimentos do piloto com naturalidade.

Quanto mais próxima a garupa ficar de você, maior será sua facilidade para pilotar. Isso desloca o centro de gravidade um pouco para frente e ajuda a equilibrar a moto.

Uma garupa muito deslocada para trás pode tornar a pilotagem perigosa porque o guidão da moto fica muito leve, podendo causar uma perda de controle.

Fale para sua garupa tirar os pés das pedaleiras somente quando for autorizada para isso. 

Colocar o pé no chão para tentar ajudar a equilibrar a moto é um erro muito comum e uma das piores coisas que a garupa pode fazer. Por exemplo, vocês poderão se atrapalhar e cair no semáforo.

Faça com que sua garupa use roupas e equipamentos de proteção adequados. Ela estará correndo os mesmos riscos que você. 

Levar uma garupa congelando enquanto você está todo agasalhado(a) com sua jaqueta é um desrespeito. 

Se possível, reservem algum tempo para a prática de manobras em baixa velocidade e frenagens de emergência numa área sem muito tráfego antes de se aventurarem em avenidas de trânsito intenso. 

Um abraço,

Jeff

Nenhum comentário:

Postar um comentário