domingo, 28 de abril de 2013

A minha moto vive com problema na bateria

Este foi o título de uma busca feita pelo google que trouxe alguém para este blog.



Baterias podem ser um problema... ou a solução.


Moto movida a baterias: http://www.treehugger.com/cars/lightning-lithium-superbike-no-emissions.html

Achei a pergunta interessante, então dou aqui algumas sugestões do que pode estar acontecendo nesse caso.


Uma bateria faz uma reação química para gerar eletricidade. Essa capacidade de trabalho diminui com o tempo, então depois de um ou dois anos ela começa a dar sinais de que logo precisará de substituição. 

Normalmente a vida útil de uma bateria é de uns 3 anos, mais ou menos.


Mas se a bateria é nova e está dando problemas, lembro de três motivos para ela se descarregar com frequência:


1) Você pode estar exigindo energia demais dela, por exemplo: 

- Mantendo o farol ligado com o motor desligado. 

- Acionando a partida elétrica com o farol ligado (em algumas motos não tem como deixar de fazer isso, é original de fábrica) 

- Acionando a partida elétrica enquanto pressiona o manete do freio (a luz de freio é potente, 21 watts, mais que a metade do farol em alguns casos).

- Acionando a partida elétrica sem pressionar o manete da embreagem. Isso alivia o esforço que o motorzinho de partida tem de fazer e reduz o consumo da bateria.

- Você usa a partida elétrica por períodos prolongados? Regule a marcha lenta de sua moto um pouco mais acelerada para facilitar a partida, ou passe a usar o afogador. Ele está lá para ser usado, sua finalidade é justamente facilitar a partida (e economizar bateria).

- Você usa a partida elétrica várias vezes em seguida, tipo antes de abrir e depois de fechar o portão? Experimente mudar hábitos para economizar uma dessas partidas.


2) Ela não está recebendo carga suficiente para compensar o que é gasto.

- Você instalou algum dispositivo não original, como faróis auxiliares ou alarme antifurto? Esses itens geralmente não são previstos no projeto e o sistema elétrico não tem reserva para compensar o seu uso.

- O alternador/ou o regulador/retificador não está(ão) enviando energia como deveriam. Nesse caso o principal suspeito é o regulador/retificador, é um componente muito exigido e tende a ter vida útil curta. Felizmente, não é caro.

- Você faz apenas trajetos curtos com a moto, tipo de casa ao trabalho não chega a 10 km? Dependendo das condições do trânsito, uma distância como essa pode ser insuficiente para repor a energia gasta durante a partida.


3) Algo pode estar roubando a energia com a moto desligada.

- Pode ser um pequeno curto-circuito (um fio descascado em contato com o chassi ou sujeira nos contatos do interruptor de ignição). Se a área de passagem da eletricidade for muito pequena, a corrente elétrica não será suficiente para queimar o fusível). 

- Experimente passar a desligar o interruptor de emergência durante a noite. Interromper o circuito da ignição pode ajudar.

- Coloque um tapete de borracha embaixo do cavalete da moto no local onde ela passa a noite. Isso minimiza a fuga à terra (mas não elimina a fuga para o chassi).

Se nada disso ajudar, talvez seja mesmo necessário substituir a bateria.

Um abraço,

Jeff
ATENÇÃO:
Conferir o óleo apenas tirando a vareta é errado e está destruindo seu motor! Os fabricantes divulgam informações contraditórias e o prejudicado é você. Veja a denúncia neste link.

4 comentários:

  1. Cara eu comprei uma bateria nova na loja eu andei uma fez com ela aí a bateria estava até legal antes deu ir dormir no dia seguinte quando eu fui funcionário a moto q eu rodei a chave a bateria estava totalmente descarregada o que pode ser me ajudar aí já não tenho mais paciência com essa moto

    ResponderExcluir
  2. Minha moto é uma Titan 2003 ela não tem partida nem coloquei nada ela ainda é original de fábrica aí está acontecendo isso com ela me ajuda aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinho,

      Dependendo do tempo que está na prateleira da loja, toda bateria zero km precisa receber uma carga inicial antes de ser usada. Essa carga é de várias horas. Ou você faz sua moto pegar no tranco e faz uma viagenzinha com ela, ou manda dar uma carga para depois começar a usar a bateria normalmente. Se o problema persistir, aí será defeito da bateria.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir