domingo, 25 de outubro de 2015

O que eu faço se minha moto pegar fogo?

O que você faz se a sua moto pegar fogo?
Imagem e reportagem: http://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-motovelocidade/noticia/2015/10/moto-vira-bola-de-fogo-apos-queda-de-piloto-em-treino-na-malasia-fotos.html

Se a moto pegou fogo, se mande, porque já era... 

Melhor perder a moto do que a vida, grandes queimaduras matam.


Ninguém consegue se queimar "só um pouquinho" — toda queimadura que atinja metade de um braço ou perna já coloca sua vida em risco por falência dos rins.

Uma moto pegar fogo é uma coisa rara, mas de vez em quando acontece — principalmente se você deixar que ela fique vazando gasolina.

Mas pode acontecer, como neste acidente filmado em um dia comum de trânsito normal aqui em Floripa:

Ops, me enganei... era um domingo.

Em caso de incêndio, você pula fora pra longe da moto, mas se as suas roupas estiverem pegando fogo, você não poderá sair correndo.

Quando a roupa pega fogo, dar no pé é a primeira coisa que vem na cabeça. Além da fumaça.

Mas correr com a roupa pegando fogo é o pior erro que você pode cometer.

Correr com a roupa pegando fogo é a mesma coisa que abanar a churrasqueira, você joga mais ar (= mais oxigênio) na fogueira.

Aliás, você tem mais chance de ver suas roupas pegando fogo em um churrasco com a família do que andando de moto, por isso sempre é bom saber como agir numa emergência dessas.

A coisa certa a fazer é manter a cabeça fria (sem trocadilho), não inalar o fogo e a fumaça, proteger os olhos, ficar longe da gasolina vazando do tanque da moto (ou da churrasqueira), se jogar no chão e ficar rolando até apagar o fogo (enquanto ninguém te joga um balde de água, guaraná, coca-cola, cerveja — só não pode jogar cachaça).

Se outra pessoa estiver com as roupas em chamas e sair correndo, não hesite!

Derrube-a com uma rasteira com cuidado para que ela não bata a cabeça ao cair, e faça com que ela role no chão enquanto tenta abafar o fogo com um pano, blusa, cobertor, qualquer coisa que abafe o fogo — só não use tecidos sintéticos para isso.

Não use seu próprio corpo para abafar o fogo das roupas da outra pessoa se as suas roupas forem de nylon ou poliéster, que pegam fogo e derretem com facilidade — se você estiver usando calças jeans, elas oferecerão alguma proteção por pouco tempo, a menos que a vítima esteja encharcada de gasolina. 


Arranque as roupas queimadas antes que elas grudem nas queimaduras, e impeça o contato da pele ferida com sujeira — não passe nem coloque nada sobre queimaduras graves (nunca use álcool, pomada, pasta de dente, gaze, lençol — nada além de água limpa ou soro fisiológico, se estiver à mão).

Apenas lave com muita água, de preferência mineral, senão quando chegar no hospital os médicos terão de raspar as ataduras, pomada, seja o que for a fim de remover, e vai doer muito muito mais. Muito mais mesmo.

E como bem lembrou o leitor José Carlos Aires (obrigado!):


Um detalhe importante em qualquer queimadura recente, é que o local atingido deve ser resfriado (se possível) com água, gelo, o que for, para evitar agravamento, pois a área atingida aumenta, mesmo após a eliminação da causa — o calor que fica na pele continua cozinhando os tecidos sadios e se estende até o resfriamento total.


Se você tiver certeza absoluta de que o único problema da vítima é a queimadura, ela não tem nenhuma fratura ou lesão interna, leve-a imediatamente ao hospital — se o problema for apenas de queimadura, não há sentido em chamar e aguardar o resgate dos bombeiros.

O transporte não irá agravar os ferimentos se eles não ficarem em contato com o banco do carro, mas a demora no atendimento sim.

Duvida que apenas rolar no chão funcione para apagar o fogo?


Essa molecada desmiolada corajosa já testou isso por você:

MAS ATENÇÃO: 

Não tente fazer a mesma coisa que esses garotos fizeram — isso pode dar muito errado.


O vídeo serviu para mostrar que a técnica funciona, mas o garoto poderia ter morrido nessa brincadeira.

Ele se queimou, mesmo usando roupas protetoras por baixo das calças. 

Queimaduras em uma grande área do corpo são mortais — a pele precisa eliminar o suor, e deixa de fazer isso quando queimada. 

Além disso, todas as terminações nervosas não param de doer terrivelmente o tempo todo, sem descanso — é insuportável.

Se a pele for queimada mesmo que superficialmente por uma grande área, os rins trabalharão com sobrecarga, deixarão de funcionar e a vítima morrerá em poucas horas ou dias, dependendo da extensão e gravidade dos ferimentos.


Com dores indescritíveis.

Agora que você aprendeu a técnica, assista este vídeo dos bombeiros de Trinidad e Tobago com dicas de como evitar incêndios, como se proteger em um incêndio, e uma dancinha para você nunca mais esquecer a técnica de parar, cair e rolar (stop, drop, roll).

É do Caribe!

Então... você está curioso e quer saber tudo sobre incêndios

Não brinque com fogo, não brinque com fogo, não brinque com fogo, você se queimará com fogo!

Em um incêndio não se esconda, todo mundo caia fora, na fumaça apenas caia e rasteje

Não volte para dentro porque você pode perder a vida, todo mundo foi contado?

PARE, CAIA, E ROLE se o fogo queimar sua roupa

Não brinque com fósforos, não brinque com velas, não brinque com isqueiros, você vai se queimar...

Não brinque com fogo, não brinque com fogo, não brinque com fogo, você se queimará com fogo!

Em todo o País tem um corpo de bombeiros, você só precisa chamar

Estamos aqui para ajudar! Sua vida e propriedade também, te levantar quando você cair

PARE, CAIA, E ROLE se o fogo queimar sua roupa, mantenha o fogo sob controle e ligue 193 

Não brinque com fósforos, não brinque com velas, não brinque com isqueiros, você vai se queimar...

Não brinque com aquecedores, não brinque com tomadas, não brinque com fogo, você vai se queimar!
*****
De brinde, você também nunca mais vai esquecer a musiquinha, ela vai grudar na sua cabeça e você só irá esquecer quando ficar velhinho / velhinha. E então seus netinhos irão cantar para você.

Nem precisa me agradecer por isso (hehehe)

Um abraço,

Jeff

2 comentários:

  1. Se é loko, falando nisso vou substituir a mangueira que sai do tanque da minha moto pro carburador por uma das galaxias hoje mesmo. hushushuahua

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria. Mais uma vez, parabéns!
    Um detalhe importante em qualquer queimadura recente, é que o local atingido deve ser resfriado (se possível) com água, gelo, o que for, para evitar agravamento, pois a área atingida, aumenta, mesmo após a eliminação da causa. O calor que fica na pele, continua cozinhado os tecidos sadios e se estende até o resfriamento total. Abração.

    ResponderExcluir