sábado, 24 de outubro de 2015

O vazamento do retentor da honda Lead e outras motos

Transcrevo comentário feito pelo leitor Ygor Pessoa na postagem honda desiste da CB 300 e cria uma moto Frankenstein — essa nova moto vai fracassar como as Bros e Titans 160:

Jeff, bom dia

Você deve saber que também sou proprietário de uma honda Lead, e tem uma coisa que ninguém fala, que é o problema crônico de estouro do retentor do motor levando a moto a ficar vazando óleo.

Já tive dois [retentores] estourados, o primeiro com menos de 200 km (coberto pela garantia) e o segundo já com mais de 20 mil km, o que acontece é que fica vazando óleo que escorre por baixo do CVT (ninguém vê) pois só vaza com ela em movimento e na garagem só fica o pouco que sobra, ou seja, muito pouco para se desconfiar.

A minha já está com 37 mil km ainda com retentor estourado, só que fico de olho e vou repondo (200 ml a cada mil km), já está chegando ao ponto de que gastar 160,00 e mandar arrumar ao invés de repor óleo sairá mais vantajoso.

Se tiver duvida, dê uma olhada no fórum Leadclube e verá a inúmera quantidade de proprietários com o mesmo problema.


No caso do colega [da postagem da UFSC], se estava com retentor estourado e não viu (troca a cada 4000 km do semissintético = 800 ml a menos), cabem apenas 750 ml de óleo no cárter.


Olá, Ygor


Obrigado por informar, desse problema específico da Lead eu ainda não tinha havia ouvido falar.


Muito importante esse seu depoimento, servirá para informar proprietários que cheguem até este blog.


Esse tipo de vazamento invisível também ocorre em motos sem CVT, falei sobre isso nesta postagem aqui


Nas motos tradicionais, o óleo que vaza do motor acaba confundido com aquele usado na lubrificação da corrente, e é por isso que é fundamental verificar o nível de óleo com frequência.

É triste ver uma empresa como a honda tendo problemas de fabricação patéticos como esse.


Esse retentor de óleo começar a vazar em motos muito rodadas é algo normal, as peças se desgastam e precisam ser trocadas com o tempo.

Mas um retentor apresentar problema logo aos 200 km é indício de erro de montagem ou falta de controle de qualidade adequado.

Um abraço,


Jeff

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