terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ultrapassagens pela direita

Olha só o que pode acontecer quando você cai na besteira de ultrapassar um caminhão pelo lado direito:

Nem todo acidente causado por ultrapassagem pela direita tem o mesmo resultado feliz onde os ocupantes escapam praticamente ilesos — a menina na garupa na foto abaixo morreu uma fração de segundo depois.

Foi um acidente plenamente evitável, parecido com este aqui:
São inúmeros os casos onde uma ultrapassagem pela direita acaba muito mal...

Reportagem: http://radarbo.com.br/NOTICIAS/LER/11617#.Va20tqRViko
Reportagem: http://www.topmidianews.com.br/cidades/noticia/mulher-gravida-e-acidentada-na-av-afonso-pena

Nem vou comentar o absurdo de transportar uma mulher grávida em uma moto... em qualquer queda, ela cai de barriga no chão, o trauma com risco de vida para a criança é quase certo.

Ultrapassar pela direita, seja carro, caminhão ou ônibus, certamente é uma das maiores burradas que um motociclista pode cometer.

Além de ser proibido, o motorista não espera que alguém vá cometer essa infração.

O mesmo vale para motocicletas: não ultrapasse outra moto pela direita — motociclistas formados motoristas não esperam que alguém faça isso.

E mantenha uma distância de segurança da outra moto — duas motos cabem na mesma faixa, mas se uma delas precisar desviar de um buraco, pedestre ou cachorro, todos irão para o chão. Menos o buraco.

Como eu sei que você leitor do blog é um cara esperto, não cometerá uma barbaridade dessas.

Fico com pena é dos outros, que não leem, não têm acesso a essa informação e não são orientados nas motoescolas.

Pobres brasileirinhos que morrem tão cedo...

Um abraço,

Jeff

4 comentários:

  1. Interessante me deparar com esta postagem, voltando pra casa, quase me envolvi em um acidente agora a pouco, motociclista forçando ultrapassagem enquanto eu ultrapassava um caminhão, eu deixei passagem pra ele ir embora pela minha esquerda e o FDP veio pela direita, quase fomos nos 2 pra baixo do caminhão. Então, durante uma ultrapassagem, na metade do bitrem, e alguém força a passagem, o que fazer?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cássio!
      É uma situação complicada, acho que somente passando por ela eu teria condições de pensar em uma resposta... e espero nunca passar!
      Infelizmente, estamos sempre à mercê da imprudência dos outros...
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Entra na frente dele porra, a não ser que ele esteja numa Z1000, não tem porque voce deixar ele te ultrapassar, ja que voce já está no meio da ultrapassagem.
      Lembrando do posto do nosso amigo jeff sobre porque não fazer gentilezas no transito.

      Excluir
  2. Entrar na frente de um louco pode complicar sua própria vida atoa colega, de que adianta ele não conseguir te ultrapassar e colidir a moto dele na sua serão dois ao chão e muito provavelmente alguém embaixo do bitrem.

    A melhor coisa a se fazer é dar passagem e se manter o máximo distante possível do louco afinal a chance de um pequeno e fatal toque é grande, na situação citada eu me afastaria o máximo possível do bitrem indo para perto do acostamento ou guardrail dando passagem pela direita, pois em caso de colisão, estar afastado do bitrem pode salvar sua vida, quanto a ultrapassagem pela direita paciência, pois a venda de cartas não tem previsão para parar.

    Falei tudo na teoria, não sei se no momento teria essa frieza e essa reação.

    ResponderExcluir