sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O que você faria?

Duas situações onde o piloto pergunta o que você faria, que decisão você tomaria ao se deparar com o trânsito parado na sua frente?

Aguardaria, ou aproveitaria a agilidade da moto para passar pelo espaço livre?

Assista o vídeo e aprenda mais essas armadilhas do trânsito.

Na primeira situação, passar muito próximo a carros estacionados sempre traz o risco de alguém abrir a porta.

Muita gente boa, inocente e sem malícia já caiu por causa disso:


Na segunda situação, a atitude impulsiva do motorista jogando o carro contra a sarjeta é um indicativo de que ele poderá aprontar uma dessas.

Percebeu que o motociclista se livrou de acidentes porque estava em uma velocidade compatível com a via? 


Essa pilotagem é bem diferente daquilo que a gente costuma ver aqui no Brasil, com os motoqueiros correndo para tirar o pai da forca.

Há pequenos detalhes que somente olhos treinados no trânsito são capazes de perceber — a
 maneira geral como um motorista dirige pode indicar que ele é um cara capaz de atitudes impulsivas e inconsequentes.

Com a experiência, e sabendo interpretar, você passa a perceber a atitude dos motoristas se preparando para esterçar e se protege antes de correr risco.

Com a vivência, você passa a interpretar que uma diminuição de velocidade denuncia a intenção de uma parada ou manobra; um motorista hesitante em baixa velocidade indica alguém procurando um endereço ou uma vaga para estacionar e, portanto, um cara capaz de estancar o carro na sua frente.


Do mesmo modo, carros estacionados que se preparam para sair da vaga podem ser detectados pelo início do esterçamento das rodas.


O melhor indicativo que um carro possa sair de uma vaga é ver a cabeça do motorista olhando o retrovisor (e não vendo a moto).

Mas não pense que um carro aparentemente vazio não possa sair rodando — motoristas baixinhos desaparecem atrás do encosto de cabeça...


O melhor mesmo é não passar perto de carros parados.

Acrescento parte do comentário feito pelo leitor José Carlos Aires:


Apenas complementando o assunto, aqui no Brasil quem provoca acidente abrindo a porta do veículo é responsabilizado legalmente pelos danos causados ao terceiro, pois é obrigação do dono do veículo verificar se é possível abrir a porta com segurança. Eu trabalho com seguro e já vivenciei essa responsabilização em uma indenização. 


Fica registrada a informação, obrigado!


Um abraço,

Jeff

3 comentários:

  1. Boa noite Jeff. Um vizinho amigo, sofreu acidente desta forma, com a namorada na garupa (que nada sofreu, pois ela caiu por cima dele), várias fraturas no braço e também na mão. Segundo ele, estava a menos de 40km/h quando o motorista de um veículo estacionado rente a calçada, abre a porta repentinamente e aí já viu. Algumas operações, muita fisioterapia e seis meses depois, volta a trabalhar ainda com dores e algumas sequelas na mão.
    Em algumas cenas do vídeo, me pareceu que a abertura da porta dos carros, foi intencional pra ferrar com o ciclista e também com o motociclista.
    Mais uma otima matéria.
    Abraços

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    1. Obrigado, José Carlos!
      São acidentes que parecem sem gravidade, mas colocam as mãos em grande risco, e a recuperação é complicada.
      E sim, muitos desses "acidentes" foram intencionais. Aqui no Brasil se toleram as motos no corredor, mas lá fora o pessoal é bem nazista quanto a isso. Já vi um vídeo em que o cara da moto ficou puto porque um carro o ultrapassou pela outra faixa enquanto a moto se preparava para entrar à esquerda, o que considero algo normal. Mas o cara indignado perseguiu o motorista e o obrigou a pedir desculpas. Coisa absurda para nós, mas que eles acham razoável por lá porque lei é lei e tem que ser cumprida. Apesar dos pesares, ainda prefiro o Brasil e suas mazelas do que viver em um país com psicopatas sociais que acham justificável lesionar alguém por conta do que consideram uma infração de trânsito.
      Um abraço,
      Jeff

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  2. Jeff. Apenas complementando o assunto, aqui no Brasil quem provoca acidente abrindo a porta do veículo, é responsabilizado legalmente pelos danos causados ao terceiro, pois é obrigação do dono do veículo, verificar se é possível abrir a porta com segurança. Eu trabalho com seguro e já vivenciei essa responsabilização em uma indenização. Abraços.

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