terça-feira, 13 de outubro de 2015

Mimimi do cara que não deu seta

Há meses que o leitor Washington de Souza enviou o link de um vídeo e pediu para eu opinar a respeito.

Como o vídeo está no facebook, não consegui trazer para cá, fiquei procurando mas não encontrei no youtube, então peço desculpas pela demora e peço para ver as imagens neste link
A gente vê o cara da moto acelerando tudo que a moto consegue dar em um retorno, enquanto lá na frente um carro atravessa e a colisão é inevitável.

Na minha opinião, os dois erraram, mas o erro do motorista não dar seta nem se compara com o do motociclista — o motorista não foi imprudente, esperou uma brecha no fluxo da rodovia para poder atravessá-la e fazer o retorno.

Muito mais errado está o motociclista que está em velocidade excessiva para o retorno.


A velocidade de 80 km/h válida para a rodovia não pode ser aplicada em um retorno porque ele não faz parte da pista de rolamento principal, é uma via secundária, simples assim.


Não me lembro se a legislação chega a ser específica quanto a isso, mas a lei do bom senso me diz que 40 km/h em um retorno é uma velocidade mais do que razoável — mais do que isso é pedir para acontecer um acidente.


Naquele retorno, a faixa secundária onde eles estavam é a faixa de aceleração para quem retornou e vai entrar na pista — e também é a faixa de desaceleração para quem vem pela rodovia e vai fazer o retorno.


Então quem retorna acelera tudo que pode e entra na pista principal, e quem vem pela pista principal desacelera tudo que pode e faz o retorno.


O motociclista passou acelerando tudo que podia e, em vez de pegar a pista, tentou fazer o retorno... errou feio na tentativa de fazer bonito para os amigos.


O motociclista pediu e encontrou.


Ficar reclamando que o motorista não deu seta é típico mimimi movido a adrenalina — ele achou melhor dar uma desculpa esfarrapada dessas do que admitir na frente dos amigos que plantou a maior vaca.

Com seta ou sem seta, não haveria tempo de fazer nada, errado estava ele por estar em velocidade excessiva.

Talvez no momento ele não percebesse isso por conta da distorção da percepção causada pelo excesso de adrenalina durante a pilotagem em alta velocidade.

Aliás, sempre que eu escuto algum motociclista ralado reclamando que "o cara não deu seta", tenho a certeza de estar ouvindo alguém que estava acima da velocidade máxima permitida, ou que não respeitou a distância mínima de segurança, ou as duas coisas.


Se estivesse em uma velocidade razoável, teria muito mais possibilidades de escapar do acidente.

Quando a velocidade é muito mais alta do que o trânsito ao seu redor, o cara da moto é capaz de cair só porque o motorista deu seta...


Quando você vai a uma velocidade compatível com o trânsito e a segurança, você consegue evitar a imensa maioria dos acidentes.

Imagem: https://suckerforvampires.wordpress.com/2011/02/21/senta-que-la-vem-a-historia-17/

Sábado do feriadão de 12 de outubro, estávamos Edith e eu ultrapassando a fila de carros quando de repente um deles aproveitou a brecha e entrou na oficina de troca de óleo do outro lado da avenida — foi uma fechada federal.


Se eu estivesse pilotando sem noção do risco, teríamos batido e caído.


Como estávamos em uma velocidade que permitiu tempo de reação, desviei por reflexo e não tive outra coisa a fazer a não ser entrar na oficina junto com o carro.


Fechadas como essa fazem parte de andar de moto, são coisas normais do trânsito, não vale a pena brigar por causa disso.

O motorista até poderia estar dando seta que eu não teria percebido a tempo de evitar a fechada.

Quem anda de moto tem que saber disso. 

Ele não olhou no espelho? Eu estava no ponto cego do espelho dele, ele não ia me ver.

Ele não olhou antes de virar? Ele não esperava que uma moto estaria passando por ali, isso sempre surpreende os motoristas.

