quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Distância de segurança

Depois de longo e tenebroso inverno em que não tive ânimo nem de olhar pela janela, quanto mais pelas janelinhas do monitor, voltei! Pânico de ver o mundo, pânico de ver as notícias. É, acontece às vezes. 

Mas como o mundo e as notícias não vão mudar, só me resta levantar, limpar a poeira e continuar.

Enfrentar a estrada da vida é uma arte, levar tombo faz parte. 

O que me leva ao assunto da postagem de hoje, frenagens em pânico.

Reportagem: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/09/motociclista-perde-controle-e-bate-em-caminhao-na-rodovia-rio-santos.html

Felizmente a motociclista sobreviveu ilesa.

A reportagem não informa o que a levou a invadir a pista contrária, mas a foto permite tirar algumas conclusões...

As marcas de frenagem de um automóvel estão bastante frescas no asfalto, então minha teoria é:

Alguma coisa motivou a freada súbita de um veículo à frente da moto, que não conseguiu parar a tempo e desviou para não bater.

Ao frear, ela perdeu o controle e caiu na frente do caminhão, a moto foi deslizando e chegou primeiro.

Esse tipo de acidente é extremamente comum e também é extremamente fácil de se evitar — basta manter uma distância de segurança do veículo à sua frente.

A imensa maioria dos condutores viaja colado no carro à frente, porque 99% do tempo isso não tem consequência nenhuma.

Mas os acidentes acontecem quando no mínimo dois fatores se somam — e um desses fatores certamente é não manter uma distância prudente do veículo à frente.

O grande erro que todo mundo comete é contar sempre com a sorte e não prever que alguma coisa possa acontecer.

Basta que aconteça um imprevisto qualquer que obrigue quem vai à frente diminuir subitamente a velocidade, e o motociclista (ou motorista) logo atrás descobre que parar uma moto (ou um carro) em média ou alta velocidade em curta distância não é tão fácil quanto parece.



Manter uma distância mínima de 3 segundos do carro à frente evita esse tipo de coisa.

Para desenvolver essa percepção, comece a contar 1001, 1002, 1003 quando o carro na sua frente passar por um ponto de referência (poste, sinalização viária, árvore).




Você estará a uma distância segura quando passar pela referência ao atingir 1003, o equivalente a 3 segundos.

Mas não vá fazer essa contagem no meio de um cruzamento, como no vídeo aí de cima... senão vem um carro pela transversal e te pega. Esse é um exemplo de referência para a contagem dos 3 segundos que traz um risco — um cruzamento é o pior lugar para você ficar preocupado com esse tipo de coisa. Não se desconcentre em cruzamentos. Use um poste, árvore ou uma placa de sinalização viária, é mais seguro. 

Mantendo esse intervalo de 3 segundos, você terá tempo de frear com segurança, inclusive em duas etapas (aliviando a frenagem e retomando em seguida para que o incauto atrás de você consiga parar sem te atropelar).

Em um carro o prejuízo é apenas material, mas de moto uma colisão ou um tombo são bastante doloridos — então não custa se precaver.


Já bastam os tombos da vida.

Um abraço,


Jeff

2 comentários:

  1. Tenho um medo gigante desses péssimos condutores que ficam colados atrás de você.

    Quando chega um desses, paro de acelerar e até diminuo a velocidade, e imagino que isso seja ótimo por alguns motivos; primeiro que se está com tanta pressa, que ultrapasse logo para me deixar com espaço; segundo que aumento a distância do carro à minha frente, assim eu sempre começo a frear muito antes do necessário, e evito que colidam na traseira da minha moto, como já fizeram uma vez (mas eu estava parado nesse caso).
    Terceiro que é uma forma de "retornar o favor", ele me irrita colocando em risco a minha segurança, irrito ele fazendo com que tenha que diminuir a velocidade mais do que precisaria, caso mantivesse uma distância segura.

    Há exceções, afinal, não vou disputar espaço em momentos que o único que vai sair perdendo serei eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a melhor tática. Infelizmente, traz o risco de o cara atrás ser um maluco que queira se vingar, te ultrapassando e freando com a intenção de te ferrar.
      https://www.youtube.com/watch?v=X5fjvhJUQ_s
      É, tem louco pra tudo...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir