Isso é muito importante:
Caso sejam reguláveis, não se esqueça de regular os amortecedores traseiros para a altura máxima, além de ajustar o braço do freio.
Toda moto com freio traseiro a tambor usando vareta de acionamento tem de ser ajustado quando se vai andar com garupa.
O motivo é que a suspensão cede
com o peso a mais, e a vareta fica mais tensionada, deixando o pedal do freio
mais alto.
Se o ajuste do freio e da
suspensão não for corrigido para a nova situação, as lonas das sapatas do freio
traseiro ficarão atritando no tambor como se você estivesse freando o tempo
todo. Além disso, o pneu traseiro poderá raspar no para-lama, ajudando a frear
a moto.
Isso prejudicará o desempenho
da moto, exigindo mais do motor, e o cubo da roda traseira irá superaquecer,
podendo chegar a travar a roda.
Ao passar por uma lombada, a moto poderá frear repentinamente, levando vocês dois para o chão.
O procedimento é muito simples,
não é necessário usar ferramentas, pode ser feita com a mão mesmo.
Basta empurrar o braço do freio
traseiro para frente com uma das mãos para aliviar a força da mola enquanto com
a outra mão você gira a porca de ajuste para afrouxar (quando for andar com
garupa) ou para apertar (quando for andar sozinho).
A porca tem um rebaixo para se
encaixar na articulação do braço do freio e sempre deverá ficar na posição bem
encaixada.
E quando voltar a pilotar sozinho, não se esqueça de retornar as regulagens do freio e da suspensão, senão o pedal do freio ficará muito baixo e prejudicará sua frenagem.
Um abraço,
Jeff
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