Dei risada do quase acidente, o motorista estava mais assustado do que eu devia estar. Falei para ele que isso acontece, jóinha para ambos, cada um tomou seu caminho. Sem estresse.


Abusar da velocidade e eliminar a distância de segurança é a principal causa dos acidentes de moto.

Depois do tombo, mimimi abunda.


E motociclista imprudente que não respeita a legislação de trânsito e do bom senso abunda ainda mais.

Um abraço,


Jeff

7 comentários:

  1. Olha Jeff, o teu texto leva a crer que o culpado pelo acidente é o motociclista. Não acho que seja o único culpado, mas sim o que levaria a pior caso ocorresse um acidente (como realmente levou).

    O video mostra claramente que o motorista do carro vinha pela faixa da direita (e não a de retorno/desaceleração para ele) e de repente trocou para a faixa da esquerda para fazer o retorno, acabou por fechar o motociclista que estava inesperadamente em alta velocidade para um retorno.

    O argumento do motociclista de que o motorista não deu seta realmente é ridículo, mas talvez a indignação dele tenha sido pela mudança brusca de faixa do motorista do carro. Ele tinha motivos para reclamar? Sim! Por isso não acho que ele tenha ficado de "mimimi", mas exagerou em apontar somente o erro do motorista em vez de assumir os seus próprios erros também. O motorista do carro também tinha motivos para reclamar do cara da moto, mas parece que se sentiu acuado pela presença dos outros motociclistas.

    E o fato de o motociclista estar "acima da velocidade máxima permitida, ou não respeitar a distância mínima de segurança, ou as duas coisas" (cito as palavras do Jeff), na minha opinião, não anula o erro da outra parte, no caso o motorista do carro.

    Infelizmente, numa situação dessas, quem leva a pior geralmente é o cara da moto... Por isso este deve tomar mais cuidado, mas não significa que a "culpa maior" seja dele.
    Ambos não tomaram as precauções necessárias para evitar um possível acidente então acho que os dois estavam errados, e não apenas o motociclista.

    Minha opinião, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, C, Junior!
      Obrigado por participar do blog! Comentários como os seus acrescentam e são muito bem vindos.
      Acredito que você não tenha visto, afinal foi apenas uma linha, mas eu disse no texto logo abaixo da segunda figura: "Na minha opinião, os dois erraram", apenas o erro do motociclista foi maior.
      O motorista não teria causado um acidente ao atravessar a pista em um momento em que não havia trânsito; ele apenas não podia prever que de repente apareceria alguém em excesso de velocidade.
      Aliás, em muitos acidentes esse quadro se repete — o motorista faz uma manobra normal, ou que não causaria um acidente em situações normais, como a do vídeo, e é surpreendido por uma motocicleta acima da velocidade de circulação naquela via.
      Essa é com certeza uma das maiores causas de acidentes de moto, e que só depende da conscientização e mudança de atitude dos pilotos para que acidentes desse tipo sejam evitados.
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir
    2. Perdão Jeff, realmente não percebi essa parte do texto.. Simplesmente pulei alguns parágrafos qdo fui pesquisar o vídeo. Falha minha...

      Acho que os motoristas (assim como os motociclistas) também devem prever as ações dos outros envolvidos no trânsito (inclusive de motos e outros motoristas acima da velocidade normal para determinado trecho). É a tal da direção defensiva que se aplica a todos, mas que geralmente quem sente na pele qdo ela falha é o motociclista (sem trocadilhos heheh).

      Táca-lhe pau que o blog tá cada dia melhor.

      Abraço.

      Excluir
    3. Esquenta não, essas coisas acontecem com todo mundo.
      Outro dia eu joguei fora uma postagem inteira que tinha ficado muito legal na hora em que percebi que eu tinha interpretado errado uma informação de um site... percebi na última hora. Faz parte da vida corrida a que somos obrigados.
      E obrigado pelo apoio!
      Um abraço,
      Jeff

      Excluir