sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Economia besta

Olha lá a moto vindo na preferencial com o farol apagado:
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/motociclista-e-arremessado-apos-ser-atingido-por-carro-e-sobrevive-video.html

Olha lá o capacete fazendo o trabalho dele:
Vídeo e reportagem: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/motociclista-e-arremessado-apos-ser-atingido-por-carro-e-sobrevive-video.html

Teve sorte e sobreviveu quase ileso. Veja o vídeo na reportagem do g1 neste link.

Ele não teria se acidentado nem destruído a moto se estivesse com o farol aceso.

Preciso dizer mais alguma coisa?


Ah, sim.


O farol estava apagado porque a lâmpada queimou?


— Uma lâmpada nova custa R$ 12,90.


O farol estava apagado porque a lâmpada vive queimando?


 Tem macete para evitar isso e custa R$ 0,00, enquanto a multa por transitar com problemas no sistema de iluminação é de R$ 127,69.


O farol estava apagado porque ele se esqueceu de acender? 


— Uma cartela de Memoriol custa R$ 8,12.


Já uma moto nova vai custar umas 1 000 vezes mais caro. E um capacete novo vai custar umas 20 vezes o custo da lâmpada. Ou do Memoriol.

Caso sua lâmpada do farol viva queimando, nem pense em economizar usando apenas a lanterna acesa durante o dia!

A lei exige o farol aceso, e não a lanterninha... 

Um farol alto aceso se destaca no meio dos carros, a lanterninha passa completamente despercebida!

Para sua própria segurança, abra mão dessa economia, o farol alto aceso durante o dia é seu melhor aliado para evitar fechadas e acidentes do tipo.

Não pense nisso como um gasto a mais, mas como um grande investimento na sua segurança. Muito mais eficiente do que adesivos refletores em capacetes e jaquetas.

PS: Como lembrado pelo Daniel:

Farol queimando muito (ou lâmpadas de seta, freio) é sinal de sobrecarga (geralmente problema no regulador/retificador) ou um curto-circuito.

É fato, se o regulador estiver enviando uma tensão muito alta para a bateria, as lâmpadas estarão muito mais propensas a queimar. 


Quanto maior a tensão, maior a corrente que circula pelo filamento, que acaba derretendo.


Nessa condição, normalmente o primeiro que queima é o filamento do farol baixo e a lanterna/luz de freio.


Se o filamento do farol alto (ou da lanterna e outras lâmpadas) também continuar queimando, pode não ser falta de qualidade. 


Verifique se o regulador precisa de troca.

É um componente barato. 

Um abraço,

Jeff

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