segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pilotagem com Garupa – Parte III



Isso é muito importante:

Caso sejam reguláveis, não se esqueça de regular os amortecedores traseiros para a altura máxima, além de ajustar o braço do freio.


Toda moto com freio traseiro a tambor usando vareta de acionamento tem de ser ajustado quando se vai andar com garupa.

O motivo é que a suspensão cede com o peso a mais, e a vareta fica mais tensionada, deixando o pedal do freio mais alto.


Se o ajuste do freio e da suspensão não for corrigido para a nova situação, as lonas das sapatas do freio traseiro ficarão atritando no tambor como se você estivesse freando o tempo todo. Além disso, o pneu traseiro poderá raspar no para-lama, ajudando a frear a moto. 

Isso prejudicará o desempenho da moto, exigindo mais do motor, e o cubo da roda traseira irá superaquecer, podendo chegar a travar a roda. 

Ao passar por uma lombada, a moto poderá frear repentinamente, levando vocês dois para o chão. 


O procedimento é muito simples, não é necessário usar ferramentas, pode ser feita com a mão mesmo. 

Basta empurrar o braço do freio traseiro para frente com uma das mãos para aliviar a força da mola enquanto com a outra mão você gira a porca de ajuste para afrouxar (quando for andar com garupa) ou para apertar (quando for andar sozinho).


A porca tem um rebaixo para se encaixar na articulação do braço do freio e sempre deverá ficar na posição bem encaixada.


E quando voltar a pilotar sozinho, não se esqueça de retornar as regulagens do freio e da suspensão, senão o pedal do freio ficará muito baixo e prejudicará sua frenagem. 

Um abraço,

Jeff

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