quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Ciclovia projetada por engenheiro mata mais um motociclista

Um engenheiro tinha um problema para resolver:

Como fazer os motoristas respeitarem as ciclovias?

Ele pensou que somente o maldito tachão não seria suficiente, então ele achou que usar o segregador de concreto, vulgo picolé, também conhecido como gelo baiano, seria uma boa ideia.

E assim ele ficou feliz da vida quando sua ciclovia ficou pronta, cheia de picolés para tudo que é lado, olha só que obra vistosa.

E também perigosa, mas o engenheiro não percebeu.
Imagem: http://www.clickcamboriu.com.br/geral/2010/03/camboriu-ciclovia-da-av-santa-catarina-recebe-protecao-contra-veiculos-2758.html

Nem passou pela cabeça do engenheiro que ele estava colocando obstáculos à circulação no caminho de carros, motos e também das próprias bicicletas que ele queria proteger.

Ele simplesmente não considerou que no trânsito existe uma situação muito comum, chamada "fechada", que obriga os motoristas / motociclistas / ciclistas a desviar repentinamente e instintivamente de outro veículo para evitar uma colisão.

O resultado foi este:

Imagem e reportagem: http://www.otempo.com.br/cidades/gelo-baiano-usado-em-ciclovias-%C3%A9-reprovado-por-causar-acidentes-1.793227

Os motoristas não gostaram de ter seus carros quebrados nessas armadilhas construídas pelo poder público com o nosso dinheiro público.

Os motoristas não gostaram de ver seus carros capotando por conta da infeliz ideia do engenheiro.
Imagem: Facebook Reportagem: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/mobilidadeurbana/carro-capota-ao-colidir-com-gelo-baiano-na-avenida-bezerra-de-menezes/


http://rogeriopachecorp.blogspot.com.br/2014/05/blog-post.html
Nem os ciclistas gostaram da ideia, porque o picolé é um perigo para eles também.

Sabe, eu penso que a ideia de colocar em plena via pública obstáculos assassinos que podem causar acidentes para os veículos, e também para as bicicletas, é uma ideia indigna de um engenheiro.

Engenheiros são ensinados nas faculdades de Engenharia a pensar nas consequências de seus projetos sob todos os aspectos, especialmente o da segurança.

Lamentavelmente, alguns engenheiros (será mesmo que são engenheiros?) tiveram essa ideia esdrúxula e indigna de um verdadeiro engenheiro de implantar ciclovias com segregadores de concreto.

Uma ideia indigna de um engenheiro e que mata motociclistas.
Reportagem: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2015/09/servente-perde-o-controle-de-moto-300-cilindradas-sofre-queda-e-morre.html

A imprensa enfatiza a "moto de 300 cilindradas", mas não publica uma palavra sequer contra o absurdo de colocar esses objetos com cantos vivos capazes de provocar acidentes e derrubar e matar ciclistas e motociclistas.

O piloto de Presidente Prudente caiu com as costas contra essa aberração e fraturou a coluna.


Fraturas de costelas potencialmente fatais também são previsíveis.

O motociclista morreu no hospital e não pôde expressar sua indignação por morrer por causa de uma ideia indigna de um engenheiro como essa.


Mas ele não pode falar, então eu tomo a liberdade de falar por ele.


Ilustríssimo engenheiro viário criador de ciclovias com tachões e segregadores de concreto:


Sua ideia indigna de um engenheiro destruiu a vida de mais um brasileiro.


Sua incapacidade de prever que algo como essa aberração com segregadores e tachões, que você batizou de ciclovia, poderia causar acidentes graves e fatais.


Sua falta de previsão custou a vida de um cidadão de apenas 35 anos. 

Sua inabilidade em prever os riscos envolvidos ao instalar deliberadamente obstáculos na via pública matou mais um motociclista.


Ele não pode reclamar, ilustríssimo engenheiro autor de uma ideia indigna para um engenheiro.


A voz dele nunca mais será ouvida. 


Os filhos dele não brincarão mais com o pai.


A esposa não terá mais o companheiro. 


Resta aos pais do rapaz enterrar o seu filho de apenas 35 anos.


Essa é sua obra, engenheiro.


Eis o resultado de sua aberração criada para "proteger os ciclistas".


Sua decisão de colocar esses objetos trouxe riscos a todos os usuários das vias públicas, inclusive aqueles a quem deveria proteger.

Admita ou não, o fato é que você é um homicida culposo, já que matou sem intenção, senhor engenheiro.

Não seria mais digno reconhecer que foi uma má ideia instalar essas abominações e ajudar a acabar com essas armadilhas viárias criadas pelo poder público?

Até quando você continuará matando cidadãos brasileiros dessa maneira, senhor engenheiro autor dessa ideia indigna para um engenheiro?

Até quando?

Jefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário