quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Para que servem aqueles cones no meio da rua?

Feriado de 7 de Setembro, estávamos Edith e eu a caminho da padoca, infinito e além, quando fomos obrigados a desviar do caminho.

Nossa pista estava bloqueada por placas e por cones (cacófato intencional em portuñol, porque em español grandes porcos seriam puercones).

Algo parecido com isto:
Imagem: http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1522924&tit=Asfalto-da-PR-445-afunda-e-DER-interdita-viaduto

Ao sair da padoca, lembrei que o infinito e além iam ter de ficar para depois porque nós não íamos pegar a estrada com aquela sacolinha contendo o último pedaço à venda daquele delicioso queijo colonial raro de se encontrar, irresistível, disponível, solitário, esperando ser levado para casa por uma alma gentil e caridosa pendurada no braço.  

Voltando pelo caminho normal, descobrimos o motivo do bloqueio na pista oposta: 

O pessoal estava consertando uma adutora — se o trânsito não fosse desviado, os veículos teriam de ir para a contramão bem na curva mais fechada do trajeto sinuoso e estreito da rua mais movimentada do bairro, coisa boa não ia dar.

Havia uma equipe de guardas civis de plantão para garantir que ninguém tentasse furar as duas barreiras de cones.

Eu, Edith e o queijo paramos para sugerir aos guardas que aquela alteração se tornasse permanente — o percurso sinuoso sempre gera sustos porque caminhões, ônibus e retroescavadeiras avançam na pista oposta durante as curvas. 

Sem falar das motos que se batem de frent

Não deu tempo de terminar a frase.

Os guardas tiveram que correr para conter uma motociclista que furou as duas barreiras e estava prestes a contornar a obra pela contramão, sem visibilidade depois da curva.

Ao ser parada, disparou:

— Ai, desculpa, eu não vi...

A explicação dela chocou a todos.
Imagem: http://www.eater.com/2010/12/3/6707723/sesame-streets-super-foods-muppets-to-save-americas-chubby-children

Como ela não viu duas barreiras de cones de cor LARANJA plantados no meio da pista com placas sinalizando o desvio?

Como ela não viu uma viatura com giroflex piscando, quatro policiais, uma moto, um eu e um queijo?


Se eu fosse o guarda, tinha pedido a habilitação. E rasgado.

O negócio é que o pessoal se ilude com a facilidade de a moto contornar ou passar no meio de obstáculos e alguns não associam та com пир.


Kaa, "venha a mim", Mogli, Disney
Você que associa, senão não estaria lendo este blog, não se deixe enganar pelo canto da sereia que diz que a moto passa em qualquer lugar.

A sinalização de emergência com cones se destina a impedir que você se envolva em um acidente, como neste caso:
Imagem e reportagem: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/05/semaforo-ameaca-cair-e-smtt-fecha-parte-de-avenida-em-maceio.html

Está vendo o semáforo ameaçando cair na sua cabeça lá na frente? Eu teria interditado a rua inteira...

Seria um péssimo negócio aproveitar que a moto passa pelo meio dos cones e seguir em frente como se não houvesse perigo nenhum, e aquele bagulho cair na sua cabeça, concorda? Ou pior ainda, amassar a moto...

Então respeite a sinalização viária para não se acidentar, não ser multado e não ter sua habilitação rasgada, picotada e jogada para o alto como se fosse confete. Acidentalmente, é claro.

Um abraço,

Jeff

Um comentário:

  1. "Como ela não viu uma viatura com giroflex piscando, quatro policiais, uma moto, um eu e um queijo?"

    huauhauhuahuahuahuhauhahuahuahu


    Melhor que muito roteiro de humor por aí...

    ResponderExcluir